Comércio varejista começa bem o ano | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Comércio varejista começa bem o ano

Por | 05/03/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Comércio varejista começa bem o ano

De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista - PCCV - da Federação do Comércio do Estado de São Paulo - Fecomercio -, 2008 começou bem para o varejo já que em janeiro, o faturamento foi 6,3% superior do que no mesmo período do ano passado, completando, assim, 22 meses de crescimento no faturamento real na região metropolitana de São Paulo.

As lojas de eletrodomésticos e eletrônicos registraram o maior aumento nas vendas com 24,5% em comparação ao mesmo mês de 2007, com grande parcela referente à oferta de crédito e ao otimismo do consumidor. O setor de Vestuário, Tecidos e Calçados registrou em janeiro aumento de 22,3% no faturamento, com relação ao ano anterior. Liquidações e promoções foram as estratégias usadas para conquistar o resultado, além da valorização da moeda nacional que favoreceu a entrada de produtos importados e queda nos preços.

O setor de Material de Construção registrou crescimento de 21,4% devido a disponibilidade de crédito e ao aquecimento do mercado imobiliário. Já o setor de móveis e decoração teve alta de 8,7% com a ajuda da oferta de crédito e aumento da renda. Para as concessionárias de veículos, o crescimento foi de 7,5% no primeiro mês do ano e o motivo se dá ao alongamento de parcelas. Farmácias e perfumarias, de acordo com a PCCV, registrou alta de 3,1% no faturamento, influenciado pela expansão de crédito e fidelização de clientes através dos cartões próprios.

O segmento de supermercados cresceu de 2,7% em relação ao ano passado, abaixo da média, enquanto as lojas de departamentos, em janeiro, registrou queda de 12,2% no faturamento, resultado da concorrência e lojas de outros segmentos que vendem os mesmos produtos. As lojas de autopeças e acessórios teve o pior desempenho da PCCV, com queda de 24,7% no faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente por causa da oferta de produtos importados que provoca pequenas quedas nos preços médios, e do maior volume de vendas de veículos novos.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss