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Always lança terceira fase da campanha TipoMenina

Marca identificou que garotas perdem autoconfiança durante a puberdade, o que faz mudar a relação delas com esporte. Documentário e jogo com influenciadoras fazem parte da ação

Por | 29/06/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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A adolescência é um período complicado para muitas meninas e que afeta diretamente a autoestima delas. Mais de mais de 50% das jovens entre 17 e 24 anos perdem a autoconfiança durante a puberdade, afetando suas relações com os esportes, conforme comprovou um pesquisa encomendada pela Always, marca de absorventes da P&G. Sete em cada 10 adolescentes abandonam a prática de uma modalidade durante essa fase da vida, porque sentem que não é para elas.

Para ajudar a entender essa questão, a marca de absorventes fez uma parceria com a documentarista Nanette Burstein para descobrir como as meninas se sentem. O novo vídeo da ação #TipoMenina reúne as conversas com mais de mil meninas sobre as suas experiências atléticas, os desafios e os benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte ou o que as levou a abandoná-lo.

Um dos depoimentos é da brasileira Jaqueline Carvalho, atleta do vôlei e medalhista olímpica de ouro, faz parte da campanha #TipoMenina e compartilha a sua história para incentivar meninas a continuar praticando esportes. A campanha quer convidar, incentivar e inspirar meninas do mundo todo a "Continuar Jogando #TipoMenina".

Para provar que uma menina pode ser o que ela quiser e jogar o esporte que escolher, a Always realizou em São Paulo um campeonato de futsal feminino, disputado pelas youtubers Bruna Vieira, Evelyn Regly, Flavia Pavanelli e Niina Secrets, que marcou o lançamento da terceira fase da campanha no Brasil. O evento, gratuito e aberto ao público, contou com a presença de 600 pessoas, que torceram pelas influenciadoras digitais, conheceram os dados da pesquisa inédita e assistiram ao vídeo em primeira mão.

O estudo Confiança e Puberdade da Always foi conduzido pela MSLGROUP Research com Painéis Online. Os resultados também mostraram que 74% das meninas sentem que a sociedade não as encoraja a praticar esportes. Os principais desafios para que elas continuem à prática são de que a maioria das pessoas acreditam que as garotas são piores em esportes do que os rapazes (36%), a falta de incentivo da participação esportiva por amigos e familiares (35%), e a falta de respeito com as meninas nos esportes (30%). Por outro lado, a análise mostrou que dois dos principais benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança (52%) e o trabalho em equipe (38%).

Lançada em junho de 2014, a campanha #TipoMenina foi inspirada na percepção de que o início da puberdade e a primeira menstruação marcam o momento em que a autoconfiança das meninas está mais baixa e palavras negativas podem contribuir para essa queda na autoconfiança.

A campanha demonstrou o efeito profundo da expressão "Tipo menina" na autoconfiança das garotas e inspirou um movimento que começou a mudar a percepção do público. De acordo com a Fase II do Estudo Confiança e Puberdade da Always, após assistirem ao vídeo #TipoMenina, 76% das mulheres na faixa dos 16 a 24 anos e 59% dos homens disseram que o curta mudou sua visão sobre a expressão.

Em 2015, um novo estudo apontou que 72% das meninas sentem que a sociedade as limita quando lhes diz o que devem ou não ser. A partir desse dado, a empresa criou a ação Unstoppable (Imparável) #TipoMenina para empoderar todas as meninas e mostrar ao mundo que elas podem ser ou fazer tudo o que quiserem. 





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