Internautas gostam de lançar tendências e experimentar novos produtos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Internautas gostam de lançar tendências e experimentar novos produtos

Estudo feito pela Navegg analisou o comportamento online do consumidor e contatou que 16% dos brasileiros querem estar sempre na moda e são muito impactados pelo que famosos usam

Por | 08/12/2015

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Internautas gostam de lançar tendências e experimentar novos produtos tecnológicos. De acordo com levantamento feito pela Navegg, que analisou o comportamento online dos consumidores, foi constatado que 16% querem estar sempre na moda e são muito impactados pelo que os famosos usam. O estudo mostra também que os grupos de usuários são heterogêneos e vão desde internautas que apostam em produtos inovadores e querem exclusividade, até os conservadores e ecologicamente corretos.

O levantamento analisou mais de 20 milhões de transações mensais desde o primeiro clique no banner até o checkout do produto. A partir desse estudo, os usuários são divididos em quadrantes e distribuídos conforme seu comportamento e faixa etária. Dos internautas classificados, 12% pertencem ao grupo "Vencedores", formado por pessoas bem-sucedidas que possuem em média, 35 a 50 anos e valorizam a exclusividade e pode pagar por isso. Em sua maioria pertencem a classe A.

Já o grupo dos "Exploradores", representa 17% dos usuários e é composto por pessoas que buscam novas experiências e sensações. Altamente conectados, os exploradores são curiosas, gostas de experimentas novidades tecnológicas e lançam tendência. A média de idade é menor, de 18 a 34 anos, com a maioria pertencente a classe B.

Os "Seguidores" representam 16% dos internautas brasileiros e como o próprio nome diz, seguem o que os outros grupos, especialmente, o que os exploradores testaram, estão antenados com as tendências e querem passar a imagem de estarem na moda sempre. Com média de idade de 18 a 34 anos, fazem parte das classes A e B e são muito influenciados pelo que as celebridades estão usando.

Existe também o tipo "Ostentação", composto por pessoas que compram por impulso, valorizam mais embalagem do que conteúdo e querem produtos que demonstrem status. A média é de 14 a 35 anos, além de serem motivados por luxo, esse público quer entrega ágil para satisfazer um desejo imediato. Diferente dos outros públicos, os "batalhadores" são os principais responsáveis pelo sustento da casa e sua palavra de ordem é economia. Representando 10% da fatia de internautas, esse público está mais interessado em produtos duráveis para suprir as necessidades da família, faz parte da classe C e tem entre 35 e 54 anos.

Já na outra ponta estão os "Transformadores", pessoas que valorizam o meio ambiente, são menos materialistas e buscam produtos política e ecologicamente corretos e podem pagar mais por isso. Com 11% de participação, esse grupo é composto por pessoas de 18 a 39 anos que pertencem às classes B e C.

Outro grupo que também leva em conta outros fatores ao comprar um produto são os "Conservadores". São consumidores fiéis às marcas e não as trocam facilmente por outras. Segurança e preço são fatores que influenciam a compra desses clientes que tem entre 35 e 59 anos e representam 8% da rede de usuários. Os "Despretensiosos", por outro lado, não leva em conta a marca, mas preço baixo e facilidade de crédito. Para esses 12% de usuários, oferta por tempo determinado é um chamariz e assim como o grupo "Ostentação" querem entrega rápida. A classe C é a predominante para esse grupo que está na faixa etária de 18 a 35 anos.

Navegg, internautas, comportamento

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss