Falta de recursos é o maior desafio na estratégia mobile | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Falta de recursos é o maior desafio na estratégia mobile

Dado faz parte da pesquisa da Search Optics, que mostra como agências e anunciantes estão colocando o celular no centro de suas atividades de Marketing integrado

Por | 06/07/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A fata de recursos e as diferentes fontes de dados foram alguns dos fatores apontados por algumas agências como os principais desafios na estratégia mobile. Com o smartphone se tornando o principal canal de conexão dos consumidores, o mercado está mirando suas ações neste segmento e investindo em geolocalização. As informações fazem parte do relatório global O Estado da Propaganda Mobile 2016, realizado pela Search Optics em parceria com o portal norte americano Click Z.

No período de fevereiro a março deste ano, mais de 400 profissionais de agências digitais e seus clientes da Europa, Ásia, Estados Unidos, Canadá e Austrália foram entrevistados com o objetivo de revelar a medida em que as marcas estão colocando o celular no centro de suas atividades de marketing integrado.

Veja os principais insights apontados:

1. Maturidade do mercado - Ao responderem sobre o estágio em que consideram o universo mobile dentro de sua estratégia de marketing integrado mais da metade consideraram estar no estágio iniciante:

2. Investimento - Apesar da relativa imaturidade do mercado, há fortes evidências que sugerem que o cenário está mudando e deve acompanhar o ritmo ditado pelos usuários. O relatório mostrou que a maioria das agências tem aumentado seus orçamentos em anúncios display programáticos, anúncios de vídeo programáticos, anúncios programáticos para celulares e redes de anúncios específicas para celular.  

3. Ferramenta de buscas e social media - Quando se trata de investimento em ferramentas de busca e social media, a predominância dos investimentos concentram-se no Google e Facebook, respectivamente. Em relação às plataformas de social media, o Facebook se destaca como a que recebe maior crescimento em investimento:

4. Objetivos de investimentos -  A pesquisa mostra que a geração de leads e vendas diretas on-line representam os dois objetivos que mais prevalecem quando os anunciantes utilizam estratégias mobile. Juntos, pelo menos, metade dos entrevistados mencionaram estes dois como os seus principais objetivos ao executar pesquisa paga (70%), ações patrocinadas em social media (50%) e publicidade online (54%). 

5. Mensuração - Os anunciantes acreditam que o retorno sobre o investimento (ROI) em mobile ainda é tímido ou ainda não é avaliado, especialmente quando comparado com abordagens focadas em mídia para computadores. A pesquisa revelou que mais de um terço dos anunciantes não tem conhecimento do retorno sobre o investimento, e este índice é mais perceptível quando se olha para a base do funil, como apresentam os gráficos seguintes:

Ao responderem sobre quais métodos usam para monitorar suas campanhas, o Google Analytics prevalece entre as respostas.

Cerca de 84% dos anunciantes disseram que tinham investido em um site responsivo. Em relação à construção de websites otimizados para o ambiente online este número cai para 60%. 

6. Geolocalização - Com os smartphones se tornando maneira predominante de acesso a conteúdo digital, a oportunidade de desenvolver estratégias mobile baseadas em geolocalização nunca foi tão oportuna. A pesquisa mostrou que anunciantes estão mais interessados em ações em locais específicos como shopping centers. 

7. Desafios - Quando questionados sobre o desafio mais significante a ser enfrentado neste setor, a falta de recursos foi o quesito de maior destaque. 

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss