Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Nove em cada 10 brasileiros reduziram o consumo em 2015

Mesmo diante do cenário ainda desafiador, consumidores estão mais confiantes e acreditam que conseguirão realizar os planos em 2016. Levantamento é do Instituto Data Popular

Por | 22/01/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A crise econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro em 2015 fez com que nove em cada 10 consumidores reduzissem os gastos no ano passado. Apesar do cenário ainda desafiador, o consumidor não está mais disposto a abrir mão de seus sonhos e um terço da população espera alcançar os objetivos neste ano. Os dados são da pesquisa "O Brasil em 2016", realizada pelo Instituto Data Popular entre os dias quatro e 12 de janeiro, em 153 municípios de todos os estados brasileiros. Foram entrevistados 3.500 consumidores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 1,66 pp para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.

Entre as pessoas que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% não realizaram o que foi planejado. Agora, em 2016, 35% acreditam que conseguirão alcançar o plano. Enquanto 54% das pessoas que planejaram e não conseguiram adquirir um eletrodoméstico em 2015, 69% disseram que vão efetuar a compra nesse ano. Já entre as pessoas que planejaram comprar um carro no ano passado 48% não realizaram o plano. Com mais expectativa, 50% acreditam que vão conseguir em 2016.

No estudo, 72% das pessoas que deixaram de realizar ao menos uma das ações e pretendem realizá-las em 2016, seja viajar para fora do Brasil ou comprar uma casa, eletrodomésticos, carro, móveis, computador ou até mesmo reformar a casa, vão buscar renda extra para conseguir alcançar o plano. Para isso, os brasileiros vão adotar diversas estratégias e 62% já fazem economia em outros gastos, enquanto 56% pretendem fazer financiamento.

A percepção de que o País passa por um momento de instabilidade é geral e 97% acham que o Brasil passa por crise econômica, 93% por crise política, 92% por crise de liderança e 90% por crise de perspectiva. O levantamento também mostra que a maioria dos brasileiros (81%) acredita que o País está em crise e para 55% desses, esta é a pior que já viveram.

Data Popular, Comportamento do Consumidor, Crise, Confiança

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss