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5 lições do Pokémon Go para o Marketing Digital

Kantar Media reúne dicas extraídas do sucesso do aplicativo para marcas: investir em realidade aumentada e na própria plataforma podem ser estratégias com alto potencial

Por | 09/08/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Lançado oficialmente no Brasil na semana passada, o game Pokémon GO já virou uma febre entre os jovens, especialmente. O aplicativo já foi mais baixado que o Tinder, é mais usado que o Twitter e gera mais engajamento que o WhatsApp. Tamanho sucesso deixa lições que as marcas devem considerar quando utilizam jogos como uma ferramenta para transformar a realidade do consumidor em oportunidade. A Kantar Media reuniu cinco dicas:

1. Realidade aumentada
Pokémon GO está democratizando a realidade virtual. Fazendo isso, o game está incentivando outras marcas a criarem a própria plataforma e seguirem o mesmo caminho.

2. Venha até aqui
O Pokémon Go é um aspirante a Google Maps ou Waze, que guia o consumidor a lugares que ele não conhecia, mas poderia gostar de visitar. Assim, ao capturar um Pokémon, o usuário pode se animar a tomar um café em uma lanchonete ou fazer umas comprinhas em uma loja. O jogo já desenvolveu Pokéstops e "Ginásios" para atrair jogadores para alguns lugares e transformá-los em "compradores".

3. Realidade + Digital
O aplicativo está mostrando como mecanismos simples podem conectar o físico ao digital. O jogo é uma combinação perfeita entre realidade, imersão e conteúdo. Se a marca conseguir seguir a mesma linha em suas ações de Marketing, o potencial pode ser gigantesco.

4. Patrocínio
O McDonald´s reconheceu o potencial do Pokémon GO e rapidamente pulou no barco como um dos principais patrocinadores. Mesmo assim, o jogo dá prioridade à experiência do usuário, forçando os anunciantes a respeitarem a qualidade de imersão do jogo.

5. Geração de jogos mobile
Os aparelhos móveis têm apresentado o mundo dos jogos para diferentes pessoas. De acordo com um estudo do Facebook IQ/TNS, pais e crianças estão, mais di que nunca, apegando-se a jogos móveis. O fato é que 43% dos jogadores móveis são mais e 90% deles jogam em seus devices como uma atividade familiar. 





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