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Patrocinadores abrem casas para se aproximar do público na Rio2016

Coca-Cola, Lego, Skol, Nissan, Panasonic montam espaços temáticos para reforçar o investimento nos Jogos Olímpicos e promover ações com todos os seus stakeholders

Por | 05/08/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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O mundo inteiro volta suas atenções para o Rio de Janeiro, palco dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, cuja Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, às 20 horas. Muito além das competições nas instalações, a festa também acontecerá por toda a cidade do Rio de Janeiro, que já está ocupada por turistas dos quatro cantos do planeta.

Com tantos visitantes, os patrocinadores investem em ativações por toda a cidade a fim de impactar o público dentro e fora das arenas e estádios. São espaços interativos que oferecerão experiências de marca e ainda criarão repertório para a construção de conteúdo para as redes sociais. Afinal, o compartilhamento ampliará a comunicação das atividades, com repercussão em todo o mundo. E a expectativa é de que esse jogos sejam os mais conectados da história.

Serão shows, brincadeiras, degustações e experiências que ampliarão o investimento na Rio2016 e colocarão o consumidor no centro das atenções durante o maior evento esportivo do planeta. Muito além de estar presente nas instalações oficiais, as empresas ocupam espaço nos principais locais onde haverá transmissão dos Jogos.

Coca-Cola comanda da festa no Porto Maravilha
A Coca-Cola terá um espaço Olímpico voltado totalmente para os jovens e com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI). Desta sexta até o dia 21 de agosto, das 11h às 18h, o Parada Coca-Cola funcionará no Armazém 3, no Porto Maravilha, e reunirá atletas, influenciadores digitais, além de diversos ídolos da nova geração. Totalmente conectado ao universo jovem, o espaço terá apresentações de artistas em performances exclusivas para a Coca-Cola.

O espaço também contará com outra parceria inédita. A Coca-Cola e a Casa da Moeda se unem para exibir as medalhas Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016 e o público terá a oportunidade de conhecer de perto os ícones Olímpicos, conhecer um pouco mais da história, além de posar para fotos em um pódio montado especialmente na entrada do local. Para compartilhar outro momento #IssoéOuro, mote da campanha da companhia, os jovens encontrarão ainda um ambiente com alta tecnologia para fotos 360 graus ao lado dos amigos e com a Tocha Olímpica, que poderão ser compartilhadas imediatamente em suas redes sociais.

Os visitantes também terão acesso à maior loja da Coca-Cola na América Latina, com 465m².  Produzida pela Coca-Cola Jeans em homenagem aos Jogos Olímpicos, a coleção "That´s Gold" conta com uma grande variedade de produtos de linha pessoal, entre camisas, bonés, óculos e chinelos, além de itens de papelaria e para casa, como cadernos e canecas. Quem quiser, poderá ainda customizar algumas peças com os aros Olímpicos e com a logomarca Rio 2016.

Lego tem espaço para as crianças
Montada na Praia de Ipanema, a Casa Lego terá um espaço com 75 m² onde as crianças poderão explorar a criatividade com as peças de montar. Com entrada gratuita, o local funcionará até o dia 21 de agosto, no Posto 10. Os visitantes poderão ficar no local por 20 minutos e precisarão fazer o pré-cadastramento prévio. O espaço lúdico visa reforçar os valores da marca: imaginação, criatividade, aprendizado e diversão.

A Casa Lego será dividida em quatro estações com finalidades distintas. O espaço "Inspirar para criar" abordará a criatividade como principal ferramenta para construir o futuro. Nela, os visitantes poderão soltar a imaginação e construir modelos que representem o que as Olimpíadas significam para eles. No espaço "Juntos fazemos mais", os participantes construirão um grande mosaico com peças Lego que, ao final, formará uma imagem da cidade do Rio de Janeiro. Ao colocar peça por peça, os participantes poderão se sentir parte de algo maior, o que representa a importância do trabalho em conjunto. Essa é uma das mensagens do espírito esportivo e tem a ver com o conceito Lego de brincar.

No ambiente "Para guardar a diversão na memória" o participante terá a oportunidade de vivenciar um momento de atleta olímpico, subindo ao pódio em companhia dos mascotes Vinicius e Tom e aproveitar para registrar a ocasião. O espaço "Natureza criativa" fará uma homenagem à Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi escolhida para sediar algumas modalidades aquáticas durante os Jogos. Uma representação da Lagoa, preenchida de Lego Duplo, será montada para crianças de 18 meses a cinco anos, convidando-as a soltar a imaginação e construir elementos da fauna e flora local.

A Lego também estará presente no Centro da cidade com a exposição de uma maquete do Rio de Janeiro feita com blocos de montar. Com quase um metro de altura e 20 metros quadrados, a miniatura traz 25 pontos turísticos da cidade e precisou de quase um milhão de peças para ser montado. O trabalho, que ficará como legado para o município, poderá ser visto até o dia 21 de agosto no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, próximo ao Museu Histórico Nacional.

Panasonic tem Espaço das Maravilhas
O Complexo do Pão de Açúcar será a casa da Panasonic para encontros de relacionamento com clientes e consumidores. De sete a 21 de agosto, o espaço, denominado Estádio das Maravilhas, exibirá o conteúdo visual acumulado ao longo dos mais de 25 anos de patrocínio aos Jogos Olímpicos pela companhia. A iniciativa é feita em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador Rio 2016 para os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos (Rio 2016). A Panasonic investe nas Olimpíadas desde a edição de 1988.

Os visitantes do espaço de 500m² poderão vivenciar a competição olímpica do ponto de vista dos atletas por meio de equipamentos Panasonic. Tecnologias inéditas da empresa estarão disponíveis no espaço, como o identificador ótico (Light ID) e os monitores transparentes, ambos apresentados na CES 2016, uma das maiores feiras de eletroeletrônicos do mundo.

Para ativar o patrocínio olímpico, a Panasonic criou a campanha "Dream FITA Project" por meio de uma plataforma digital, que tem a assinatura da agência de publicidade Dentsu, do Japão. A ação convida participantes a descreverem seus sonhos em uma fita digital, que pode ser compartilhada nas redes sociais com a imagem do jogador. Todos os sonhos customizados na plataforma serão enviados a Neymar, que irá responder a alguns sortudos com uma mensagem personalizada. A promoção vai até o dia 18 de setembro.

Nissan monta hotel em Copacabana
A casa oficial da Nissan está próxima à Arena do Vôlei de Praia em Copacabana. O Hotel Nissan Kicks hospedará e receberá atletas e personalidade em um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. O espaço faz parte do programa de hospitalidade do grupo, que receberá parceiros durante os Jogos. O local será palco de shows e eventos promovidos pela montadora. No Porto Maravilha, a patrocinadora dos Jogos Olímpicos, Paraolímpicos e do Revezamento da Tocha disponibilizará um bungee jump de 40 metros de altura para divertir o público. Em seus locais, carros da marca ficarão expostos.

NBA House na Praça Mauá
O basquetebol terá uma casa para chamar de sua. A NBA House funcionará no Porto Maravilha e será um ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil m² (capacidade para até 1.500 pessoas simultaneamente), são esperados mais de 50 mil visitantes, que encontrarão dançarinas, mascotes, atletas e `Lendas´ da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O´Brien (taça entregue aos campeões) e conhecer a Loja NBA, com mais de 100 itens oficiais, entre eles uma linha exclusiva. A NBA House estará aberto ao público de 12 a 21 de agosto, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

A área tem o patrocínio da Cisco, empresa parceira da liga norte-americana e também apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com fornecimento na área de redes e servidores corporativos. No espaço, os visitantes terão contato com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Além da exibição de conteúdos exclusivos da NBA em diversas telas, estão previstas também tele presenças (videoconferências com atletas), interação em plataformas digitais, clínicas de basquete, sessões de autógrafos, disputas de videogame e muita música. Todo esse entretenimento ficará concentrado numa área interativa onde o público participará também de brincadeiras e desafios, concorrendo a prêmios e brindes exclusivos da liga. Esta será a quinta edição da `NBA House´, que já passou por Nova York/EUA (2015), Brooklyn/EUA (2015), Madri/Espanha (2014) e Londres/Inglaterra (2012).

Skol terá quatro espaços temáticos
A Skol quer protagonizar as festas durantes os Jogos Olímpicos e está disponibilizando quatro espaços temáticos que poderão ser aproveitados pelos torcedores que irão às competições e, principalmente, aqueles que não têm ingressos. No Boulevard Olímpico, no Centro da cidade, a cervejaria montou a Skol FanZone, ao lado da Pira Olímpica. Um dos principais atrativos será o Balão Panorâmico Skol, onde os visitantes poderão ver a cidade de uma altura de 150 metros. O espaço também acolherá o Beer Garden, onde será disponibilizada a transmissão de jogos e haverá música.

A Vila Skol funcionará no Museu de Arte Moderna (MAM), onde acontecerão festas pagas nos dias quatro, 13 e 20 de agosto. Os Food Trucks Annunciata, Urbano, Urbanitos, Joe´s Pub, Tap&oca e Mosteirinho serão os responsáveis pela alimentação da Vila, com opções que vão de massas, hambúrgueres, tapioca até churros. A Arena Skol funcionará próximo ao Maracanã e será o início da festa para os convidados, que terão programação especial e surpresas preparadas para os dias de jogos no local.

Além dos pontos, mais de 40 vans da Delegação Skol estarão espalhadas pela cidade, com transmissão oficial dos jogos e pocket shows para animar os atletas da diversão. Os 280 quiosques de Skol na orla do Rio de Janeiro receberam nova identidade visual e serão o ponto de encontro oficial de quem quiser curtir os jogos na praia.

A marca também quer estar presente nas comemorações de todos os torcedores e para isso lançou em seus canais uma série de vídeos que sugerem uma forma divertida de torcer por 15 modalidades esportivas dos Jogos Rio 2016. Com a ajuda da coreógrafa Clarice Lima, o "How to Torcer" traz coreografias que misturam dança com movimentos característicos de cada esporte. Natação, futebol e tênis estão entre os esportes escolhidos além de outras modalidades menos óbvias.

Casa Cisco
Com foco em B2B, a Cisco montou uma casa para se relacionar com parceiros, funcionários e clientes que participam do programa de hospitalidade. O espaço funciona na Praia Vermelha, tem vista privilegiada para o Pão de Açúcar e se transformou na sede da companhia durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A instalação funciona como um centro de experiência onde a marca permitirá que todos os convidados tenham acesso às inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa de forma lúdica.

A casa tem vários ambientes que contarão também todo o trabalho que a Cisco desenvolve no Brasil e o impacto dele nos Jogos. O local funcionará entre cinco a 21 de agosto e sete e 18 de setembro e tem capacidade para receber cerca de 300 pessoas ao mesmo tempo. Apenas convidados terão acesso à instalação.

Nike tem "Rio Sem Limites"
Fornecedora oficial de material esportivo de várias seleções, a Nike montou um espaço interativo no Boulevard Olímpico, na Praça XV, intitulado de "Rio Sem Limites". A instalação abre nesta sexta-feira, 5 de agosto, e funcionará durante o período dos Jogos. Quem visitar o local poderá conhecer de perto as maiores inovações de tecnologia e design dos calçados usados pelos melhores atletas do mundo na versão especial Unlimited Colorway.

Os consumidores terão a oportunidade de vestir a Jaqueta NikeLab Time Brasil, peça que os atletas usarão no pódio na hora de receber a tão sonhada medalha olímpica. Em uma área exclusiva, esse momento poderá ser registrado e compartilhado nas redes sociais. As jaquetas de pódio do Brasil e dos Estados Unidos estarão à venda, além de produtos licenciados Rio 2016. 

Também haverá um ponto para customização de camisetas, com opções de frases inspiradoras e grafismos desenvolvidos pelo artista carioca Bruno Big. O espaço conta ainda com uma instalação do artista e designer brasileiro Muti Randolph, um dos pioneiros em computação artística no país. Um cubo de 100m2, formado por múltiplas telas móveis, traz projeções gráficas e coloridas que celebrarão grandes momentos durante a competição.

Durante os Jogos, o terceiro andar da loja da Nike em Ipanema será ocupada pela NikeLab Rio, loja temporária que celebrará as parcerias com consagrados estilistas e designers como Pedro Lourenço, Riccardo Tisci, Kim Jones e Jun Takahashi. O consumidor terá acesso às coleções com as mais avançadas tecnologias em vestuário e calçados aplicadas em peças exclusivas.

Uma série de atividades esportivas gratuitas serão oferecidas ao longo dos 17 dias de competição, em várias regiões do Rio. A programação inclui treinos funcionais, de corrida, futebol, basquete e sessões de skate. A Nike lança ainda, em uma iniciativa inédita, o projeto digital Quebre Seus Limites. A ideia é simples: quem correr e bater seus recordes pessoais com o uso do aplicativo Nike+ Running poderá receber créditos de celular para compartilhar seus resultados e inspirar sua comunidade a correr também.





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