Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Dia das Crianças em meio à recessão traz desafios às marcas

Pais continuarão a dar presentes, mas receosos quanto aos gastos. Empresários devem criar ações atrativas para convencer o consumidor, que busca roupas e brinquedos

Por | 09/10/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Considerada a terceira melhor data para vendas, o Dia das Crianças de 2015 traz um grande desafio aos empresários e executivos: o de conquistar pais e filhos com o presente ideal. Apesar de diversas opções, brinquedos e roupas devem sair na frente, seguido de acessórios e aparelhos eletrônicos, segundo pesquisa feita pela eCGlobal Solutions em parceria com a eCMetrics e o Mundo do Marketing.

O estudo mostrou que pouco mais da metade dos usuários pretende comprar algo para o próprio filho (53%), sobrinho (47%) ou ainda outra criança (27%) na data. A faixa etária a ganhar algum mimo é de até 10 anos de idade, sendo apenas 11% com 14 anos ou mais. Algumas das marcas citadas como opção de presentes foram Nike, C&A, Disney e Lego, sendo as duas mais citadas Estrela e Samsung. Apesar das marcas de eletrônicos estarem entre as mais lembradas, 80% dos responsáveis priorizam o que as crianças querem ganhar enquanto apenas 12% dizem optar por presentes guiados pelos preços baixos ou promoções.

O comportamento em relação ao planejamento das compras é geralmente de uma a três semanas de antecedência (56%), tendo uma parcela (17%) que compra o presente com um mês ou mais de antecedência. Dos que buscam uma lembrancinha na véspera ou no mesmo dia o número chega a 6%. O shopping foi escolhido por 60% das pessoas como o local ideal para adquirirem os presentes, seguido por Internet e loja de rua.

Em relação aos gastos, 35% dos entrevistados pretendem gastar mais no presente desse ano, 40% pretendem gastar menos e apenas 25% pretendem gastar o mesmo. Ajudando um pouco mais nos gastos, vemos também que a comemoração mais comum é em casa reunindo a família, no entanto, uma parcela também pretende ir para algum lugar onde todos possam se divertir juntos.

Cenário de incertezas
Com a situação crítica da economia no Brasil, neste ano os pais, tios e avós pensarão com mais cuidado antes de comprar o tão esperado presente do Dia das Crianças. Se por um lado por causa da crise é possível encontrar mais ofertas, pois o comércio está necessitando vender, por outro é necessário escolher algo que não pese no orçamento. Mesmo com esse clima de pessimismo, a data deve agitar o setor em todo o país.

Com a necessidade de economizar, muitos peregrinam de loja em loja para tentar encontrar pelo melhor preço e, ao mesmo tempo, atender às expectativas dos pequenos. Mas, para auxiliar a economizar na hora da compra, a tecnologia surge como uma aliada para comparar e pesquisar os melhores preços e produtos.

A internet, por sua vez, deve ter um reforço nas vendas nesse período. O comércio eletrônico deve faturar no Dia das Crianças R$ 1,9 bilhão, o que representa um crescimento de 18% quando comparado com o movimentado na mesma data de 2014, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O volume esperado é de 6,8 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 285,00. Os números compreendem as vendas realizadas entre 21 de setembro e nove de outubro, última sexta-feira antes do feriado.

Por outro lado a Associação Comercial de São Paulo avalia que o comércio paulistano deve registrar queda de 5% nas vendas para a data se comparado com o mesmo período do ano passado. No varejo físico, levantamento realizado em setembro pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo, aponta também uma grande variação de preços entre os principais brinquedos do mercado. A maior variação encontrada chegou a 124% em um mesmo produto.

Para os pais que pretendem ser mais comedidos, uma das soluções é comprar o presente no varejo online. Segundo levantamento do CupoNation, é possível economizar em média 12% ao comprar roupas, brinquedos e outros itens, utilizando cupons desconto nas lojas virtuais. Somente no segmento de bebês, crianças e brinquedos estão disponíveis mais de 100 ofertas e cupons de desconto de diversos varejistas online. Este ano, o cupom mínimo encontrado foi de 5% de desconto em todo o site da tradicional loja infantil Ri Happy, por exemplo. A maioria dos cupons corresponde a 10% e 15% em lojas como Baby e Tricae.

Antes de concluir uma compra, no entanto, é preciso estar atento ao tempo de frete de cada loja online para evitar que o presente chegue depois do Dia das Crianças. Entre os principais fatores que influenciam o tempo de entrega estão o tipo de frete escolhido e o endereço -capitais e principais regiões do sudeste costumam ter o frete mais rápido.

E-commerces apostam em hotsites para a data
As lojas virtuais estão apostando na data e prepararam ações e promoções especiais. O Walmart.com incentiva a criatividade como parte da brincadeira, além de mostrar em vídeos o funcionamento de brinquedos. São sete vídeos que, além de explicar como é a prática de cada artigo, mostram a pais e filhos formas de brincar com ele. A apresentação fica por conta da designer Estefi Machado, mãe de um menino de oito anos e famosa pelo blog que criou há três. Com o título "Dia das Crianças - Vem brincar, vem criar", os filmes mostram sugestões de diversão utilizando artigos que todos têm em casa - como, por exemplo, caixa de papelão, fita crepe, fios de lã coloridos ou canetinhas. 

Além dos vídeos, disponibilizados nas redes sociais do site, a empresa criou uma página especial para o Dia das Crianças, com opções de presentes por preço, idade, personagens e tipo, como jogos, miniveículos, games, bicicletas e até moda e acessórios para os pequenos. Para garantir a diversão no Dia das Crianças, a companhia traz opções de presentes com preços baixos para todos os gostos e bolsos.  São mais de mil itens, com brinquedos a partir de R$ 6,90. Entre as opções, as bicicletas apresentam a maior expectativa de crescimento de vendas, 20% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

A rede também investiu em marca própria e trouxe mais de 150 opções de itens exclusivos. Ao todo são oito selos - Kid Connection (linha pré-escolar); Next (acessórios para bikes); My Little Love (bonecas e acessórios); Wish I Was (acessórios de cozinha); Teddy Precious (pelúcias); Adventure Wells (carrinhos e pista de corrida); Sparkle Girls (fashion doll), e My Sun Shine (verão) - todas dirigidas às crianças de idade pré-escolar e aos amantes de aventura. Os brinquedos mais vendidos, como itens licenciados da Frozen, Barbie, Monster High, Transformes e Avengers, também estarão à venda no Walmart. 

A Americanas.com aderiu à data e preparou diversas ações que vão agradar os pequenos e aqueles que compram os presentes. Além de garantir bons preços para o dia das crianças os clientes poderão ganhar descontos para o Natal. As compras realizadas até o dia 12 de outubro, a partir de R$ 199,00, resultarão em descontos de 10% no mês de dezembro, desde que essas sejam iguais ou maiores que R$ 199,00. A campanha vale para as categorias brinquedos, bebês, games, moda infantil, esporte, livros e DVDs infantis.

Igualmente, o Shoptime criou um hotsite que dá descontos em itens infantis. Quem comprar por ele receberá 10% de desconto na categoria brinquedos. Há opções como a "Boneca Barbie Fairy Sereia Bolhas Mágicas", por R$ 129,90, "My Style Atelie de Costura", por R$ 379,00, e "Little Mommy Peniquinho", por R$ 199,90. Ou ainda com "Hot Wheels Estação Científica", por R$ 149,90, "Imaginext Nova Batcaverna", por R$ 399,90 e "Boneco Avengers Hulk Buster Eletrônico", por R$ 219,00.

Com o conceito "Está liberado ser criança. Solte a imaginação!", a Imaginarium também espera aumentar as vendas no período. Entre os lançamentos, que já estão disponíveis em todas as lojas do país, incluindo a virtual, estão as almofadas em diversos formatos, como cachorros, gatos, pinguins, ursos e até mesmo sorvetes. Além disso, a empresa investiu em luminárias, porta-pijamas, cofre cabo de selfie. Durante a campanha de Dia das Crianças, que encerra no dia 12 de outubro, nas compras acima de R$ 85,00, o cliente leva para casa um kit de massinhas coloridas.

Varejo faz promoção
As lojas de rua também prepararam ações para atrair os consumidores. A Tip Top investiu em uma iniciativa de compre e ganhe. A cada R$ 200,00 em compras, os clientes receberão uma boia de braço com uma estampa exclusiva de um dos personagens da marca, o TipGuinho Macaco. A promoção está disponível em todas as lojas da rede, incluindo as físicas.

Já a C&A apostou na estratégia de oferecer produtos licenciados com personagens icônicos como Simpsons, Tartarugas Ninja, Popeye, Minions, Chaves e Ever After High. Os bonecos consagrados da Disney, Cartoon, Mattel e Marvel, tais como Frozen, Vingadores, Star Wars e Hora da Aventura, entre muitos outros, também são destaque, assim como as licenças exclusivas de mais de 20 marcas, como Barbie, Hot Wheels e Monster High.

A rede varejista está ampliando suas linhas baby e para crianças, confeccionadas com algodão mais sustentável, que, entre outros atributos, não utiliza agrotóxicos e usa menos água em seu cultivo. Além disso, entre os dias 23 de setembro e 12 de outubro, na compra de três produtos infantis, com exceção de eletrônicos, óculos e cosméticos, o cliente ganha um brinde. São seis opções: coroa e uma miniatura da Elsa, pista da Hot Wheels, garrafinha Angry Birds, bolsa Ever After High, óculos da Barbie ou do Homem-Aranha. A promoção é válida enquanto durarem os estoques das lojas e no e-Commerce.

Já a rede de calçados Di Santinni lançou a campanha "Magia ou Aventura?", inspirada nos personagens dos desenhos animados "Frozen" e "Spiderman", da Disney. A campanha envolverá ações em mídia tradicional até o dia 12 de outubro e, até o dia 10 de outubro, a empresa promoverá uma ação gratuita no Parque de Madureira com brincadeiras, distribuição de brindes e atrações musicais em comemoração à data.

As lojas foram transformadas em um espaço lúdico e interativo, com o castelo das princesas Anna e Elsa. Totens, cartazes, móbiles e adesivos do filme complementam a decoração dos pontos de vendas.  Os pequenos podem tirar fotos nesse ambiente mágico que está em exposição nas unidades. A lojista investiu em 15% a mais na quantidade de produtos em comparação ao ano passado. As vitrines passam a ser apresentadas de maneira diferenciada e apresentam as apostas da rede para a data, como sandálias, tênis e chinelos alusivos aos personagens. Calçados da linha Frozen acompanham um cetro de princesa e os da linha Homem-Aranha, um spider spin. Há produtos, também, das coleções Minnie, Barbie, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Ben10 e Hot Wheels.

O supermercado Extra trouxe para este Dia das Crianças os principais lançamentos da indústria e reforçou os estoques com opções que vão agradar todas as crianças. No mês de outubro, a rede realizará ações promocionais, ofertas exclusivas, além de oferecer condições de pagamento diferenciadas para o período. Entre as apostas para a data, a empresa destaca os lançamentos da Mattel, Hasbro e Candide, como as bonecas Barbie, Princesas, Ever After High, Monster High, bonecos Avengers, Pelúcias Frozen, Hot Wheels, e também os novos Drones, da Candide.

A varejista aposta também nos brinquedos mais tradicionais com ótimo custo e benefício, que nunca saem de moda e a diversão é garantida. Entre eles, barracas com bolinhas, pelúcias, bonecas fashion doll, helicópteros e carrinhos de controle remoto e carrinhos com roda livre. Os clientes vão encontrar também triciclo e lançamento de bicicletas aro 12, com preços promocionais.Com todas as ações, a rede espera um crescimento acima de 10% nas vendas de brinquedos e bikes em comparação ao mesmo período do ano passado.

Fugindo da temática de brinquedos, a MMartan elaborou dois produtos especiais para os pequenos: um jogo de lençol que pode ser rabiscado com canetinhas, e um kit de cama que "veste" as meninas como princesas - ambos confeccionados com as melhores matérias-primas. O Jogo de Lençol Petit Artist é feito de algodão com desenhos prontos para colorir com canetinhas de tinta lavável possibilitando à criança criar, pintar e colorir. Depois de lavado, o produto fica novinho, pronto para novas "artes".

Para quem curte o mundo de contos de fadas a marca também lançou um jogo de lençol das Princesas. O kit é estampado com um vestido no edredom e uma coroa na capa do travesseiro. A composição "veste" a menina quando deitada, trazendo o acabamento easy care, que é mais fácil de lavar e passar.

Já a marca Lilica & Tigor preparou uma coleção de 12 toys colecionáveis - sendo seis de cada - para os seus clientes ao longo dos próximos meses. Nesta primeira etapa, e em comemoração ao Dia das Crianças, nas compras acima de R$349,00, o consumidor poderá escolher entre uma opção. A empresa preparou uma comunicação especial para a data na vitrine, além de divulgação nas redes sociais, envio de SMS, e vinhetas na TV paga.

Com o objetivo de presentear a criançada e os pais com uma brincadeira lúdica, a Marisol criou uma ação especial que dará uma casa na árvore feita de papelão acompanhada com quatro tintas para colorir. Nas compras acima de R$200 os clientes ganharão o objeto, que visa estimular a criatividade e o momento junto à família.

Também focada em inspirar os pais a passarem mais tempo com os filhos, a marca Lev, de bicicletas elétricas, preparou uma ação especial. Até o dia 12 de outubro, todos os pais de crianças até sete anos que comprarem uma bicicleta nas lojas participantes ganharão uma cadeirinha. A proposta é incentivar a diversão em família e que os responsáveis tenham mais tempo de qualidade com os pequenos, seja levando ou buscando na escola, ou saindo para um passeio.

Para a garotada e os pais que gostam de tecnologia, a Oi e a RiHappy fizeram uma parceria especialmente para a data comemorativa. A campanha "É tempo de ser criança" que oferecerá vales no valor de R$ 20 da loja de brinquedos para quem comprar um smartphone LG. O cupom pode ser trocado em qualquer loja ou na loja virtual da marca. A promoção vai de 1º a 30 de outubro e é válida para todo o Brasil.

Para celebrar o Dia das Crianças a marca de sandálias Kenner lança uma ação promocional em parceria com o filme Hotel Transilvânia 2, da Sony Pictures Animation. Na compra de uma Kenner Joy (linha infantil) o cliente ganha um exclusivo livro de atividades do filme. A promoção acontece em todo o país, em 796 pontos de vendas da marca. No Rio de Janeiro, nas lojas Redley, Terry e Oyster o presente é ainda melhor: comprando um par de Joy e um segundo de qualquer outra linha, além do livro de atividades, o comprador é presenteado com um par de ingressos para assistir ao longa no cinema.

A empresa preparou um brinde especial em parceria com a rede Cinemark. Os membros do programa Cinemark Mania que apresentarem seu cartão de fidelidade nas bilheterias da rede, ganham um copo exclusivo com o tema do filme.

Empresas incentivam a solidariedade
Estimular as vendas, sem deixar de pensar no lado social também faz parte da visão estratégica de algumas marcas. A loja PUC se uniu com a ONG Orientavida para presentear seus consumidores com os #facePUCs. A cada R$ 219,90 nas lojas físicas, até o dia 12 de outubro, o consumidor ganhará uma almofada em formato de emoticons. Ao todo serão cinco modelos em cores diferentes para os pequenos colecionarem: a encantadora Corassaum, o destemido Piratcha, o mostrengo Zôio, a romântica Blushi e o mais famoso sorriso do mundo, o Smile Blinks. Todos os brindes são confeccionados pelo projeto social, que promove cursos e treinamentos para mulheres de baixa renda, presidiárias e ex-presidiárias, com o objetivo de capacitá-las para que possam gerar renda para suas famílias, saindo de suas condições de vulnerabilidade.

Já a Hatsu inicia a campanha em prol da Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração - Casa do Coração. Dos dias cinco a 30 de outubro, a cada armação da linha infantil Kizo comprada pelo site, quiosque no Shopping Iguatemi de Campinas ou pelo serviço Experimente Hatsu, a empresa doará parte do valor das vendas para a associação. Durante a compra dos óculos Kizo, a empresa também colocará à disposição dos compradores a possibilidade deles efetuarem doações adicionais para a ACTC independentemente do valor já doado pela empresa.

Toda a quantia doada será utilizada para contribuir com o desenvolvimento de diversas áreas da ONG. Para incentivar mais pessoas a contribuírem com a causa, durante o período da ação, a marca oferecerá exclusivamente para os compradores da linha infantil Kizo lentes Trivex gratuitas, com antirrisco e proteção UV, o que reduzirá o valor dos óculos em R$ 92.

A Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo também focaram na boa ação. As duas empresas do Grupo DPSP, promoveram mais uma edição da Campanha de Brinquedos. Com o tema "Se não for mais brincar, tá na hora de doar", desenvolvida pela Talent, a iniciativa das redes teve como objetivo arrecadar o maior número possível de brinquedos, novos ou usados, que serão destinados a crianças de ONGs, creches e instituições. Em 2014, as redes arrecadaram juntas mais de 70 mil brinquedos. As doações puderam ser feitas em todas as filiais da Drogarias Pacheco nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal e nas filiais da Drogaria São Paulo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

A Clínica Pró Criar, especializada em Medicina Reprodutiva, também arrecadou brinquedos para as crianças carentes. As doações serão destinadas à "Casa do Beco", espaço sociocultural no Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, uma das comunidades mais carentes de Belo Horizonte. Os itens serão entregues nesta sexta, dia nove, em um evento que contará com brincadeiras, lanche e peça de teatro infantil.

Empresas de alimentos também criam ações
Nem mesmo empresas do ramo alimentício ficaram de fora do Dia das Crianças. O Outback Steakhouse dará um copo exclusivo com os personagens temáticos da marca, a Turminha Outback para as crianças que forem a um dos restaurantes da rede no dia 12. Além do presente, as crianças poderão brincar com as diversas atividades disponíveis nos restaurantes, como as e revistas de atividades e jogos e o App Outback Kids.A empresa aposta no cardápio exclusivo para os pequenos, que conta, por exemplo, com o Kid´s Mini Burgers, três mini burgers com queijo, servidos com fritas (R$28,50).

Já a marca de sorvetes Freddo desenvolveu uma opção especial para o público infantil. O Sundae Kids faz uma combinação dos sorvetes de baunilha e morango acompanhados de calda de frutas vermelhas e finalizando com balas coloridas de gelatina. A novidade é limitada e estará disponível no cardápio durante todo o mês de outubro.

Até mesmo o bombom Sonho de Valsa entrou nas ações para o Dia das Crianças. Com o mote de sua campanha para 2015 "Pense Menos, Ame Mais", a marca lança um novo filme buscando lembrar os casais de que existe uma relação amorosa que deve ser celebrada entre eles além dos filhos. Sabendo que muitas relações esfriam após o nascimento de uma criança, a empresa lembra que demonstrações de amor entre os pais pode ser o melhor presente para os filhos, mesmo que elas ainda não entendam.

O filme ''Presente'', dirigido por Gonzo Llorente e produzido pela BossaNova Films, mostra reações divertidas e emocionais de três crianças de idades diferentes diante de um beijo apaixonado de seus pais. Outras ativações serão realizadas ao logo do mês, como conteúdos nas plataformas digitais e um hotsite em parceria com a IdeaFixa, que criará vídeos personalizados de pais e filhos.

Shopping promovem atividades para a família
Reduto de compras e preferência dos pai na hora de comprar os presentes, os shopping preparam ações para atrair esses consumidores. O BH Shopping (MG) criou um circuito de atividades do personagem DiGelo e sua turma, que incluem jogo da memória gigante, jogo de mira e tabuleiro do meio ambiente. O evento, chamado de "Ilhas da Diversão com DiGelo e seus amigos", é voltado para crianças de quatro a oito anos e vai até 18 de outubro.

O Shopping Sul (GO) preparou para as crianças sessões de circo e uma mostra de quadros produzidos por estudantes, além de amarelinhas espalhadas pelo shopping e um espaço para colorir. Nos dias 11 e 12 de outubro, o centro comercial será palco de duas apresentações exclusivas do Circo Khronos. Os interessados deverão trocar um litro de leite Longa Vida, mais um brinquedo novo ou usado, por um ingresso. As trocas acontecerão no período de até o dia 10 de outubro, sendo limitada a 800 ingressos por sessão. O balcão de trocas ficará na praça de alimentação, no período de 5 a 10 de outubro, das 11h às 21h. Todo o material arrecadado será doado para três instituições da região, voltadas para o público infantil.

Entre as novidades está, ainda, a exposição de quadros com releitura de artistas renomados, tais como Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh, Cândido Portinari e Romero Britto. A exposição ficará disponível até o final do mês, na entrada principal do shopping. As amarelinhas e o espaço para colorir são outras atividades para os pequenos no final de semana das crianças. Para atrair a garotada, promotores fantasiados de personagens do circo ficarão dispersos pelos corredores da unidade a fim de estimular as crianças.

Já o Partage São Gonçalo (RJ) recebe a turma de "Hi-5!" em um espetáculo, que acontecerá às 17h do dia 12, no segundo piso do shopping. A série musical infantil oferecerá um mundo de aprendizagem baseado na música, nos movimentos e na diversão. Além disso, a partir das 14h, a criançada poderá participar da oficina "Um dia no Parque", em que ocorrerão atividades com música, animação e brincadeiras.

O Toddynho também apostou no espaço comercial para criar sua ativação para a data. A Estação da Imaginação criada pela marca da Pepsico levará brincadeiras ao Complexo Tatuapé (SP) em um ambiente repleto de atividades lúdicas que incentiva o entretenimento em família. O intuito da ação é incentivar a diversão em conjunto, unindo pais e filhos através das brincadeiras e da imaginação. O local conta com um escorregador tematizado, um barco pirata, para os pequenos se aventurarem pelos sete mares, e uma ponte que permite que as crianças usem a imaginação para explorarem o mundo de Toddynho.

O espaço contará com a participação da Tetra Pak, empresa parceira e que promoverá um workshop sobre reciclagem, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem. Monitoras da Tetra Pak conduzirão as palestras com as crianças, indicando a melhor maneira de reciclar seu próprio lixo, a começar pela embalagem dos produtos Toddynho.

Mesmo não sendo um shopping, mas recebendo um alto fluxo de pessoas, o RioGaleão também investiu em ações para a data comemorativa. Até segunda, 12 de outubro, o consórcio realizará uma série de ativações gratuitas, das 16h às 22h. Dentre as interações promovidas serão realizadas corrida de aviões de papel, espaço de brinquedos e jogos vintage e blitz da alegria com atrações variadas. Mágicos, pintura de rosto, distribuição de balões e outras brincadeiras também tomarão conta do saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim. As brincadeiras serão realizadas nos terminais de embarque e desembarque. A campanha foi produzida pela Satrápia com a missão de proporcionar alegria e diversão ao público infantil, conectando toda a família por meio de brincadeiras antigas e atuais.

Leia também a pesquisa feita pela eCGlobal Solutions em parceria com a eCMetrics e o Mundo do Marketing. Conteúdo exclusivo para assinantes.

crianças 





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss