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Brasileiros preferem marcas globais para bens duráveis

Para população local, sortimento, preço e benefícios são tão importantes quanto à origem da marca, segundo estudo global da Nielsen sobre a Origem das Marcas

Por | 16/06/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Mesmo considerando que sejam caros, os brasileiros preferem as marcas globais para bens duráveis por acreditarem que esses têm mais qualidade e traz mais inovação em seus produtos. Isto é o que aponta o estudo global da Nielsen sobre Origem das Marcas. Apesar de se interessarem pelas multinacionais, mais de 60% dos entrevistados concordam que, de alguma forma, ao comprar as marcas de seu mercado, apoiam às empresas locais, beneficiando assim a economia. Por outro lado, poucos acreditam plenamente que as marcas locais estão em sintonia com suas necessidades e gostos.

Para os brasileiros, sortimento, preço e benefícios são tão importantes quanto à origem da marca. Na hora de comprar tanto uma marca global quanto uma local, o consumidor sempre olha primeiro para o preço (48% e 49%, respectivamente). Em segundo lugar, o fator decisivo para levar a marca global é a experiência prévia com o produto (41%) e para a local é a promoção (37%).

Assim como os latinos, os brasileiros preferem as marcas globais para bens duráveis, principalmente produtos tecnológicos como computadores e laptops (73%), celulares (73%), televisão (73%) e câmera/equipamentos de vídeo (63%). Eles também buscam marcas de fora para alguns produtos de cuidado pessoal, como shampoo, condicionador e pasta de dente (58%). As marcas locais lideram a mente dos brasileiros quando o assunto é alimentação, com destaque para frutas (64%), vegetais (63%), carne (58%), leite (52%) e água (47%).

Busca online
Segundo o estudo da Nielsen, para as marcas globais, os brasileiros buscam mais de forma online celulares (67%), computadores e laptops (61%), televisão (49%) e roupa e calçado (39%). Já para as marcas locais, os entrevistados procuram mais pela internet roupa e calçado (41%), comida e bebida (40%), produtos de cuidado pessoal/beleza (30%) e de limpeza (29%). Antes de ir na loja física, os brasileiros preferem comprar de forma on-line marcas globais ou locais pelo melhor preço (66%), conveniência (60%), disponibilidade do produto (32%), melhor sortimento (27%) e qualidade (22%). 

Origem, Marca, Nielsen

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