Campanha incentivará redução no uso de embalagens e sacolas plásticas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Campanha incentivará redução no uso de embalagens e sacolas plásticas

Por | 26/02/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Campanha incentivará redução no uso de embalagens e sacolas plásticas
Da Agência Brasil

Uma nova campanha do Ministério do Meio Ambiente vai incentivar os brasileiros a praticar o consumo sustentável e reduzir o uso de sacolinhas plásticas e outras embalagens. A campanha Consumo Consciente de Embalagens, divulgada durante a 1ª reunião do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentável (CGPS), terá início dentro de um mês, com o slogan: "A escolha é sua, o planeta é nosso".

"A campanha é uma tentativa de despertar o consumidor a prestar atenção no que está em volta do produto que ele compra. Quando ele pára para pensar no está comprando e leva em conta a variável ambiental, ele pratica o consumo consciente e sustentável", afirma a técnica do Departamento de Economia e Meio Ambiente do ministério, Fernanda Altoé Daltro, durante o encontro.

Segundo ela, entre os principais pontos abordados pela campanha está a redução no uso de embalagens, que compõe um terço do lixo doméstico no país. Produtores, varejistas e consumidores serão alertados sobre os riscos ao meio ambiente e sobre as vantagens na utilização de meios alternativos. Como exemplo, Fernanda lembrou o uso de bandejas de isopor para embalar frios.

"Nós temos o costume de comprar queijos, presunto, entre outros, em embalagens de isopor envolvidas em plástico filme. Não há necessidade, se podemos comprar a granel [peso]. Através de pequenas atitudes, é possível diminuir a produção de resíduos."

Outro foco da campanha será a substituição de sacolinhas plásticas, usadas principalmente nos supermercados, por sacolas retornáveis, ou seja, reutilizáveis (tecido, Nylon, etc). Fernanda conta que tudo depende de uma mudança de hábito. "Consumidores podem utilizar suas próprias sacolas e, até mesmo caixas, para levar suas compras para casa, o que provocaria mudanças no mercado."

De acordo com a coordenadora, a iniciativa pode partir tanto de consumidores quanto de comerciários: "Em Joinville, uma padaria dava descontos no pão francês para as pessoas que levavam sua própria sacola. Em pouco tempo, outras duas padarias adotaram a idéia."

O lançamento da campanha ocorrerá na Semana do Consumidor, entre os dias 10 e 15 de março, durante a "Exposição de Boas Práticas e Embalagens" no shopping Pátio Brasil, em Brasília. Segundo ela, empresários, associações e núcleos universitários já foram convidados para o evento.

"Estão previstas amostras de novas práticas e inovações. Vamos mostrar que o consumidor tem opções, e que o mercado já oferece alternativas. O consumidor tem que saber que ele pode exigir isso das indústrias."

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss