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Os principais erros no planejamento de Marketing Digital

Falta de conhecimento e pressa levam a escolhas inadequadas capazes impossibilitar qualquer chance de sucesso ao se elaborar estratégias para o canal digital

Por | 18/04/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Planejar é uma atividade crucial no Marketing. O que não seria diferente no universo do Marketing Digital, mas que muitas vezes é deixado de lado por uma série erros dos profissionais envolvidos, desde os gestores das organizações a fornecedores, como agências focadas nesse mercado. Vejamos alguns dos principais erros cometidos neste processo.

Falta de envolvimento do gestor no projeto
Um dos equívocos muito comuns de um gestor de empresa ao pensar em desenvolver uma estratégia para a internet é terceirizar as decisões das ações neste canal nas mãos de funcionários ou fornecedores. "Os executivos são muito pouco educados em Marketing Digital e confiam em quem está a sua volta para orientá-los. Essas pessoas, normalmente, foram capacitadas para desenvolver planejamentos de campanha ou de conteúdo muito breves ou rasos. Isso não é novo no digital. Antes do boom do Marketing Digital, quem trabalhava com planejamento estratégico de Marketing já sentia essa dificuldade por parte das organizações", aponta Nino Carvalho, professor e consultor, que trabalha há 19 anos com Marketing Digital.

A partir deste erro, surgem falhas como investimentos em plataformas e momentos errados, queima de etapas necessárias do planejamento e o desvio da atenção mais para o foco tático do que estrutural do plano.

Pressa
O tempo para a criação de um planejamento de Marketing Digital pode variar de empresa para empresa. Este período depende essencialmente de dois fatores: o tamanho do planejamento e os recursos disponíveis. "Por exemplo, desenvolvi um planejamento para a Toyota bastante longo. Diria que só a parte do diagnóstico levou entre quanto e seis meses de estudos. Agora, para uma marca menor, com menos produtos, orçamento mais enxuto e limites maiores de tempo, é possível que se faça um trabalho muito decente entre dois meses e dois meses e meio. Menos do que isso, seria um planejamento muito superficial que pode trazer problemas no futuro", ressalta Nino.

Quem deve desenvolver o planejamento?
Uma das práticas mais comuns no mercado brasileiro é delegar o planejamento nas mãos apenas de uma agência. Não que a prática seja condenada, mas ela pode interferir nos resultados desejados para as marcas e gerar mais ônus do que resultados positivos. "O planejamento obrigatoriamente deve ser precedido por um diagnóstico robusto do momento da empresa, para depois se definir o que deve ser entregue como solução. Quando você delega essa tarefa a uma agência para fazer esse percurso todo, é esperar muito do fornecedor que ele proponha mais do que ele venda. É muito tentador propor como solução algo que está entre os seus próprios serviços".

Como solução para este cenário, o consultor sugere a contração de um profissional que possa atuar como árbitro, de maneira isenta. "Ou seja, alguém que não seja especialista em Facebook, ou SEO ou em Marketing, mas sim uma pessoa capaz de orientar melhor a escolha dos parceiros, fornecedores ou no treinamento da equipe que desenvolverá o plano tático".

Agora é a sua vez de colocar essas reflexões em prática! Para te ajudar, baixe o Modelo Mental do Planejamento Estratégico de Marketing Digital e veja o vídeo com mais dicas de Nino Carvalho para apostar no ambiente virtual e ter mais sucesso.

Digital, Planejamento Estratégico

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