Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Páscoa: ovo menor é a aposta da indústria para 2016

Para manter as vendas no ano em que o brasileiro não pode gastar, fabricantes criam mais opções com menos chocolate. Média será de 250 gramas, 150g a menos em relação a 2015

Por | 22/01/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Para driblar a crise econômica e ajudar o consumidor a manter a tradição de presentear com ovos de chocolate na Páscoa, os principais fabricantes do doce estão apostando em ovos menores. Apesar de não serem novidade no mercado, as variações com menor gramatura ganharam novos formatos e variações mais elaboradas. Se no ano passado a média de lançamentos variava em torno de 400 gramas, neste ano o peso não passará muito dos 250g.

Além da recessão econômica, que reduziu o poder de compra do brasileiro, a alta da moeda americana nos últimos meses também contribuiu para o aumento do valor do produto por conta do preço do cacau, cotado em dólar. Por conta das variáveis, que incluem ainda outros itens da cadeia produtiva, a expectativa é que os ovos cheguem às prateleiras até 10% mais caros em relação ao ano passado. Com o cenário de incertezas, as fabricantes reduziram os lançamentos neste ano: 147, três a menos do que em 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

A Garoto conta em seu portfólio ovos que variam entre 45 gramas a 713g. Além desses, a fabricante lança neste ano coelho da linha Baton, com 50 gramas. Outra aposta da marca é o ovo Baton de Colher com 73 gramas com recheio de leite. O produto vem ainda com uma colher exclusiva. A marca conta ainda com versões tradicionais com 120g, 200g, 220g, 355g, 375g. A grande novidade para 2016 é o Talento de colher para colorir, com recheio de chocolate ao leite com castanha-do-pará, que vem com kit de cinco lápis de cor e um minilivro para pintar, iniciativa que foi sucesso em 2015. A embalagem também pode ser colorida e personalizada.

Tamanhos para todos os bolsos
A Nestlé também está apostando em versões menores. A companhia lança neste ano coelho de chocolate com 90 gramas das tradicionais linhas Alpino e Galak. Além disso, a fabricante conta com ovos de 150 gramas, voltado para o público infantil como o licenciamento de Carros, Princesas, Mickey e Star Wars. A marca conta ainda com opções de 240 gramas, com os tradicionais Crunch, Galak, Prestígio, Sensação, além de Classic ao leite e Diet. Entre as maiores opções estão Especialidades, com 350 gramas, e o gigante Alpino, com 700 gramas.

A Arcor também preparou um portfólio com 29 opções de ovos de Páscoa que prometem agradar a todos os públicos. Para as crianças a marca traz ovos entre 100g a 150 gramas tendo a personagem Tortuguita como carro-chefe. A marca traz ainda linha de licenciados com Superman, Rapunzel, Disney Fadas, Patati Patatá e Princesa Sofia. Para os adultos os ovos são um pouco maiores, com 220 gramas, e além das variações Chocolate ao leite 220g, Chocolate branco 220g e Amargo 70% Cacau 220g, a novidade deste ano é o Bon o Bon Mousse Maracujá 200g, inspirado no bombom lançado no ano passado.

Pelo 12º ano consecutivo, a empresa traz ovos de chocolate em homenagem aos maiores times do país. São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vasco, Flamengo, Internacional e Grêmio são representados em ovos de chocolate ao leite crocante 150g acompanhados por uma bola de futebol com o brasão do time estampado.

Chocolate Premium
O segmento premium aposta em embalagens ainda mais atrativas e sofisticadas para chamar a atenção do público mais exigente e disposto a pagar mais. Este é o caso da Ferrero Rocher que investiu na delicadeza para envolver seus ovos. Os doces possuem casca de chocolate ao leite com pedacinhos de avelã, recheados com os bombons da marca. O doce está disponível nas versões 250g e 390 gramas, com preços sugeridos de R$ 48,50 e R$ 62,90, respectivamente. Pela primeira vez, a marca comercializará no Brasil a icônica pirâmide com 96 bombons. O valor não foi divulgado e a venda física será feita exclusivamente no Eataly, em São Paulo.

A Ferrero também apresenta a linha Collection, que conta com uma seleção especial de bombons no seu interior - Raffaello, Rondnoir e Ferrero Rocher.  A linha de ovos Ferrero Collection também chega ao consumidor com novas embalagens e disponível nas versões 260g: R$ 48,50 e 370g: R$ 62,90 (preço sugerido). A marca conta ainda com opções menores e mais em conta para atender o consumidor que está querendo economizar. Entre as opções estão a Ferrero Eggs, edição limitada e especial para a Páscoa, com ovinhos de chocolate com recheio cremoso de avelã ou cacau (chocolate amargo), ao preço sugerido de R$ 17,90, a embalagem com 100 gramas. O Ferrero Bunny é a versão coelhinho da marca, que conta com chocolate ao leite com pedacinhos de avelã. O produto com 100 gramas tem preço sugerido de R$ 24,90.

A Ferrero Rocher traz suas tradicionais embalagens com 15 e 24 bombons em edições especiais tematizadas para a data e prontas para presentear. Disponível nas versões com oito, 15 e 24 unidades, os preços sugeridos são R$13,80, R$28,90 e R$48,50, respectivamente. Outra opção é a caixa de Raffaello, que ganhou caixa especial para presente contendo 24 unidades com preço sugerido de R$27,90. Já a Ferrero Collection, combinação de três bombons da Ferrero (Ferrero Rocher, Raffaello e Rondnoir), estará à venda disponível nas versões com nove, 15 e 21 unidades. Os preços sugeridos são R$21,50, R$ 33,90 e R$48,50, respectivamente.

Mercado de luxo
A Kopenhagen traz 17 lançamentos em portfólio com 60 produtos dedicado para a Páscoa em 2016. Entre as principais novidades está a parceria com marcas do mercado de luxo. Com a Pandora a companhia espera repetir o sucesso do ano passado na venda do Sweet Treasure, que dentro de um ovo artesanal traz bombons em formato de coração e um bracelete de prata da Pandora, com fecho de coração. Neste ano, a fabricante conta ainda com produto desenvolvido com a Le Lis Blanc. O ovo Fashion chega ao mercado com um nécessaire exclusivo da marca de lifestyle e um ovo de 250 gramas.

A Família Desserts também apresentará os novos Dessert Éclair e Dessert Mil Folhas. Outros destaques são o novo Ovo + Leite, Ovo Língua de Gato Trufado, Ovo Black & White Frutas Vermelhas, Ovo Cappuccino e o Ovo Pistache Cremoso. Além disso, o novo Ovo Mil Delícias de chocolate ao leite com produtos Mil Delícias na embalagem: bombons nos sabores Maracujá e Frutas Vermelhas, Minitrufas nos sabores Lajotinha e Língua de Gato e Sticks de Canutti e Caramelo e a Lata Ovinhos Amareto, com ovinhos de chocolate ao leite recheados com licor Amaretto. A Linha Funcional chega com o novo Ovo Zero Lactose, Ovo Língua de Gato, Ovo Finesse, Cesta de Ovinhos e Ovinhos Diet ao Leite.

A Cacau Show utilizará 7,9 mil toneladas de chocolate, que darão origem aos 20 lançamentos e aos mais de 50 produtos do portfólio da marca, com uma seleção especial de ovos trufados, bombons, trufas, presentes e tabletes. Entre as novidades elaboradas para período, está o Ovo Dreams Petit Gâteau, com três camadas de recheio, que foi desenvolvido para proporcionar uma experiência gastronômica única aos apaixonados por chocolate.

A marca ainda apresenta produtos para agradar aos gostos dos mais variados perfis de consumidor. Entre eles, o Ovo Chocobichos, sucesso da linha infantil, com bichos de pelúcia de diferentes lugares do mundo (rinoceronte, pinguim e urso-polar), em formato de pescoceira, e o Ovo Bytes, com um exclusivo fone de ouvido. Para os amantes de chocolate com alta intensidade de cacau, a novidade é a linha Bendito Cacao e, para os apaixonados pela harmonização de chocolate com bebidas alcoólicas, o Ovo Gourmet Vinho do Porto.

Leia também: A Páscoa e as preferências do consumidor brasileiro. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss