Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

4 dicas para as companhias aumentarem seus rendimentos

Empresas devem agir agressivamente para aumentar sua eficiência organizacional, comercial, operacional e de capital para elevarem seus lucros, de acordo com BCG

Por | 07/12/2015

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Empresas devem agir agressivamente para aumentar sua eficiência organizacional, comercial, operacional e de capital para elevarem seus lucros e estarem prontas quando a economia brasileira voltar a crescer.  De acordo com o relatório "Gerando Valor no Ambiente de Estagnação do Brasil", realizado pelo Boston Consulting Group, as companhias devem remodelar sua estratégia comercial de modo a dedicar mais tempo aos clientes e reduzir as tarefas burocráticas.

A análise mostra que, em média, as empresas listadas na Bovespa entregaram retorno negativo de 4,6% aos seus acionistas entre os anos de 2010 a 2014. Para aumentar a competividade e voltar ao crescimento sustentável quando o país se recuperar, o estudo aponta quatro alavancas para que as empresas aumentem seus rendimentos: Eficiência Organizacional, Eficiência Operacional, Eficiência Comercial e Eficiência de Capital.

1 - Eficiência Organizacional - O relatório aponta que as empresas devem simplificar a organização, reduzir a sobreposição de trabalho, revisar o escopo e os níveis de trabalho. De acordo com o estudo, muitas empresas no Brasil deram pouca importância para a sua estrutura gerencial, o que resultou em profissionais se dedicando a tarefas redundantes.

2 - Eficiência Operacional - As empresas devem melhorar suas práticas de compras, redesenhar a sua forma de trabalho, investir em automação e aperfeiçoar a área de supply-chain. É essencial capacitar os trabalhadores, mensurar eficiência de custos e de produção.

3 - Eficiência Comercial - É preciso aumentar a eficiência comercial por meio da melhoria da efetividade da força de vendas, aperfeiçoar os investimentos em Marketing, rever as estratégias de precificação e redesenhar os mercados de distribuição.

4 - Eficiência de Capital - Na época em que o país estava em pleno crescimento, muitas empresas apostaram em investimentos que não foram produtivos. Agora, com a taxa de juros mais alta e com disponibilidade de crédito mais escasso, as companhias devem achar saídas para reduzir seu capital de giro e fazer melhor uso dos seus gastos de capital e ativos fixos.

BCG, empresas, rendimentos





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss