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Brasileiros usam cada vez menos celulares pré-pagos

Esse tipo de contrato registrou queda de 2,2% no número de linhas em dezembro de 2015, em comparação ao ano anterior, segundo dados do estudo realizado pela Kantar Worldpanel

Por | 20/04/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

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Os planos de celulares pré-pagos têm perdido espaço entre os brasileiros. Esse tipo de contrato registrou queda de 2,2% no número de linhas em dezembro de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do estudo realizado pela Kantar Worldpanel. Neste intervalo, os planos pós-pagos e controle tiveram alta, respectivamente de 18% e 11%. O levantamento aponta ainda que em dezembro de 2014, o telefones pré-pagos respondiam por 77,2% dos aparelhos do país. Um ano depois, o índice foi para 74,5%.

De acordo com a pesquisa, a base atual das linhas pré-pagas, que consiste em 98.183 milhões, já é menor que a base de janeiro de 2013, que era de 100.158 milhões. As classes C e DE foram as responsáveis por puxar os números dos pré-pagos para baixo. Quase seis em cada 10 (57%) das linhas perdidas migraram para planos controle (classes C e DE principalmente), enquanto 43% mudaram para pós (classe C em sua maioria).

Entre as razões que explicam a retração nos números dos pré-pagos está a diminuição dos dual chips, prática de possuir mais de um chip para aproveitar uma tarifa mais atrativa entre celulares da mesma operadora. Em 2013, 21% das pessoas que faziam uso de telefone móvel possuíam dual chip. Hoje o número caiu para 17%.

Além disso, os usos que mais cresceram entre os brasileiros foram os que demandam mais dados, nem sempre bem atendidos pelos planos pré-pagos. As práticas que mais cresceram em penetração no último ano foram a navegação de internet com mais 24,2 pontos percentuais, serviços de mensagens instantâneas com mais 28%, busca na internet com 29 pontos percentuais e uso de redes sociais com 27%. 

O levantamento revela também que a mudança para planos pós-pago e controle não significou maior gasto com tarifas. Com o passar dos anos, os brasileiros passaram a gastar mais na aquisição de aparelhos do que em mensalidades e créditos.

Pesquisa, pré-pago, kantar worldpanel

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