Adesão do cliente em promoções ainda é desafio para empresas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Adesão do cliente em promoções ainda é desafio para empresas

Apesar do crescimento de participantes, regras afastam consumidor dessas ações. Estratégias precisam trabalhar melhor fidelidade, já que 50% arriscariam trocar de marca

Por | 09/08/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Em tempos de recessão econômica, realizar promoções foi a estratégia adotada por diversas empresas para conseguir alavancar vendas e continuar se fazendo presente na rotina do consumidor. A adesão, no entanto, é um fator que precisa ser melhor trabalhado, segundo a pesquisa "Promoção em tempos de crise", feita pela agência 96. Em relação as ações de "compre & concorra", 79% dos entrevistados afirmaram participar, tendo um crescimento de 32% em relação ao levantamento feito em 2013.

Entre os participantes que declaram não participar de promoções desse tipo, 69% afirmam participar de outros tipos como "compre&ganhe" e "junte&troque". O principal motivo de não participar é a falta de memória: 46% afirmam que até compram por causa da campanha, mas depois esquecem de participar. Para consumidores de renda mais alta, a burocracia também atrapalha: 23% não participam por que é muito complicado.

Trabalhar a fidelidade a uma marca também merece a atenção de quem trabalha com esse tipo de estratégia. Isso porque, 50% dos que participam afirma que compraria um produto/marca que não costuma comprar para participar de uma promoção, contra 43% da pesquisa de 2013. Homens (53%) arriscam um pouco mais que mulheres (47%). Já os consumidores de baixa renda arriscam menos (33%).

Em relação à divulgação, 45% dos entrevistados ficam sabendo das promoções nas redes sociais, 27% no PDV e 23% pela TV. Por outro lado, para mulheres de classe C, redes sociais (33%) e PDV (35%) se equiparam, com uma pequena vantagem para a loja. A pesquisa "Promoção em Tempos de Crise" foi realizada entre os dias 13 e 16de maio deste ano por meio de um painel de questões em um aplicativo da BonusQuest, que possui atualmente cerca de cinco mil usuários, de todas as idades, sociais e regiões do Brasil. O questionário teve abrangência nacional e contou com a participação de 787 respondentes, com idades entre 18 e 60 anos, sendo que 60% deles do sexo feminino.

Promoção, Agência 96, BonusQuest

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss