Classe C reduz consumo de supérfluos e prioriza itens da cesta básica | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Classe C reduz consumo de supérfluos e prioriza itens da cesta básica

Levantamento da Nielsen mostra que volume de venda de produtos de Limpeza, Higiene e Beleza, Bebidas Alcoólicas/Não Alcoólicas e Perecíveis teve queda de 0,7% entre junho a agosto

Por | 01/12/2015

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A recessão econômica está fazendo com que o brasileiro reveja o carrinho de compra e deixe de lado itens supérfluos que eles já estavam acostumados. A constatação é da pesquisa Tendências Nielsen, realizada entre janeiro a agosto /2015, que aponta que o consumo da cesta de produtos de Limpeza, Higiene e Beleza, Bebidas Alcoólicas/Não Alcoólicas, Perecíveis e outros itens de Mercearia, caiu 0,7% em volume de vendas. 

Na comparação entre junho a agosto de 2015 com o mesmo período de 2014, houve uma queda ainda maior, de 2,9% no volume de vendas das cestas de alimentos citadas acima. A cesta de produtos analisada pela Nielsen deve ter uma retração de até 1,8% no fechamento de 2015. O destaque ficou para o segmento de Higiene e Beleza, que consegue crescer por marcas mais baratas ou embalagens econômicas.

De junho a agosto deste ano, itens da cesta básica tiveram aumento de 0,9% em volume de vendas. Como a população está mais endividada ela passa a cortar os itens supérfluos das compras, priorizando alimentos e produtos de necessidade básica, sendo que no período quase 60% das categorias supérfluas perderam penetração neste público. A classe C continua estabilizando o consumo com baixa variação do ticket e gasto médio, ou seja, gasta cada vez menos na comparação com outras classes sociais. Na busca pelo melhor preço, o atacarejo está ganhando cada vez mais adeptos. 

Classe C

Classe C

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss