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Falta de audiência? Explicação pode estar no narcisismo digital

Empresas investem em automação e formatos variados, mas ainda erram o básico no Inbound Marketing: focam em si mesmas e em seus produtos em vez de mirar no target

Por | 28/04/2016

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A popularidade do Marketing de conteúdo dentro das estratégias online cresceu significativamente ao longo dos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, 80% dos profissionais de empresas que atuam no mercado B2B adotam a estratégia como parte de seus planos de negócio. O cenário leva, pouco a pouco, a um amadurecimento da prática. Muitas empresas, entretanto, passam a investir na diversidade de formatos, em novas mídias para se chegar ao target e em tecnologias de automação, mas continuam errando o básico.

As companhias enfrentam dificuldade de entender, por vezes, que o conteúdo que produzem não pode estar centrado em si mesmas, mas mirar nas pessoas que desejam atingir. A audiência só será convertida em um ROI significativo se os materiais não se restringirem apenas à venda de produtos ou serviços, mas sim focarem nos problemas e nas curiosidades dos clientes em potencial, compartilhando conhecimentos que pertencem à empresa. Quando um site não atrai leads, é muito provável que este seja um sintoma do narcisismo digital, como mostra a agência Conectt em seu checklist para a geração de leads.

O primeiro passo para fugir do narcisismo digital é entender o público-alvo a fundo. É necessário saber quem são os clientes, identificar claramente os nichos de mercado, entender seus hábitos, seus comportamentos, e não apenas os dados demográficos ou empresas foco. Considerar que o target é formado por organizações de médio porte não é o suficiente. É fundamental ter clareza sobre quem dentro dessas empresas precisa ser envolvido pelo material, quais seus cargos, seus desafios, suas metas e, é claro, como consomem conteúdo.

Títulos de impacto
Mais do que oferecer informações que essas pessoas já estão procurando, o principal desafio à produção dos textos, e-mails, infográficos, e-books e vídeos é o de tentar antecipar a necessidade dos clientes. Isso faz parte dos esforços para educar o target e, assim, construir uma relação de confiança com ele. O objetivo principal é o de ajudar os clientes a executarem suas funções e resolverem seus problemas. Esta solução, muitas vezes, passará pela utilização dos produtos e serviços da empresa em questão, que aparecerão naturalmente, dispensando o tom vendedor.

Uma vez vencido o narcisismo digital, o conteúdo útil ao target precisa ainda estar emoldurado com um título de impacto. Um teste realizado pelo time de Marketing da Hubspot provou o quanto o recurso é importante para levar uma empresa a alcançar seus resultados. A agência mudou o título de um e-book de "The Productivity Handbook for Busy Marketers" (O livro de bolso sobre produtividade para profissionais de marketing ocupados) para "7 Apps That Will Change the Way You Do Marketing" (7 aplicativos que mudarão o modo como você faz marketing). O desempenho da versão revisada foi 776% melhor na geração de leads do que o da original. Também resultou em mais clientes.

Essas duas estratégias - fuga do narcisismo e elaboração de títulos de impacto - atraem audiência e, mais do que isso, elevam a conversão dos leads em vendas. Conheça estas e outras técnicas no checklist para a geração de leads da agência Conectt.

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