User Experience Branding - O que é e como pode ajudar a sua marca | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

User Experience Branding - O que é e como pode ajudar a sua marca

Conceito tem o propósito de incluir o usuário como agente do processo criativo das marcas, estimulando um diálogo contínuo. Veja no vídeo o case do Rio 450 Anos

Por | 21/01/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Colocar o usuário como agente ativo do processo de Branding. Essa é a proposta do User Experience Branding, um conceito relativamente novo, que passa a construção do significado das marcas para as mãos do usuário. Ele surge em um momento em que a mensagem de uma companhia não é transmitida apenas por meio de uma comunicação e uma identidade visual estáticas, verticais e unilaterais

A partir dos anos 1980 e, sobretudo, na década seguinte, começam a aparecer marcas mais flexíveis, coincidindo com a expansão das redes de comunicação, fazendo com que as ações de comunicação das empresas ganhem as configurações mais próximas de um diálogo. Quando chegamos aos anos 2000, o diálogo é extrapolado a ponto de as marcas não apenas falarem, mas ouvirem e responderem seus consumidores, sobretudo no universo de redes em que vivemos atualmente.

É nesse cenário que o User Experience Branding começa a ganhar adeptos, ainda que de forma lenta. "O futuro do Branding está muito mais na experiência do que na disciplina em si como a conhecemos. Existe um ambiente novo de colaboração, de horizontalidade, de processos muito mais dinâmicos e criativos que o mercado está exigindo. Pela frente temos uma leve tendência a mudar, mas sem ter bem definida uma virada na utilização do conceito e como as empresas vão assimilá-lo", explica Ricardo Leite, Sócio-Fundador e CEO da Crama Design Estratégico

Veja no vídeo abaixo uma entrevista completa com Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico sobre o conceito e o case da marca Rio 450:

branding, user experience branding, design

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss