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5 motivos para monitorar o comportamento do consumidor

Entender a jornada de compra no ambiente virtual, ajuda a implantar ações mais assertivas e aumentar a rentabilidade. Dicas são de Welington Sousa, Gerente de Marketing da All In

Por | 15/01/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Entender o comportamento dos shoppers é fundamental para desenvolver ações mais assertivas, aumentando as chances de converter a venda. Reportagem publicada no Mundo do Marketing nesta quinta-feira reforça que mapear a jornada de compra do consumidor devolve o poder às marcas. Nas compras online, qualquer movimento do internauta é capaz de dar sinais das expectativas dele e observar esses passos e analisá-los facilita a criação de campanhas com ofertas para o futuro.

Mesmo com tanta facilidade, ainda são poucas as empresas que utilizam informações comportamentais dos consumidores. Apenas dois em cada 10 profissionais buscam segmentar a base de contatos com base nesse conteúdo, segundo o Censo de E-mail Marketing 2015, produzido pela Econsultancy.

Veja cinco motivos para aderir ao monitoramento de hábitos comportamentais e potencializar suas campanhas, destacadas por Welington Sousa, Gerente de Marketing da All In.

1 - Campanhas assertivas
Ao monitorar o comportamento do consumidor, é possível descobrir suas preferências e interesses, oferecendo produtos e serviços relevantes para aquele momento. Dessa forma, a tática do disparo contínuo dá lugar ao envio inteligente, concentrando os esforços e custos apenas no e-mail que pode de fato representar uma venda futura.

2 - Relacionamento
O profissional pode se antecipar à demanda e desenvolver e-mails para os diversos momentos da vida do cliente. Se uma pessoa procura itens de bebê agora, muito provavelmente pode se interessar por fraldas nos próximos meses e por brinquedos educativos em alguns anos. Resumindo: a empresa se relaciona com o usuário e torna-se parte importante em seu cotidiano.

3 - Segmentação da base
Por meio do acompanhamento do consumidor, é possível construir um perfil completo do público-alvo, incluindo dados como recorrência de pedidos, abandono de carrinho e categorias mais visualizadas. Assim, o profissional consegue ir além da "tradicional" divisão por sexo, faixa etária e região.

4 - Automatização
Atualmente, o monitoramento é feito de forma automática pelo próprio disparador de e-mail marketing, incorporando dados diretamente do site, para a construção de uma mensagem adequada ao usuário. Com isso, o profissional de marketing fica livre para criar novas estratégias e campanhas.

5 - Rentabilidade
Com custos mais baixos e e-mails marketing assertivos, o ROI de cada campanha aumenta consideravelmente. Quando utilizam conteúdos personalizados têm 325% de visualizações a mais do que as mensagens tradicionais, de acordo com dados apresentados no Shop.org. Ou seja, quanto mais cliques, mais possibilidades de vendas concretizadas. 

Econsultancy, Shopper, Consumo, Consumidor, E-commerce





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