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Marcas se engajam no Outubro Rosa e promovem ações

Mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama recebe o apoio de dezenas de empresas. Há mudanças de embalagem, doação de passagem aérea e material informativo

Por | 03/10/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Diversas marcas embarcam no Outubro Rosa com ações para conscientizar sobre a importância de cuidados preventivos. Entre as iniciativas está lançamento de coleções inspiradas na campanha, mudança de embalagens, distribuição de cartilhas informativas e até doação de passagens aéreas para levar pacientes para se tratar. O câncer de mama é um dos que mais acometem mulheres no Brasil e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, quase 60 mil novos casos da doença devem ser descobertos até o fim deste ano.

A Bauducco incluiu a linha Cereale na campanha. As embalagens ganharam o logo da campanha Pense Rosa, em parceria com a ONG Orientavida. Os produtos com a nova roupagem serão distribuídos em pontos estratégicos do país, como rodovias, shoppings, metrôs, com o objetivo de impactar dois milhões de mulheres. 

Outra marca que também investiu em rótulo diferenciado é a Dermafeme. A marca de higiene íntima feminina do Grupo Cimed produziu 100 mil unidades comemorativas com embalagens cor-de-rosa e com o laço da campanha. A edição especial será comercializada neste mês e o percentual das vendas será revertido para pesquisas, diagnósticos, ensino e tratamento do câncer.

Todo o material de comunicação da campanha traz informações relevantes sobre o câncer de mama. O folheto, por exemplo, começa com uma importante sugestão: "Declare seu amor por você mesma". E alerta as mulheres sobre a importância de manter uma dieta saudável, praticar exercícios e fazer mamografia uma vez ao ano. Além dos folders, a ativação no ponto de venda inclui chaveiros, bexigas, bottons e faixas de gôndola. A iniciativa também será levada para o Stock Car. Na corrida de 16 de outubro, em Curitiba, a marca personalizará um carro da equipe Cimed Racing, deixando-o cor-de-rosa. 

Para as colaboradoras, haverá ações de endomarketing com palestras educativas, dicas de saúde e a exposição "Câncer - conhecer para prevenir", com 18 painéis retráteis que abordam o tema de forma lúdica e informativa. Com esta ação, todas as profissionais do Grupo Cimed no parque fabril, escritórios e nos 24 centros de distribuição do Brasil serão alcançadas.

A Dermacyd pro•bio também ganhou uma versão especial, toda cor-de-rosa, para abraçar a causa. A nova embalagem é uma edição especial do sabonete íntimo fragrância femina floral e o lançamento dá início à campanha `Saúde Íntima para Todas´. Nela, parte da renda adquirida com a venda desse produto sazonal será revertida para oferecer cuidados e conscientização sobre a importância da saúde feminina.

Entre os meses de outubro e novembro, a ação levará um caminhão adaptado a comunidades de São Paulo, para oferecer atendimento médico e orientação com ginecologistas de forma gratuita. Na consulta, as mulheres poderão tirar dúvidas a respeito de quaisquer questões que envolvam a saúde íntima feminina. Caso o ginecologista detecte algum tipo de problema que mereça uma investigação ou acompanhamento médico mais amplo, ele encaminhará a mulher à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Walmart ativa a #SeCuideTodoDia
O Walmart Brasil promove campanhas em lojas e mídias sociais com foco na prevenção do câncer de mama. Mais de 150 lojas do TodoDia, bandeira de varejo de vizinhança, e as farmácias Walmart estarão engajadas na campanha. Além de atingir diretamente cerca de 200 municípios brasileiros, a empresa também usará as redes sociais do Walmart, Bompreço, Big e Nacional, e seus canais institucionais para promover interação com clientes e funcionários, com o objetivo de engajar esses públicos no movimento.

Nesta segunda, três de outubro, a rede lança a hashtag #SeCuideTodoDia, que levará dicas para a fanpage do TodoDia. As mensagens e orientações sobre como fazer o autoexame serão transmitidas pela Dora, personagem que representa a cliente TodoDia. As mais de 200 farmácias do Walmart Brasil (das bandeiras Walmart, Bompreço, Big, Nacional, Maxxi Atacado e TodoDia) também participam da campanha. As farmacêuticas oferecerão às clientes orientações sobre como fazer o autoexame, além de esclarecer a importância de estar com os exames médicos em dia.

O site institucional do Walmart Brasil vai explorar o mote "Cuide-se bem, viva melhor" em uma página especial sobre Outubro Rosa, que trará um infográfico explicando como as mulheres devem fazer o autoexame. A empresa também levará as ações para o seu público interno, promovendo ações de prevenção de câncer de mama direcionadas aos funcionários. Os diversos departamentos da empresa serão desafiados a entrarem no clima, promovendo ambientes e equipes vestidos de rosa em apoio à causa.

Under Armour destaca a importância da atividade física
A Under Amour está entrando na campanha reforçando a importância da prática de atividade física para ter uma vida mais saudável com a campanha #TreinoRosa. A marca de artigos esportivos promoverá três talk shows abertos ao público em sua loja conceito no Shopping Morumbi, em São Paulo, para debater o papel do esporte na diminuição dos fatores de risco e no tratamento da doença.

Entre as convidadas, estão as jornalistas Valeria Baraccat e Stella Segal, além da empresária Eliane Verderio, criadora da Corrida Vênus. Os eventos acontecem nos dias 8, 19 e 26 de outubro. O objetivo da marca é chamar a atenção para as questões que envolvem o câncer de mama por meio do esporte, como seus fatores de risco e tratamento.

Paralelamente, a empresa lança uma edição limitada da coleção Power in Pink, que faz referência à causa e pode ser encontrada exclusivamente na Brand House do Shopping Morumbi. Parte da venda dos produtos será doada à Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que é parceira da Under Armour Brasil desde a chegada da marca ao país em 2014.

Gol doará passagens para tratamento
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em parceria com a Associação Américas Amigas, preparou algumas ações especiais em apoio ao Outubro Rosa, para conscientização da prevenção ao câncer de mama. Além da divulgação de informações sobre a importância do autoexame, a companhia irá doar passagens aéreas à mulheres que precisam iniciar os tratamentos. 

Nas poltronas de todas as aeronaves haverá um encarte ilustrado com instruções para realização do autoexame, no mesmo formato do cartão de segurança. O objetivo é que os passageiros a bordo sejam impactados com essa informação e se conscientizem da importância de se fazer o exame de forma preventiva.

Com a intenção de engajar os clientes nesta iniciativa, a Gol irá realizar a campanha #VoeRosaGOL para ajudar mulheres a combater a doença. A cada 100 fotos postadas nas redes sociais com algum item rosa e a hashtag da campanha, a GOL irá doar um par de passagens para permitir que mulheres diagnosticadas com câncer de mama viajem em busca de tratamento em outras regiões do país.

Nos voos domésticos e internacionais da companhia também terá, neste período, uma mensagem da tripulação, enfatizando a importância da conscientização e divulgando a campanha #VoeRosaGOL.

Shoppings também entram na campanha
O shoppings também prepararam ações especiais para engajar as mulheres. O Américas Shopping realizará diversas ações em prol da campanha Outubro Rosa. A fachada do empreendimento ganhou iluminação especial logo no primeiro dia do mês. Em setembro, o mall apoiou uma blitz realizada pela Fundação Laço Rosa, que entregou aos lojistas folhetos e pins com informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O Center Shopping Rio promoverá uma ação solidária de cinco a 31 de outubro, para arrecadar lenços para o Banco de Lenço Flávia Flores, idealizadora do Instituto Quimioterapia e Beleza. Os clientes interessados em colaborar deverão depositar os lenços em um espaço localizado na entrada principal do shopping. 

O West Shopping promoverá ações de conscientização junto aos clientes e colaboradores e iluminará sua fachada na cor rosa. Em parceria com a Coordenadoria de Saúde - CAP 5.2, de Campo Grande, profissionais da saúde percorrerão o mall distribuindo material informativo ao público sobre a prevenção do câncer de mama. Os clientes que desejarem mais informações, serão direcionados a um ponto de atendimento, localizado no primeiro piso, onde um enfermeiro estará presente para orientar sobre a doença e a maneira correta para se fazer o agendamento da mamografia junto às Clínicas da Família. As ações acontecerão das 14h às 17h. Ainda no mesmo mês, em parceria com a instituição, será ministrada uma palestra gratuita sobre prevenção da doença às funcionárias do empreendimento.

O Shopping Grande Rio também iluminou a fachada de rosa para chamar a atenção da população ao cuidado com a saúde. Os funcionários do atendimento estarão com uniforme personalizado para homenagear a iniciativa. Também aderindo à causa, o Centro de Diagnósticos por Imagem, D-Imagem, oferecerá desconto de 30% nos exames de prevenção na unidade do Shopping Grande Rio, além de iluminar seu espaço, abraçando a causa da conscientização. O salão de beleza Walter´s Coiffeur também está engajado à causa. Todas as terças-feiras, quem cortar acima de 20 cm dos cabelos não paga o corte. Os fios serão doados para a Fundação Laço Rosa.





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