Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Samsung, Google e Apple estão entre as 10 empresas mais ágeis no mundo

Levantamento da Landor analisou as marcas que estão sempre se renovando sem perder sua essência, mas se adaptam e reagem positivamente às transformações do mercado

Por | 07/01/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Samsung, Android, Wikipédia, Google, Dyson, Apple, Youtube, Microsoft, Ikea e Disney são as marcas mais ágeis do mundo de acordo com estudo realizado pela Landor, agência global de branding. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, na primeira, verificou-se a percepção de marca de 80 mil consumidores, por meio de uma série de métricas como diferenciação, relevância, conhecimento e estima.

Durante essas etapas foram analisados atributos como liderança e autenticidade, além do desempenho financeiro, das ações de Marketing e pesquisas com consumidores. Por fim, para chegar ao top 10 das marcas mais ágeis do mundo, o estudo cruzou o resultado das três primeiras etapas com a avaliação da última.  De acordo com a pesquisa, nos últimos cinco anos, as 10 primeiras marcas apresentaram crescimento nos negócios porque demonstram agilidade em suas operações e flexibilidade às transformações do mercado. Este será o futuro das marcas.

Veja os seis comportamentos que definem uma marca ágil, segundo a Landor:

1.Adaptável: marcas ágeis estão dispostas a mudar e a fazer isso rapidamente. Elas entendem que o sucesso exige ser ágil ao risco e à oportunidade. A Ikea, empresa sueca especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, já havia conquistado o público jovem. No entanto, lançou uma coleção especial de "double-duty", ou seja, de peças que ajudavam os moradores a maximizar os espaços de casa. A iniciativa foi um sucesso.

2.Focada em princípios: significa procurar novas maneiras de entregar valor e garantir relevância. A Disney alcançou o sucesso por meio da imaginação. No entanto, na década de 1990 enfrentou dificuldades financeiras. Como estratégia, adquiriu a Pixar e a Marvel, renovando o portfólio de conteúdo, mas sem abandonar os seus princípios.

3.Aberta: marcas ágeis estão abertas a conversas e a novas ideias. Elas abrem as portas para a comunicação com clientes, funcionários, parceiros e sociedade para que tenham um relacionamento direto e ativo com o mercado. O Android, por exemplo, permite que os usuários personalizem seus dispositivos em um grau mais elevado que a Apple, fazendo jus ao slogan "Be together. Not the same".

4.Responsável: no sentido de respeitar comunidades, meio ambiente, clientes e funcionários. Ações responsáveis solidificam conexões entre marca e consumidor. A Samsung, primeira colocada da lista, usou a tecnologia para melhorar a vida das pessoas com autismo. Criou o aplicativo "Look At Me" para desenvolver as habilidades de comunicação de crianças autistas, aprofundando as relações com aqueles ao seu redor.

5.Global: todo negócio é um negócio global, independentemente do número de países em que uma marca atua vendendo seus serviços/produtos. Marcas ágeis devem estar aptas a aprender com o mercado global e garantir que sejam relevantes às necessidades locais. A campanha publicitária Keep Walking, da Johnnie Walker, foi adaptada para 120 mercados com sucesso.

6.Multicanal: marcas ágeis trabalham em todas as plataformas. O Youtube, sétimo colocado na lista, encontrou maneiras de estender seu conteúdo e lançou o Youtube Space para promover a produção de vídeos e a formação na área.

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss