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Ações Olímpicas: marcas focam na Rio 2016

Live Marketing, PDV, promoções, coleções exclusivas, exposições e cardápios especiais são algumas das estratégias preparadas por empresas de diversos segmentos

Por | 12/08/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Desde que o Rio de Janeiro foi anunciado como sede das Olimpíadas de 2016, diversas marcas começaram a pensar nas ativações que fariam para o maior evento esportivo do mundo. Agora, com o evento em andamento, elas mostram as diversas estratégias que desenvolveram para atrair e engajar os consumidores. Mesmo as que não são patrocinadoras oficias dedicaram boa parte de seus orçamentos a criar algo focado na ocasião.

Live Marketing, PDV, promoções, coleções exclusivas, exposições e cardápios especiais são algumas das ações preparadas por cada uma delas. O importante é estar onde os consumidores estão e falar sobre o assunto mais comentado do momento. Veja abaixo algumas das ações focadas na Rio 2016.

Patrocinadoras
Como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o McDonald´s não está desperdiçando as oportunidades de explorar o evento também nas redes sociais. As ativações circulam por diversas plataformas digitais da empresa, como Facebook, Snapchat, Instagram e Twitter e foram criadas em parceria com a DM9DDB, sob o conceito macro #SabordaVitória. No Snapchat, a marca vem realizando a cobertura do que acontece na torcida dos jogos. Danielle Diz e Fernando Escarião são os âncoras. Outros influenciadores são convidados, como Becca Pires, Federico Devito, Lucas Rangel, Rezende, Taciele Alcolea, Maju Trindade, Ludmila OG, Karen Jonz e Igor Saringer. A cobertura conta com ângulos exclusivos das torcidas e de tudo o que acontecer ao redor de todos os jogos.

Já no Twitter da marca, acontece a "Promoção Palpite da Vitória". Durante algumas competições, o McDonald´s lança uma enquete sobre qual país sairá vencedor. Aqueles que acertarem receberão uma resposta automática do perfil da marca com um voucher da oferta "2X1 - compre um produto e ganhe outro de graça".  "Big Métricas Olímpicas" é a ativação especial para o Facebook da marca. Pensando que atingir um recorde é umas das maiores conquistas para os atletas em sua carreira, o McDonald´s irá fazer comparativos dos recordes dos Jogos Rio 2016 com posts divertidos, usando o seu sanduíche mais famoso como unidade de medida: o Big Mac.

Já a Samsung distribuiu 12.500 Galaxy S7 edge Edição Limitada Jogos Olímpicos para atletas que estão competindo nas olimpíadas horas antes da cerimônia de abertura. Os smartphones comemorativos são destinados a ajudar os atletas a melhorarem as suas experiências no Rio e se comunicarem com amigos e familiares em todo o mundo, da melhor forma. Desta forma, a companhia garantiu que apenas os aparelhos da marca aparecessem nas mãos dos competidores enquanto eles eram filmados. A cantora Anitta também ganhou uma unidade, após sua apresentação no palco do Maracanã, no dia cinco de agosto. A cantora representou o Brasil e o empoderamento feminino, tema que faz parte da campanha #DesafieBarreiras da empresa de tecnologia. A iniciativa, desenvolvida pela agência Isobar, parabeniza a artista em um vídeo, de cunho emocional, que ressalta as dificuldades desafiadas e vencidas pela cantora, contando sua trajetória de vida, desde a infância até seu atual momento de sucesso.

Ver os Jogos Olímpicos Rio 2016 pelos olhos das mães é a proposta da Sunset e da P&G nos primeiros Jogos Olímpicos sediados no Brasil. A ação é continuação da campanha global que, desde 2010, celebra o papel das mães na vida de atletas e, que neste ano, contou com um vídeo e aplicativo lançados no Dia das Mães com a assinatura "A força dela te faz mais forte" já pensando nos Jogos. A #ObrigadoMae é a principal da marca durante os Jogos. Para aumentar a relevância nas redes sociais durante o período dos jogos, uma estrutura de War Room foi montada no Rio de Janeiro, em que diversos profissionais da agência ativam em tempo real todos os conteúdos e captam oportunidades, com a presença constante de lideranças da P&G.

São dias e noites de trabalho constante para transmitir ao consumidor e espectadores do evento muita emoção. O propósito da agência, que vai nortear todas as comunicações da P&G durante o mês, é emocionar as pessoas fazendo-as reconhecer o poder da força de mãe e inspirá-las a multiplicar essa força. A agência planeja criar e produzir mais de 100 conteúdos inéditos que estão sendo publicados no Facebook, no Twitter e no YouTube da marca durante as competições.

Os atletas olímpicos apoiados pela P&G - Jaqueline Carvalho (Vôlei Feminino), Ágatha Bednarczuk (Vôlei de Praia), Thiago Pereira (Natação), Arthur Zanetti (Ginástica) e suas respectivas mães - Joseane, Zeca, Rose e Roseane são os protagonistas de toda ação que dá ênfase à força de mãe e está dividida em três momentos: a força que prepara, a força que motiva e a força que celebra ou consola. Além disso, a marca quer construir uma relação entre P&G e suas marcas, por isso terá ativações de brand linkage com Pantene, Gillette, Oral-B, Ariel e Downy durante o período.

Para a Gillette foi lançada a plataforma "Momento Preciso". Desenvolvida pela agência Grey, em parceria com a Snack, a ação de conteúdo contará com  uma série de vinhetas, protagonizadas pelos youtubers Mr. Poladoful, Nakada e Bom Dia Leo,  para explicar de forma simples, objetiva e bem-humorada, as complexas regras dos esportes com  maior chance de medalha para o Brasil. A iniciativa também contará com entradas ao vivo, no canal da marca, às 22h, para destacar a precisão dos atletas e os principais acontecimentos do dia.

Durante os jogos serão veiculados 13 vídeos onde cada YouTuber explica, com uma linguagem divertida e característica desse ecossistema digital, as regras de esportes como, natação, vela, ginástica, handebol, vôlei de praia, vôlei, judô, tiro, badminton, boxe, tênis de mesa, canoagem e futebol. Para completar a estratégia, nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de agosto, quando a competição entre os atletas de todo o mundo estiver ainda mais quente, os três influenciadores entrarão juntos ao vivo no canal da marca comentando todos os "Momentos Precisos" do dia: as medalhas disputadas, os recordes batidos e os detalhes que estão por trás do esforço monumental dos atletas para competir e atingir o pódio. 

Enquanto isso, interatividade, experiências sensoriais, viagem no tempo com a história olímpica e diversão para crianças e adultos serão alguns dos atrativos da Casa BRA, espaço que o Bradesco abriu para o público dentro do Parque olímpico da Barra e que contará com a exclusiva Casa dos Mascotes Tom e Vinícius. O local tem 800 metros quadrados e funcionará das 11h às 22h, até o término dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e também durante o período Paralímpico. Do lado externo, haverá uma arquibancada, localizada em posição privilegiada dentro do parque, de onde o público poderá curtir de perto as apresentações promovidas no live site da Rio e competições exibidas nos telões, além de performances exclusivas dos mascotes Tom e Vinícius.

No começo da visita os visitantes receberão uma pulseira, vinculada ao e-mail pessoal. Todas as fotos que forem tiradas dentro do espaço pelos fotógrafos que estarão em dois ambientes da Casa dos Mascotes, além de um vídeo registrado no espaço de realidade aumentada, serão enviadas para este endereço. Também fazem parte do local o Espaço do Revezamento da Tocha Olímpica, tem fotos e um painel com vídeos e sons do percurso do ícone dos jogos.

A Parada Coca-Cola, espaço que receberá a performance de diversos cantores nacionais e artistas de rua na zona portuária além de diversas atividades e experiências da marca, contará com uma ação inédita em parceria com a Rede Cinemark. Até o dia 21 de agosto, estará estacionado por lá o Popcorn Truck, que leva para fora dos cinemas a tradicional pipoca da Rede. No veículo adaptado estarão à venda baldes de pipoca com ou sem manteiga e nos sabores Lemon Pepper, bacon e queijo. O público também vai encontrar refrigerantes, água, chocolates M&M´s e balas Fini. Além disso, a Rede promoverá atividades de ativação, distribuindo convites dois em um - na compra de um ingresso ganhe outro - em vários momentos dos dias de atividades da Parada.

Bebidas
A Skol, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, preparou 19 dias de festa espalhadas do Leme ao Pontal, com experiências que vão do online ao off-line. A primeira ativação é para a abertura da Vila Skol. O espaço para três mil pessoas montado no Museu de Arte Moderna do Rio abriu suas portas com atrações musicais de peso, camping para os ganhadores da promoção da marca, transmissão dos jogos e diversão mais que garantida. No dia 13, a Vila será comandada pela festa "Só Track Boa". Além de shows como atração, os food trucks Annunciata, Urbano, Urbanitos, Joe´s Pub, Tap&oca e Mosteirinho serão os responsáveis pela alimentação da Vila, com opções que vão de massas, hambúrgueres, tapioca até churros.

Outro local é o Skol Live House, com área de 300 metros quadrados dentro do parque olímpico e assinado pelo arquiteto Guto Requena. O ambiente foi idealizado para proporcionar uma experiência única de interatividade: serão 400 espelhos giratórios que se pulsarão de acordo com a emoção da festa que estará acontecendo dentro do local. Essa interatividade se dá via sensores que acompanham o movimento da pista em seus painéis para fazer a diversão ser sentida na pele.

No Maracanã, a marca organiza um espaço para convidados com programação especial e surpresas preparadas para os dias de jogos no local. Já no centro da cidade, ao lado da pira olímpica, a empresa montou a FanZone Skol, com área de mil metros quadrados e um bar conceito que transmitirá os jogos e contará com shows e dj´s. O Beer Garden terá ativações até o dia 22, de quinta a domingo. Quem quiser se deslumbrar com a vista mais bonita do Rio de Janeiro e Niterói, poderá curtir o Balão Panorâmico Skol. Com uma subida de 150 metros de altura com capacidade de até vinte e cinco pessoas por vez e duração de aproximadamente 15 minutos (sujeito a alterações mediante condições climáticas), o passeio proporcionará visão panorâmica da cidade aos que ousarem a participar. Além disso, em toda a cidade e pelas arenas a marca estará com ativações em diversos quiosques.

Nas redes sociais, a Skol lançou uma série de vídeos que sugerem uma forma divertida de torcer por 15 modalidades esportivas dos Jogos Rio 2016. Com a ajuda da coreógrafa Clarice Lima, o "How to Torcer" traz coreografias que misturam dança com movimentos característicos de cada esporte.

Durante as Olimpíadas, as lojas Duty Free do Rio de Janeiro farão degustação de cachaças Santo Grau. A ação promocional visa dar as "boas vindas" ao público que passar pelos aeroportos do Rio, em especial os estrangeiros, com um dos sabores tradicionais do Brasil: a cachaça. A ideia é apresentar alguns dos rótulos mais vendidos da marca, como Coronel Xavier Chaves e Paraty, ao público que passar pelos aeroportos antes mesmo de ele chegar à praia.

Espaços interativos
O RIOgaleão oferece aos seus visitantes e passageiros um local para registrar a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Turistas e cariocas que chegam ao Rio de Janeiro, pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, ou ainda qualquer pessoa que queira ir ao terminal poderão posar para fotos junto aos Aros Olímpicos, símbolo que representa o maior evento esportivo do mundo. Além disso, haverá uma feira de gastronomia com food trucks para todos os interessados.

A Lego instalou no Posto 10, na Praia de Ipanema, um pavilhão de 75 metros quadrados, anexo a Casa da Dinamarca. Com entrada gratuita, a "Casa Lego" estará aberta ao público até o dia 21, data de encerramento dos jogos. Nela, quatro estações serão montadas para as crianças explorarem a magia de brincar com as peças de montar: "Inspirar para criar", "Juntos fazemos mais", "Para guardar a diversão na memória" e "A natureza criativa". O tempo de permanência dos visitantes na casa será de vinte minutos, mediante pré-cadastramento no local.

Digital
Com o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil, engajar a população para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, principalmente, incentivar jovens e crianças à prática esportiva, o Ministério do Esporte e a Mauricio de Sousa Produções Ltda. firmaram uma parceria para as redes sociais.  Durante o período dos jogos, o Ministério do Esporte, por meio das redes sociais do portal Brasil 2016, utilizará imagens dos personagens da Turma da Mônica em suas publicações, abordando duas hashtags principais: #TorcerPeloBrasil, de incentivo à população brasileira a apoiar os atletas que estarão em competição; e #DonasDaRua, projeto criado para encorajar as meninas a serem quem são! A parceria firmada não envolve gasto de recursos públicos e visa, exclusivamente, o incentivo à torcida brasileira pelos atletas nacionais e a prática esportiva.

Com o espírito de aproximar as pessoas por meio de paixões, a nova rede social Hello, criada por Orkut Buyukkokten (fundador do Orkut), chegou ao Brasil recentemente com uma exclusividade para a versão em português do aplicativo: a persona "fã de Olimpíadas", uma comunidade para compartilhar experiências relacionadas aos Jogos Olímpicos, bem como algumas das modalidades mais populares no país, como o voleibol. Os usuários postam jots com imagens do Evento de Abertura e nas instalações do Parque Olímpico, reunidos com amigos ou até torcendo pela televisão, além de fotos de atletas e modalidades. Os jots com textos são ideais para iniciar uma conversa com outros usuários, sobre opiniões, resultados, performances e atletas favoritos. Ao interagir, é possível fazer novas amizades e até mesmo encontrar outros torcedores para assistir aos jogos juntos.

O Instagram está presente no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, por meio de uma instalação que permite aos visitantes se sentiram atletas por um dia. Brasileiros e turistas que passarem pelo local para assistir aos Jogos poderão tirar fotos simulando um salto com vara, devido ao efeito visual proporcionado pelo equipamento criado pela empresa. O investimento é uma forma de expandir o relacionamento dos usuários com a rede social para além do mundo virtual.

As imagens são publicadas na plataforma com a hashtag #atletaporumdia. A iniciativa contou com a parceria da Rio 2016. Veja abaixo algumas imagens que já estão na internet:

#AtletaPorUmDia #Rio2016 #Olímpiadas2016

A photo posted by Klara Duccini (@kladuccini) on

Alimentação
Enquanto o Brasil recebe atletas e turistas de várias nacionalidades, cariocas e paulistanos vão ter a chance de se deliciarem com os sabores do mundo a valores promocionais. Até o final dos jogos, 30 restaurantes de diversas especialidades gastronômicas do Rio de Janeiro e São Paulo oferecem 30% de desconto durante o evento "Jogos dos Sabores", que reúne cozinhas da América (americana, mexicana e brasileira), Ásia (árabe, japonesa, mongol, vietnamita e tailandesa) e Europa (portuguesa, francesa, espanhola, mediterrânea e italiana). O evento, promovido pela plataformas de reserva Restorando, destacar a culinária mundial em um período em que essas cidades recebem um maior fluxo de turistas de diferentes nacionalidades.

Já a Patroni encontrou uma maneira de incluir os jogos olímpicos em seus pratos. A rede de pizzarias colocou as tradicionais "onions rings" em alguns de seus pratos. Os anéis de cebola fazem alusão ao símbolo olímpico que representa os cinco continentes e o espírito de união e interação entre os povos. O inusitado é o beef acebolado, um dos pratos mais tradicionais que passa a ser oferecido com cebolas empanadas, assim como a Pizza Calabresa Paulista, que pela primeira vez será servida com o acompanhamento. A expectativa da empresa é aumentar o ticket médio em 20%, durante este período.

Moda e Beleza
Aproveitando o momento especial que o Rio de Janeiro está vivendo, onde milhares de pessoas do mundo virão à cidade, a Camisa 10 criou para as marcas da L´Oréal Cosmética Ativa (La Roche-Posay, Vichy e Skinceuticals), a campanha "Viva as belezas do Rio sem esquecer a sua".  A iniciativa tem como objetivo oferecer aos turistas diversas informações sobre a Cidade Maravilhosa.

Além de peças de PDV com ilustrações dos principais pontos turísticos da cidade, foram impressos mapas bilíngues com dados sobre bairros como Ipanema, Copacabana, Jardim Botânico e Lapa, entre outros. O mapa descreve as principais atrações de cada região e os hábitos dos cariocas. A campanha tem o apoio das drogarias Venâncio, do aplicativo Menu for Tourist e do Visit.Rio. As ilustrações são do artista plástico Rafael Dória.

A Duloren se inspirou na vida dos atletas para criar uma nova linha de lingerie. As novas campanhas da marca possuem os conceitos "De dia eu luto judô. De noite, vale tudo" e "Qual a sua desculpa para não correr atrás do que você quer?". Eles fazem parte do lançamento da linha com as cores da bandeira brasileira. As fotos do editorial utilizam alguns medalhistas e dispensaram o uso de Photoshop. As atletas Katherine Campos e Thais de Freitas são as modelos da campanha. As imagens podem ser conferidas em mídia impressa, nas redes sociais da marca e em mais de 22 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil.

A Mongeral Aegon trouxe um estudante universitário holandês para atuar na sede da empresa no Brasil. O jovem ficará todo o mês de agosto em aprendizado multicultural, em que também escreverá um blog sobre as experiências do intercâmbio e das competições de remo que irá acompanhar. A holandesa Aegon patrocina a seleção holandesa de remo, que está participando das Olimpíadas do Rio.





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