Comportamento do consumidor sofre mudança em meio à crise | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Comportamento do consumidor sofre mudança em meio à crise

Pesquisa realizada pela MeSeems constatou que a maioria da população continua consumindo os mesmo produtos e serviços, mas em menor quantidade mesmo com esse cenário

Por | 14/12/2015

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Em meio a um cenário econômico ruim, a maioria da população continua consumindo os mesmo produtos e serviços só que em menor quantidade. Pesquisa realizada pela MeSeems que avalia o comportamento do consumidor mostra também que 32% dos entrevistados afirmam que preferem consumir produtos similares ou mais baratos para se adequar a atual situação financeira.

Quando questionados sobre as prioridades de consumo por sexo, é possível afirmar que para os homens há uma tendência de queda na prioridade de consumo em quase todos os itens, exceto nos considerados mais essenciais, como medicamentos e mantimentos. Já entre as mulheres, nota-se que a prioridade de compra de roupas, smartphones, artigos para beleza e imóveis tem queda maior do que a vista entre os homens. Vale destacar que, mesmo que os artigos de beleza sejam mais importantes para as mulheres, a queda é maior nesse público.

Entre os mais jovens, a compra de produtos como roupas, smartphones e artigos para beleza, era mais importante do que entre os mais maduros na pesquisa realizada em junho. Porém, observa-se que, no estudo de outubro, essa prioridade sofre queda e chega ao mesmo patamar visto entre o público com mais de 30 anos. De forma geral, observa-se que a frequência de consumo diminuiu para a maioria das categorias estudadas. Sendo as de roupas, calçados e a de artigos de beleza são as que sofreram a maior queda.

Outro aspecto levado em consideração é em relação a reservas financeiras, homens e mulheres com mais de 30 anos, têm poupado mais os seus salários. No estudo de junho, a maioria dizia poupar 10% mensamente, já em outubro, esse valor subiu para uma variação de 11% a 20%.

Destacam-se neste novo levantamento:

• Os setores da economia onde houve maior número de demissões foram os de Vendas / Comercial, Indústria e Construção Civil;

• O brasileiro continua retraindo o consumo em algumas categorias, principalmente de bens que podem ser considerados supérfluos como roupas / calçados, smartphones e artigos de beleza;

• A visão da economia no curto prazo continua ruim, os brasileiros estão um pouco mais pessimistas. Porém, no longo prazo o otimismo em relação à economia cresceu de forma significativa.

MeSeems, pesquisa, comportamento do consumidor

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss