Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Publicidade

Black Friday: um mau negócio para varejistas

Data joga lucros para baixo e não converte compradores em clientes fiéis. Metade dos americanos considera uma má ideia comprar nesta sexta, diz pesquisa

Por | 27/11/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Michael Silverstein, Diretor da Boston Consulting GroupChegou a tão aguardada Black Friday, em que clientes correm para a web e para as lojas atrás de ofertas. Especialmente no atual cenário de crise no Brasil, muitos comerciantes não perderão a oportunidade de escoar produtos como não conseguiram o ano inteiro, mas será que a data é mesmo boa para as empresas? Pode ser que não, como ressalta Michael Silverstein, Diretor da Boston Consulting Group, em post publicado no LinkedIn. Uma pesquisa da consultoria realizada com 10 mil consumidores americanos mostra que a metade considera uma má ideia comprar nesta sexta-feira. Essa parcela diz que ficará longe das lojas.

A população americana ainda se mostra preocupada com a economia e inclinada a poupar, reflexos da Grande Recessão de 2008. Por isso, as famílias fixaram os gastos de fim de ano no mesmo nível do ano passado, ou seja, em US$ 988,00. Os entrevistados também disseram que sairão com uma lista de presentes em mão, o que tende a reduzir as compras por impulso. Se o orçamento previsto para os presentes for gasto durante a Black Friday, nada mais tende a ser comprado depois. Com isso, os varejistas verão seus lucros derrubados.

Michael Silverstein ressalta que, para os fabricantes e varejistas, a Black Friday é tudo menos um dia de vendas rentáveis. Os consumidores leais de uma marca compram o ano todo e sem desconto e são eles que, embora em número pequeno, respondem pela maior parte da rentabilidade do negócio. As expectativas de que os clientes atraídos pelos preços baixos da data se tornarão clientes fiéis não tendem a se concretizar. Os comerciantes acabam apenas perdendo dinheiro.

Black Friday, Boston Consulting Group, varejo

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss