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Pesquisa

Toyota conquista liderança de melhor relacionamento com cliente

Pesquisa realizada pela SAX avaliou setores como bancos, restaurantes, concessionárias, telefonia, farmácias, lojas de departamento, companhias aéreas e comércio eletrônico

Por Bianca Ribeiro - 12/11/2015

A rede de concessionárias Toyota conquistou a primeira posição no ranking das 20 empresas que se relacionam melhor com o seu consumidor. A pesquisa CX Index Brasil 2015, realizada pela SAX, avaliou 15 setores do mercado, três a mais em relação ao ano passado, em nove estados brasileiros. Os entrevistados avaliaram a experiência que viveram em suas relações com bancos, lojas de roupas/departamento, restaurantes/fast-food, varejo de eletroeletrônicos, drogarias e farmácias, telefonia fixa e móvel, comércio eletrônico, planos de saúde, internet, companhias aéreas, hipermercados, TV por assinatura, lojas de cosméticos/perfumaria.

Além da Toyota, fazem parte do top 10 do ranking a rede de supermercados Záffari e a rede de farmácias Panvel, ambas com forte presença na Região Sul. A lista conta ainda com O Boticário, Subway, MAC, Outback, Hyundai, Saraiva e Sephora. A classificação do estudo feita por setores traz na primeira posição as lojas de cosméticos e perfumaria, já no segundo lugar, estão as farmácias e em terceiro os restaurantes e fast food, seguidos por concessionárias de veículos. Nas últimas posições do ranking estão os provedores de internet, operadores de telefonia móvel e transporte público, que recebem constantes reclamações por parte de seus clientes.

A análise permite a empresas e setores um indicador objetivo de percepção das experiências vividas por seus clientes, proporcionando um entendimento mais amplo de como os clientes veem suas experiências e como as valorizam. Para chegar a esses resultados a pesquisa consultou pessoas sobre eficiência no atendimento, facilidade, cortesia e satisfação no relacionamento.

Pesquisa, Toyota, relacionamento com consumidor