Pesquisa investiga influenciadores de consumo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Pesquisa investiga influenciadores de consumo

Por | 04/03/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Pesquisa investiga influenciadores de consumo

 Uma pesquisa apontou em números o relacionamento entre renda, endividamento, crediário e vendas no varejo. O estudo "Vendas no Varejo: o que explica a demanda?" foi realizado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR) da Fundação Instituto da Administração (FIA), em parceria com o Canal Varejo - Consultoria em Varejo de Bens e Serviços.

A pesquisa indica que a queda nas taxas de juros nos últimos anos foi mais significativa que o aumento dos prazos de crediário na hora de elevar o poder de compra do consumidor. O varejo apresentou um crescimento de vendas de 0,65% a cada 1% no crescimento da renda.

Esse aumento da renda, porém, produz endividamento de 1,7% para o consumidor, em caso de manutenção da taxa de juros e prazos de pagamento. Já o aumento de juros de 1%, sozinho, causa um crescimento de 0,84% no endividamento.

O endividamento em 1%, por sua vez, reflete-se na queda de 0,56% nas vendas do varejo. O adiamento em 1% dos prazos pode gerar um endividamento menor, de 0,31%, resultando em queda menores de venda.

A pesquisa revelou ainda o impacto nas vendas de épocas sazonais, como o Natal e Dia das Mães, em comparação com o quarto trimestre. Dezembro apresenta um aumento de 220% em relação à média do quarto trimestre.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss