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Dia dos Pais traz baixas expectativas para comércio

Quatro em cada 10 consumidores não pretendem gastar com a data. Orçamento apertado e desemprego influencia gastos entre aqueles que pretendem presentear

Por | 12/08/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Com a economia ainda em recessão, desemprego em alta e a inflação elevada, o brasileiro começou o segundo semestre reticente na hora de gastar com datas comemorativas. Por causa disso, o varejo não deve ter boas expectativas para o Dia dos Pais deste ano. Quatro em cada 10 consumidores (38,1%) de todo o país não pretendem comprar presentes. Entre os principais motivos financeiros para não gastar estão a falta de dinheiro devido ao orçamento apertado (6,2%, aumentando para 14,4% entre os jovens de 18 a 34 anos) e a falta de emprego (5,0%, 11,2% entre os jovens).

Em relação ao ano passado, 35,4% pretendem gastar o mesmo valor com alguma lembrança, de acordo com a sondagem feita para a data pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Já 29,1% afirmam que pretendem gastar menos este ano - percentual que reduziu quando comparado à pesquisa de intenção de compras de 2015 (43,8%). De acordo com o levantamento, apenas 19,7% dos entrevistados planejam gastar mais com os presentes em 2016 do que no último ano.

Entre os motivos para quem pretende gastar menos com o presente do Dia dos Pais, o principal é o desejo de economizar (23,6%, contra 18,4% em 2015). Em segundo lugar aparece uma situação financeira ruim (20,8%, contra 5,9% em 2015), o aumento da inflação e a economia instável (14,8% ante 12,8%) e estar desempregado (11,5% ante 16,6%). Com a perspectiva de economizar na hora da compra, 68,1% dos entrevistados afirmam que realizarão pesquisas de preço antes de comprar o presente e 17,4% vão dividir as compras com outra pessoa, geralmente um irmão, a mãe ou familiar próximo.

Esforço para presentear
Entre as pessoas que pretendem presentear (48,9%), o valor desembolsado com cada presente será, em média, de R$ 115,37, quantia inferior à apurada para o mesmo período de 2015, de R$ 119,83. Entre os consumidores da classe C, o valor médio total gasto com os presentes será ainda menor: R$ 107,95 contra R$ 150,54 das pessoas que pertencem às classes A e B. A pesquisa mostra que sete em cada dez pessoas (69,1%) têm a percepção de que os mimos estão mais caros do que em 2015, percentual que aumenta entre as mulheres (72,8%) e pertencentes às classes A e B (78,1%). A maioria dos consumidores que pretendem presentear deve comprar apenas um presente (60,7%) para a comemoração.

Ainda que evitar comprar presentes em datas comemorativas possa ser uma boa saída para economizar e colocar o orçamento em ordem, para parte dos entrevistados, essa não é uma escolha: 23,9% admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem presentearem no Dia dos Pais, principalmente entre os mais jovens, quando o percentual aumenta para 29,9%. Mesmo em um momento de grandes incertezas e pouco propício ao endividamento, 20,7% dos entrevistados parcelarão suas compras no cartão de crédito. A principal forma de pagamento, porém, será o pagamento à vista (59,3%), seja no dinheiro ou no cartão de débito. Do total de pessoas que vão presentear no Dia dos Pais neste ano, 8,9% reconhecem que deixarão de pagar alguma conta para comprar presentes e 31,0% reconhecem que têm alguma conta em atraso atualmente. Entre estes, 62,9% afirmam estar com o nome sujo - e mesmo assim irão presentear.

Setores em alta
Apesar da tendência apontar um fraco desempenho nas vendas, as marcas vem investindo em ações para conseguir atrair o maior número de consumidores. As empresas de vestuários são as mais animadas, uma vez que as roupas serão o principal item escolhido para presentear no Dia dos Pais deste ano, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Cerca de 46% dos entrevistados afirmam destinar seus gastos à moda. Apesar da liderança, houve queda no percentual: ano passado as roupas tinham a preferência de 53,8% dos consumidores ouvidos. Em segundo lugar aparecem os perfumes e cosméticos (27,1%), seguidos pelos calçados (18,5%) e acessórios (14,6%). O shopping center se destaca como o principal local de compra, para 47,4% dos entrevistados. Logo em seguida estão as lojas virtuais (35,3%), lojas de departamento (33,8%), shoppings populares (26,4%) e lojas de rua (25,0%).

A comemoração da data será feita principalmente em casa (38,8%) e na casa do pai (27,5%), mas 13,7% pretendem sair para restaurantes. Quanto à data para realizar as compras, a maioria (53,6%) disse que iria realizá-las na primeira semana de agosto, enquanto 19,9% afirmam já terem comprado em julho.

Confira abaixo as ações que as empresas estão fazendo para o Dia dos Pais.

Shopping
Em São Paulo, o MorumbiShopping criou a ação "Meu Pai Merece" que presenteará seis pessoas com uma cervejeira Consul Mais com 30 garrafas de cerveja Paulistânia. A cada R$ 350,00 em compras, os clientes poderão trocar suas notas fiscais por cupons e concorrer aos prêmios até o segundo domingo de agosto. A campanha da Mood\TBWA, responsável pela concepção da ação, desenvolveu peças focadas no mote central da campanha, a cerveja. Para atribuir o aspecto premium e de qualidade que o Shopping e os prêmios selecionados possuem, a arte destaca fotos do eletrodoméstico em uma peça que remete ao rótulo da bebida. A agência também é responsável pela criação de todo o material de comunicação interna do shopping.

O Shopping Metrô Itaquera (SP), da rede Ancar Ivanhoe, foca nas ocasiões familiares com a promoção "Café com bons momentos". Até o dia 14 de agosto, o centro comercial sorteia 20 cafeteiras entre aqueles que gastarem a partir de R$200,00 em compras. Além da promoção, trocando as notas fiscais de compras por cupons para sorteio, os clientes ainda poderão degustar o café gratuitamente, escolhendo o sabor e intensidade de sua preferência, direto da máquina da Três Corações. Todos os shoppings da rede também estarão sorteando cafeteiras.

Os filhos que participarem da promoção, também poderão utilizar os serviços de barbearia e engraxate, mediante agendamento no dia. Além disso, quem passar pelo Piso Metrô poderá apreciar a exposição "A Lenda do Café" e conhecer mais sobre a história e origem desse produto, tão presente na vida dos brasileiros. O sorteio das cafeteiras será realizado na segunda, dia 15, de agosto. Para esta data comemorativa, a rede espera um incremento de 10% nas vendas e de 8% no fluxo de visitantes em relação ao mesmo período de 2015 nos empreendimentos participantes do Grupo.

Com a proximidade da data comemorativa, o Atrium Shopping, em Santo André, criou uma promoção para atrair os consumidores e presentear os pais. A cada R$ 100,00 em compras + R$ 18,00, o cliente pode trocar as notas fiscais por um relógio de pulso, disponível em cinco modelos diferentes: esportista, clássico, social, executivo e esporte fino.

Já o Center Shopping Rio (RJ) criou uma campanha no formato "compre e ganhe". Até domingo, dia 14, os clientes que realizarem compras acima de R$250,00 ganharão um kit de copos aperitivos com o tema Mustache e 15 dias de free pass na academia Formula, localizada no empreendimento. O cliente poderá utilizar ou presentear alguém com o free pass. Os brindes são limitados a um cupom por CPF.

O Barra Shopping, no Rio de Janeiro, elaborou sua estratégia pensando nos amantes das duas rodas. A ativação para o Dia dos Pais recebeu investimento de R$ 400 mil e engloba anúncio em jornal, inserções em rádio, cinema, além de comunicação de mall, vinheta para cinema e internet, além de sorteio e exposição sobre motos. A cada R$ 350,00 em compras nas lojas do BarraShopping e New York City Center, os clientes podem trocar a nota por um cupom para concorrer ao sorteio de duas motos Indian - uma modelo Scout Preta e outra modelo Cheif Classic Vermelha.  

A campanha de comunicação, criada pela agência Mood Rio, traz peças que dão destaque também para a exposição de motos históricas, que acontece na unidade comercial. Os clientes podem ver de perto peças clássicas como uma alemã Premier original, de 1911, avaliada em R$ 120 mil; uma bicicleta inglesa Matchless, original e única no Brasil, do ano de 1884, avaliada em R$ 80 mil; além de motos raras como três modelos originais de 50 cilindradas que participaram da Guerra da Coreia, da Guerra do Vietnã e da 2ª Guerra Mundial. Haverá ainda modelos do Japão, Itália, França, EUA, Hungria, Bélgica e Suécia. As peças ficarão expostas na área da nova expansão do BarraShopping.

O DiamondMall (BH) seguiu por uma estratégia semelhante. Para divulgar a data, a agência Lápis Raro criou peças de comunicação interna e externa baseadas na atmosfera "retrô". Com o mote "Todos os clássicos estão aqui. Só falta o seu pai", a campanha destaca o sorteio de uma motocicleta da marca Triumph, que é referência em modelos clássicos, e a programação do empreendimento. A cada R$ 350,00 em compras, o cliente recebe um cupom para concorrer a uma motocicleta Triumph, novo modelo Street Twin da linha Bonneville. O mall apresenta duas exposições: a primeira, de motocicletas clássicas da marca inglesa Triumph e a segunda de fotos sob duas rodas, a "Motorcycle Rides by Amarante R.". Além disso, no piso L2, será montada uma legítima barbearia, a Razor Bros Barbershop. O local terá atendimentos gratuitos, por meio de agendamentos, com vagas limitadas

Os shoppings de Minas Gerais também apostam em prêmios de grande valor. O BH Shopping sorteará um Nissan Kicks SL entre os clientes que fizerem compras no valor de R$ 400,00 durante a campanha. Enquanto isso, o Pátio Savassi terá como chamariz da ação um Honda HR-V LX preto para aqueles que gastarem R$ 350,00 nas lojas do empreendimento. Além do carro, em parceria com a Backer, o mall preparou uma surpresa. Serão sorteados 100 Growlers Backer, peças de cerâmica modernas para os colecionadores de cerveja.

Brincando com a figura do "herói" e dos personagens mascarados de luta livre, o Shopping Praça da Moça dará um minicopo decorado com as divertidas figuras de lutadores para aqueles que gastarem R$ 200,00 no local. São três modelos de minicopo, nas cores azul, verde e vermelho. O brinde poderá ser retirado até 14 de agosto, mediante a troca das notas fiscais no balcão localizado no Piso Paineira. O limite é de três unidades por CPF.

De olho na data, considerada uma das mais importantes do varejo, os shoppings do Grupo Partage prepararam diversas ações e eventos para atrair clientes durante o período. O Partage Norte Shopping Natal contará com uma programação especial para homenagear aqueles que são considerados os heróis da infância e que permanecem pela vida. Com o mote "Pai: Hoje e sempre, meu maior ídolo", durante o mês de agosto, o empreendimento promoverá diversos encontros automobilísticos no mall e um show. O empreendimento também preparou uma ação nas mídias sociais. Na fanpage do Partage Norte Shopping, os filhos que quiserem prestar homenagens aos seus pais, poderão enviar fotos com eles por meio da #meupaimeuidolo, até o dia 12, para fazer parte do GIF que será lançado na página e Instagram do shopping no Dia dos Pais.

O Partage Shopping Mossoró, localizado no Rio Grande do Norte, também aposta no sucesso dos automóveis antigos, considerados relíquias, e apresenta uma exposição de carros antigos.  Já o Partage Shopping São Gonçalo, realiza shows acústicos nas quintas e sextas de agosto. O empreendimento recebe ainda, no dia 13 de agosto, a banda Libido, que fará uma apresentação especial para os pais presentes, com sucessos das décadas de 1970 e 1980. Visando o bem-estar dos pais, o Partage Shopping Campina Grande promove um Passeio Ciclístico no dia 14 de agosto. O objetivo do evento é homenagear e gerar interação entre as famílias, além de bem-estar e incentivar a prática de esportes. Quem não possuir bicicleta poderá optar pelo serviço de aluguel no local pelo valor de R$ 30,00 com a equipe da Well Bike. Para entreter os pequenos, o humorista "Tio Igor", sucesso no Estado da Paraíba, realizará uma série brincadeiras e animações.

O Shopping Metropolitano Barra preparou uma promoção em dose dupla para o Dia dos Pais, que une uma experiência e um carro. A cada R$ 250,00 em compras, os clientes terão a oportunidade de concorrer ao sorteio de dois kits-aventura que dão direito ao contemplado, e um acompanhante, de competir como piloto ou navegador em uma prova de rali de regularidade, além do sorteio de um jeep renegade.

O evento, criado pela CCP - administradora do shopping, será totalmente personalizado e acontece em Campos do Jordão, entre 23 e 25 de setembro. Os participantes terão a chance de vivenciar, com toda infraestrutura, segurança e conforto, o universo off-road, percorrendo trilhas previamente demarcadas numa das regiões serranas mais belas e badaladas do turismo brasileiro. O evento deverá durar em torno de quatro horas, com 12 carros ocupados por piloto e navegador, totalizando 24 inscritos.

Moda
Um dos setores mais otimistas com a data comemorativa, o nicho de moda também preparou ativações para o Dia dos Pais. A Dudalina desenvolveu em parceria com a Baden Baden, marca de cerveja da Brasil Kirin, uma ação que dará ao consumidor um kit exclusivo das marcas. Aqueles que realizarem compras acima de R$ 799,00 nas lojas participantes da grife, ganharão o Special Beer Gift - que contém uma garrafa Baden Baden Celebration - edição especial de inverno e dois porta-copos exclusivos envoltos em uma caixa. Além disso, aqueles que forem nas lojas podem adquirir uma das peças da coleção cápsula especial desenvolvida pela marca de roupas para a data. A campanha traz peças iguais para pais e filhos, como camisas e polos, em tecidos nobres.

Já a Reserva criou uma campanha para a redes sociais utilizando um vídeo com pessoas reais, minutos antes de se tornarem pais. A empresa quis demonstrar a verdadeira emoção do momento, trazendo o depoimento de um novo avô e um novo pai.

A Renner também desenvolveu uma campanha digital. Em um vídeo de 30 segundos, a companhia busca resgatar a conexão entre pais e filhos e o carinho que é dedicado no dia a dia com os seus pequenos, seja saindo para passear com a filha vestida de princesa, indo a um show de uma banda que ele nem conhece só para acompanhar ou filho ou até assistir ao mesmo desenho pela décima vez. A homenagem está disponível no Facebook da multimarcas e trará desdobramentos no Pinterest, Snapchat e Instagram da rede.

Produtos
Dar o nó na gravata, chutar uma bola e aprender a se barbear são alguns dos clássicos momentos em que pais costumavam ser a principal referência para seus filhos. Em um tempo marcado pelo fácil acesso à internet, os pais têm sido substituídos pelos mecanismos de buscas e as tradicionais pesquisas de "como fazer". Para resgatar esse papel de conselheiro dos pais às vésperas do Dia dos Pais, Gillette lança no Brasil a campanha #PERGUNTEPROSEUPAI.

Por meio de um vídeo digital, a campanha mostra justamente como os jovens têm buscado informações nos tempos atuais, com pesquisas em mecanismos de buscas, vídeos de "como fazer" e demais informações virtuais. Ao se verem buscando esse tipo de informação, os filhos são surpreendidos com a entrada de seus próprios pais, que passam, então, a ensiná-los como de forma mais personalizada como fazer determinadas atividades, como chutar uma bola, paquerar uma garota ou fazer a barba.

Para ativar a ação, além do vídeo digital a marca reuniu um grupo de atletas para postarem fotos com seus pais e incentivarem os consumidores a fazer o mesmo. Os atletas Leandrinho, Rauzinho, Thiago Spliter, Lucarelli e Fernando Prass dividiram momentos marcantes que tiveram com os pais em suas redes sociais. Para incentivar os seguidores a postarem também suas fotos, a companhia sorteará entre os que aderirem à campanha um par de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Casio preparou uma promoção exclusiva para o Dia dos Pais intitulada "Seu pai merece mais tempo com você". A marca oferecerá um par de ingressos da rede Cinemark, mediante a compra de qualquer relógio na loja virtual oficial da linha Edifice, durante todo o mês de agosto. O e-commerce recém lançado pela companhia disponibiliza todos os modelos Edifice, muitos lançamentos e não cobra frete para entregas em território nacional. Os modelostêm como parceira oficial a escuderia de Fórmula 1 Toro Rosso e possui relógios inspirados na tecnologia dos esportes motorizados e que fazem muito sucesso entre os amantes da velocidade.

Já a Phillips elaborou uma ação voltada aos pontos de venda. A ação "seja o seu melhor" foi desenvolvida pela Baget, que desenhou e projetou um local de prática de uso dos produtos da marca junto aos consumidores. A Barbearia Phillips permite que os visitantes utilizem o barbeador AquaTouch série 5000 e o aparador de Pelos Multifuncional, que será manuseado por um profissional. Para completar a iniciativa, foi firmada uma parceria com a linha masculina Dove Men Care, da Unilever, para que o barbeiro utilize os produtos da marca durante a barbeação. O serviço acontecerá em diversos pontos de vendas distribuídos pela Grande São Paulo, Goiânia e em Porto Alegre, dentro de grandes redes varejistas como Fast Shop, Polishop, Magazine Luiza, Colombo, Lojas Americanas e Sam´s Club.

A Linea Brasil também encontrou uma maneira de homenagear os pais, em uma campanha interna. Além de homenagear dois funcionários (pai e filha que trabalham na empresa), eles dispensaram produtoras de vídeo e agências de propaganda e entregaram o trabalho nas mãos da Poliana Paliari (menor aprendiz - 17 anos) e da Mariana Brunozzi (estagiária de marketing - 23). O objetivo da empresa também foi de desenvolver o talento de seus profissionais, buscando desafiar seus colaboradores de maneira saudável.  

Alimentação
Para aqueles que aproveitarão a data para levar o pai para fazer alguma refeição fora de casa, a rede Outback Steakhouse presenteará os homenageados do dia com um chaveiro abridor de garrafas customizado. O mimo será dado apenas no domingo, dia 14.

Para os pais apaixonados pela cozinha ou apreciam uma boa gastronomia, a Castelo Alimentos preparou promoções especiais durante o mês de agosto. O consumidor que fizer compras acima de R$ 150,00 na loja virtual "Armazém Castelo" - ganhará um kit caipirinha, contendo um copo, uma tábua de cozinha, faca e pilão, para presentear o pai. Já a loja de fábrica da Castelo está realizando a promoção "Meu pai é o chef!", que presenteará os clientes que efetuarem compras acima de R$ 85,00 com um kit composto por uma luva térmica exclusiva, Creme de Balsâmico Framboesa e Sumo de Limão Castelo. As ofertas são válidas até 31 de agosto ou fim do estoque de brindes.

Já a Chocolates Brasil Cacau apresenta algumas variedades de produtos para o Dia dos Pais, com uma novidade especial. A empresa traz uma linha dedicada à data, chamada de Volta ao Mundo em quatro sabores. O kit é composto por uma caixa com sabores de bombons, inspirados nas melhores sobremesas do mundo: França - Petit Gateu, Alemanha - Strudel de Maçã, Portugal - Manjar e Brasil - Banana Caramelizada. As outras opções de presentes para a data incluem as caixas Bar Tropical, Bombons Nozes, Engenho Waffle Avelã, Clássicos e Divino, cada uma com uma proposta diferente de produto e valor, agradando a todos os pais que são fãs de chocolate. 





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