Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Faturamento do setor atacadista cresce 3,1% em 2015

Atacarejo também apresentou alta, com elevação de 12% entre 2014 e 2015 e abertura de quase 50 novas lojas no país, de acordo com dados do Ranking ABAD/Nielsen 2016

Por | 26/04/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O faturamento do setor atacadista cresceu 3,1% em 2015, atingindo o patamar de R$ 218,4 bilhões. O modelo de atacarejo também apresentou alta, com elevação de 12% entre 2014 e 2015 e abertura de quase 50 novas lojas no país, de acordo com dados do Ranking ABAD/Nielsen 2016, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

Apesar do crescimento expressivo, o número de Atacados de Autosserviço (em torno de 500) é reduzido em relação ao setor como um todo, estimado em mais de cinco mil empresas de diversos portes (três mil delas são associadas à ABAD). Questões como inflação, desemprego e insegurança quanto ao cenário político-econômico vêm provocando sensível retração do consumidor, que resultou em 4% de queda no consumo das famílias no ano passado, com 6% de queda na renda média real e expressivo aumento da inadimplência, segundo dados do IBGE e da Nielsen.

Dentre os varejos atendidos pelo setor, os supermercados médios foram os que apresentaram melhor desempenho. Já os pequenos varejos de vizinhança, embora continuem a cumprir um papel importante nas compras de reposição ou de conveniência, apresentaram crescimento reduzido ou queda, justificando retração de 1,1 ponto percentual na participação do setor dentro do mercado nacional.

Ainda de acordo com o Ranking, o setor agora possui uma fatia de 50,6% do mercado mercearil nacional. É o 11º ano em que essa participação de mercado supera os 50%, atestando a importância da atuação do chamado Canal Indireto da indústria, que atende a todos os estabelecimentos varejistas que não têm volume de pedidos para adquirir produtos diretamente do fabricante. O mercado mercearil compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais, entre outros.

pesquisa, Nielsen, atacado, atacarejo, mercado





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss