Conheça ações de 25 das mais de 640 marcas que estarão no Rock in Rio | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Conheça ações de 25 das mais de 640 marcas que estarão no Rock in Rio

Presença das empresas torna-se destaque tanto quanto atrações dos palcos. De estandes com distribuição de brindes à tradicional tirolesa, experiência diferenciada segue como mote

Por | 18/09/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

SubmarinoO Rock In Rio abre suas portas, nesta sexta, com o objetivo de fazer o melhor festival já visto desde sua estreia em 1985. Para a comemoração de 30 anos, a organização espera receber mais de 500 mil pessoas, que devem interagir com as diversas ativações que as marcas patrocinadoras e apoiadoras prepararam. A presença das empresas se tornou um destaque à parte do festival. De estandes com distribuição de brindes à tradicional tirolesa, as companhias não medem esforços para levar uma experiência diferenciada aos visitantes.

Além disso, os produtos licenciados também serão vendidos no local. Para a sexta edição brasileira, mais de 640 marcas associaram seus nomes ao evento - os produtos vão desde goma de mascar a carros. Algumas varejistas estarão com pontos de venda no local, disponibilizando de maneira acessível e concentrada os artigos temáticos. O Submarino venderá, tanto no estande quanto na loja virtual, diversos itens promocionais. As ativações estarão presentes em todas as partes da Cidade do Rock - da tenda eletrônica, passando pela Rock Street, alcançando o entorno do Palco Mundo até o Palco Sunset.

Algumas empresas carregam a expectativa do que apresentarão, como é o caso da Pepsi, que volta ao patrocínio master do Rock in Rio após sua única participação na primeira edição. A fabricante de refrigerantes busca solidificar a companhia no terreno da música, sua principal plataforma de atuação tanto no Brasil quanto no exterior. As ações incluem o lançamento de uma versão zero da bebida, a primeira no mercado sem aspartame.

Uma série de latas comemorativas também foram produzidas para os dias do festival. Nelas, serão estampadas 30 frases que ilustram desejos e situações comuns de quem costuma frequentar grandes shows de música, como "Dormir vários dias seguidos na porta do festival só pra `colar na grade´ do show", ou "Terminar o show de roupa suja e alma lavada". A partir destas inspirações, a companhia promoverá diversas ações nas redes sociais da marca.

Vivência e participação
A multinacional também realiza uma aproximação com aos fã clubes das principais atrações do Rock in Rio. A marca vem mobilizando esses grupos em uma série de desafios que os ajudará a realizar o sonho de assistir aos shows de seus ídolos no festival. Outra ação com foco no digital é a Batalha de Bandas, promovida em parceria com a Pleimo, startup fundada pelo músico Henrique Portugal e especializada em serviços de streaming. Nesta batalha, 10 bandas deverão engajar seus fãs e angariar votos e interações.

As cinco que mais movimentarem as redes conquistarão a chance de ir ao Rock in Rio e se apresentarem na ativação de Pepsi. A fabricante estará presente na Cidade do Rock com uma lata de LED de 15 metros de altura e um palco em seu interior. A marca aposta na democratização da música com o espaço que receberá bandas em um karaokê. Outra iniciativa para o festival é o Epic Group, trupe de 12 artistas entre bailarinos, malabaristas, contorcionistas e pernas-de-pau, com visuais inspirados nos tradicionais ícones da cultura rock.

Já na Cidade do Rock, a estratégia de Pepsi é encantar seus convidados e consumidores. Para os convidados, a marca preparou um camarote com projeto assinado por Wado Gonçalves, consultor artístico da companhia, e cenografia inspirada nas luzes e cores de Las Vegas. O ambiente deve receber 1.400 pessoas durante os sete dias de evento, com serviços exclusivos de catering e bar - além de atrações próprias, como DJ que discotecará nos intervalos dos shows do Palco Mundo. A ativação foi produzida pela Gael.

A Oi também permitirá que bandas estreantes possam se apresentar no Rock in Rio. Os grupos escolhidos por meio do Oi Pocket Show tocarão no Palco Sunset, no dia 26 de setembro. Os candidatos poderiam ser de qualquer lugar do Brasil. Três blogs especializados fizeram a seleção da primeira fase e indicaram sete grupos para a final. O diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo, escolheu a banda Camarones Orquestra Guitarrística como a grande vencedora.

Já a Gol distribuirá em horários específicos um total de seis mil bilhetes fictícios, com trechos de chegadas e saídas de vários destinos da companhia e da Delta, já que as empresas estão realizando esta ação em conjunto. Em meio a inúmeras possibilidades, alguns tíquetes premiados se encaixam (ida e volta). A dinâmica exige que os contemplados percorrem o gramado do festival e fiquem de olho para encontrar a sua "dupla", com os trechos correspondentes. Quem tem, por exemplo, Florianópolis, São Paulo, Nova York (FLN-GRU-JFK), deve encontrar o bilhete Nova York, São Paulo, Florianópolis (JFK-GRU-FLN).

Os ganhadores devem correr para o estande da empresa para sinalizar que encontraram seus pares e fazerem a troca por vouchers. Os dois terão direito a escolher uma data e um destino da relação de locais disponíveis onde a companhia opera para uma viagem com acompanhante. As três primeiras duplas que chegarem no estande da Gol e apresentarem os bilhetes serão premiadas, sendo que em cada dia haverá uma cor diferente para os bilhetes, evitando assim reuso durante o festival. A Delta Airlines oferecerá ainda aos vencedores mais uma viagem internacional, com destino a ser sorteado por meio da Caixa Econômica Federal.

ItauEstandes interativos
O Itaú estará com um estande de 200 metros quadrados, com direito a um terraço com uma vista privilegiada do Palco Mundo. No espaço, os fãs do rock concorrem a brindes especiais como bikes e skates, além de camisetas e bonés, que podem ser customizados na hora pelos experts da Casa de Criadores. O banco vem ainda com a promoção "VIP no Rock in Rio", que levará os vencedores com cinco amigos para uma experiência no festival. Os sortudos curtirão o evento em uma área exclusiva com diversos privilégios à sua disposição. A marca também distribuirá pulseirinhas piscantes, que fizeram sucesso na edição de 2013.

A Rede levará para o público a Rede Machine, uma ativação em que os participantes que juntarem R$ 50,00 em comprovantes de compras realizadas nas maquininhas durante evento poderão ir ao espaço da marca na Rock Street. Os compradores também concorrerão na hora a vários prêmios, que vão de gifts cards que dão direito a downloads de músicas a tickets de acesso à área vip.

A Bacardi proporcionará aos fãs do rock a oportunidade de provar que entendem do assunto. Os participantes formarão uma banda para uma apresentação no Bacardi Untameable Studio, um ambiente profissional montado pela marca, onde gravarão ao vivo uma música, além de tirar uma foto para compartilhar com os amigos no Facebook. Caso falte algum integrante, a Bacardi dará uma forcinha e disponibilizará uma banda para completar o show. As três ativações foram criadas pela agência Tudo.

Em outro ambiente, a Sky traz o tema "Eternizados no Rock", que homenageia o rock e aproxima ao público à Fender, uma das marcas de instrumentos musicais mais tradicionais do mundo. O espaço da operadora, em conceito idealizado pela BFerraz, terá três andares e mais de 350 metros quadrados de área, com visão privilegiada para o Palco Mundo. O ambiente simula uma fábrica de guitarras e reunirá uma mostra com modelos icônicos.

Os master builders da fabricante entregarão para sete assinantes da operadora, ganhadores da promoção "SKY - Sua Guitarra no Rock in Rio", um modelos exclusivo. Para celebrar o aniversário do festival, foram criadas ainda uma edição especial limitada de 30 instrumentos. Músicos e artistas serão presenteados durante o evento e levarão para casa uma versão exclusiva. O público do festival também terá a oportunidade de ganhar uma unidade. Para concorrer, os interessados terão de participar de uma dinâmica no espaço da Sky que premiará uma pessoa por dia, durante os sete dias de evento.

DoritosA Doritos é mais uma patrocinadora que busca engajar os consumidores com a marca por meio da montagem de um espaço diferenciado. Durante o evento, o público poderá visitar a intervenção em formato de estúdio fotográfico tematizado como um palco de show, que usa ilusão de ótica para aumentar a percepção de tamanho das pessoas que quiserem ter sua imagem registrada. Esse efeito justifica o nome da ação: "Gigantes do Rock".

Idealizada pela agência Bullet, o segredo da brincadeira está na disposição do piso que, graças à sua inclinação, faz com que as pessoas pareçam maiores do que são, conforme se dirigem ao fundo do espaço. O ambiente comporta até quatro pessoas por vez e estará disponível para o público do primeiro ao último dia do festival, das 14h00 às 3h00, na "Rock Street". Para interagir com a atração, os participantes precisarão efetuar um breve cadastro para conectar suas contas no Facebook e, posteriormente, posicionarem-se no cenário. Após o clique, a foto com os "gigantes" é postada instantaneamente no perfil da rede social.

Os consumidores que comprarem um pacote de Doritos, na loja temática, terão direito a participar de um sorteio. Após efetuarem a compra, os visitantes serão convidados a girar uma roleta que indica o prêmio do vencedor: um pacote extra da tortilha ou um dos diversos modelos de camisetas estilizadas que estarão disponíveis em todos os tamanhos. A Doritos também se uniu à Pepsi em uma ação promocional que distribuirá outros prêmios, como bônus de celular, caixas de som e guitarras estilizadas, além de ingressos para que os consumidores tenham uma experiência diferenciada com a banda CPM 22.

TacoJá a Taco optou por unir arte, moda e música na Cidade do Rock. Durante todos os dias do evento, ocorrerá uma batalha de grafiteiros no local, apresentando oito novos talentos da pintura urbana sob a curadoria de André Bretas, da feira Art Rua. A cada dia, serão dois artistas trabalhando a partir das 16h00 em telas de oito metros quadrados e temas relacionados ao ano de estreia do Rock in Rio, 1985, e o atual, 2015.

Tanto a varejista quanto o evento comemoram, este ano, três décadas de existência, o que serve de inspiração para mais ações. Para incluir quem não estará no festival, a marca de jeans colocará um hotsite no ar com vídeos das batalhas de grafiteiros (www.tacowalls.com.br) e curiosidades sobre os artistas, além de link para votação. Participarão Thiago Tarm, Heitor Correia, Beto Fame, Cash, Bruno Life, Marcio Bunys, Rena KVK e Igor SRC.

Já na loja montada dentro do espaço, estarão disponíveis roupas masculinas e femininas temáticas do Rock in Rio. A coleção é inspirada no primeiro festival, de 1985, que faz parte da Taco Music Collection, uma linha permanente da marca. Com uma pegada retrô, as peças, estampas, lavagens e aviamentos foram inspirados nos instrumentos mais utilizados, como guitarras, baterias e amplificadores. A famosa lama, elemento marcante na primeira edição, que sujou as barras de muitas calças, foi traduzida para as lavagens do jeans e algumas estampas de respingos nas camisetas. A essência do rock também é notada nas cores preta, grafite e cinza.

LojasLojas
A Chilli Beans lançou sua coleção de óculos comemorativa do evento, que será vendida na loja criada especialmente para o festival e em toda rede nacional. São cinco modelos de óculos diferentes, com variações de cor da armação e das lentes. Os modelos vão desde peças no estilo aviador, modelo escolhido por estar ligado à história do rock e aos grandes ídolos do gênero, até shapes em formato de coração, um dos preferidos dos públicos em festivais pelo mundo. Em relação às lentes, há variações das mais escuras, para exposição ao sol mais forte, às degradês e rosês, para a luz do final da tarde, todas com proteção. Os modelos têm o símbolo do festival - o desenho de uma guitarra - gravado no canto superior.

O estande do Submarino funcionará como ringue para batalhas musicais em que os vencedores receberão prêmios. Simultaneamente, na Rock Street, a marca disponibilizará um backdrop chroma key para fotos que, se postadas apenas em redes sociais, serão convertidas no plantio de árvores. Quem preferir não imprimir a foto mas compartilhar nas redes sociais vai ajudar a plantar uma árvore. As mudas de árvores serão plantadas às margens do Rio Guandu, em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Na área vip, uma equipe estará a postos para quem quiser reproduzir maquiagens épicas de rockstars.

Presente pela terceira vez consecutiva no Rock in Rio, a Lojas Americanas transformará seu espaço no festival em um trem que levará seus passageiros para uma jornada pelo mundo da música. Com 60 metros quadrados, a loja será decorada com imagens icônicas de lugares que foram usados como background para capas de álbuns de sucesso de algumas bandas. Uma das janelas deste trem será Manhattan, na cidade de Nova York, que ilustrou a capa do álbum "If We Fall in Live Tonight" de 1996, do Rod Stewart, que estará nos palcos desta edição do Rock in Rio. O sortimento de produtos disponíveis na loja — duas vezes maior que na edição anterior — contará com biscoitos, balas, chocolates, itens de higiene, CDs, DVDs, além de bolsas térmicas personalizadas.

HeinekenUma marca, múltiplas ações
Uma das patrocinadoras máster do Rock in Rio, a Heineken preparou uma série de ações para os visitantes da Cidade do Rock. Uma beer station exclusiva, com cenografia de cervejaria sobre rodas e capacidade de 10 mil litros de chope, será um dos pontos de venda dentro do festival e um dos espaços de exposição da marca. A marca abastecerá o Rock in Rio com mais de 450 mil litros de chope, que poderão servir mais de um milhão de copos.

Uma frota de 15 tanques especiais ficará responsável pelo transporte do chope, que sairá da Cervejaria de Araraquara (SP) em direção ao Rio de Janeiro. Dentro do festival, será instalado um quilômetro de tubulações subterrâneas para abastecer as 180 chopeiras da marca, a Beer Station e os 200 promotores "backpackers" que circularão entre o público para garantir fácil acesso ao chope, tirado corretamente e na temperatura ideal, sem que seja preciso se deslocar até os bares e deixar de assistir aos shows.

A fabricante ainda desenvolveu o Star Serve, uma metodologia mundial para tirar o chope perfeito com cinco passos que requerem muito treinamento. Todas as cinco etapas (enxaguar, tirar, cortar, checar e apresentar) serão oferecidas para o público do Rock in Rio por bartenders holandeses que trabalham no Heineken Experience, em Amsterdã, e vêm ao Brasil especialmente para participar do festival mostrar e difundir o ritual. O Star Serve estará presente no Lounge Heineken e na Tirolesa Heineken.

O brinquedo mais cobiçado pelos visitantes continuará presente, mas dessa vez os participantes poderão agendar seu horário para curtir a atração sem enfrentar filas. Basta baixar o aplicativo Bloom e reservar sua vez. A ferramenta será obrigatória para quem deseja brincar em outras atrações, como a montanha-russa. Com uma plataforma de 22,5 metros de altura, a tirolesa proporcionará uma travessia de 205 metros, sobrevoando uma multidão de milhares de pessoas na Cidade do Rock, bem em frente ao Palco Mundo, durante os shows.

Essa foi uma das maneiras encontradas pela empresa de se relacionar com os seus consumidores, que terão este momento registrado em uma foto que poderá ser postada imediatamente nas redes sociais. Ao fim da aventura, os participantes poderão degustar um chope.

Durante os intervalos dos shows, o Lounge Heineken, exclusivo para convidados, não deixará a festa parar com o set de DJs que assumirão as pick-ups. Com uma visão privilegiada do Palco Mundo, o espaço receberá diversas celebridades do mailing da promoter Carol Sampaio e artistas que prestigiarão o festival. Neste ano, o lounge conta com uma chopeira exclusiva em formato de guitarra, em que os convidados poderão aprender a forma perfeita de tirar um chope. Como parte das ações de consumo responsável da cervejaria, a marca também será responsável pelo empulseiramento de todos os maiores de idade que estiverem no evento e quiserem consumir bebidas alcoólicas. 

Devido ao sucesso da ação em 2013, a marca decidiu ampliar sua ação sustentável, instalando duas tendas Rock & Recycle para incentivar os participantes do festival a terem uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, estimulando a reciclagem. Nos espaços, o público pode obter, a cada 10 copos plásticos recolhidos, o direito de participar de uma brincadeira. Entre os prêmios que serão distribuídos, por meio de duas máquinas, estão alguns souvenirs da marca e copos de água, orientando as pessoas sobre o consumo responsável do álcool.

Além disso, a cervejaria encontrou uma maneira divertida para ajudar os participantes a pedirem a música que mais querem ouvir para as bandas principais de cada noite de show.  Por meio da hashtag #heinekenplay, a empresa vai mensurar as faixas mais pedidas pelos fãs no Twitter e projetar os nomes nos telões dos palcos como um pedido para das bandas.

As ativações da empresa começaram antes mesmo da abertura dos portões, com uma série de festas no Rio de Janeiro que tiveram como atração principal artistas que se apresentarão no festival. As festas, chamadas de Heineken Sound Check, deram ao público um gostinho do que acontecerá na Cidade do Rock. A primeira festa aconteceu no dia dois de setembro, no Bar Sobe, com a presença de João Donato. Os irmãos Lucas e Hugo Sanches, do Chemical Surf, comandaram a pista da Cave, no dia 10 e no dia 12, e a banda Suricato levou sua mistura de folk, rock, country e blues ao Palaphita.

Alimentos
Entre as opções para quem desejar matar a fome entre um show e outro, o Spoleto leva para a Cidade do Rock duas sugestões de massas exclusivas - Penne Pop (ao molho bolognesa) e Ravi Rock (recheado de queijo e presunto ao molho caprese). Durante os sete dias de música, a rede de culinária estima vender diariamente cinco mil pratos (70% de penne e 30% de raviolli), o que equivale a 1,8 tonelada de alimentos (por dia) e a um mês de vendas de um restaurante tradicional da marca. Tal projeção representa ainda aumento de 25% de vendas sobre o ano de 2011, quando o Spoleto participou pela primeira vez do Rock in Rio. O restaurante, que participa pela segunda vez do evento, está localizado no Village e funcionará das 14:00 às 2:00.

A Domino´s Pizza também atuará no festival e estará presente com dois pontos de vendas - um na Rock Street e outro no Village. As redondas serão oferecidas nos sabores mais vendidos do Brasil: muçarela e pepperoni, todas no tamanho brotinho (R$ 22,00 cada). No rol de bebidas, serão vendidos refrigerantes da Ambev (R$ 7,00) e chopes (R$ 10,00). Esta é a terceira participação da marca no evento. A expectativa é vender 65 mil mil pizzas e bater o recorde de 2011, quando foram vendidas 60 mil unidades. O investimento na operação será de R$ 1 milhão.

O restaurante oficial do festival é o Bob´s. A lanchonete leva tradicionalmente lojas e ambulantes para os dias de festa, oferecendo sanduíches, como o Cheese Picanha e o  Milk-Shake, além de salgadinhos, como Batata Lays e Doritos.

PepsiCinema in Rio
A UCI Cinemas e a Pepsi se uniram para presentear os cinéfilos fãs de música. O espectador que for a um dos cinemas da rede no Rio de Janeiro ou em São Paulo e comprar um Combo Super - dois refrigerantes de um litro e uma pipoca grande salgada - ganhará um dos copos exclusivos do Rock in Rio. O objeto vem com a ilustração do mote da marca de refrigerantes para o festival "Pode ser épico". A ação é válida apenas para as unidades UCI New York City Center, UCI Kinoplex NorteShopping e UCI ParkShopping Campo Grande (RJ) e UCI Anália Franco, UCI Santana Parque Shopping e UCI Jardim Sul (SP). A promoção estará disponível enquanto durar o estoque.

A Fox Film do Brasil levará um astronauta para curtir os sete dias de espetáculo. A ação faz parte da estratégia de divulgação do longa "Perdido em Marte", que estreia no dia primeiro de outubro. Além da visita inusitada, o estúdio exibirá ainda em todos os telões o trailer do filme estrelado por Matt Damon. A iniciativa chega para aumentar ainda mais o número de ativações promovidas por marcas e previstas para acontecerem durante o festival.

A Flix Media participa do festival como patrocinador de mídia. Duas vezes por dia, o palco Mundo exibirá uma vinheta de 30 segundos para divulgar o Flix Channel - espaço que apresenta conteúdos inéditos no cinema, antes da sessão começar. O Flix Channel é um canal de entretenimento que tem o objetivo de levar conteúdos relevantes e especiais relacionados ao cinema, música, esportes, curiosidades, entre outros, para o espectador que costuma chegar mais cedo no cinema.

Hellmann'sReal time e Live Marketing
A Hellmann´s criou uma ação de real time Marketing para os sete dias de Rock in Rio para gerar buzz na internet. A marca desenvolveu dois personagens em 3D, o Tiago e o Thomaz, que durante o festival invadirão as redes sociais para interagir com quem estiver usando a hashtag #RockinHellmanns, que será a tag oficial da empresa durante o evento. Ao longo do festival de música, posts usando a hashtag serão transformados em animações ao vivo e serão exibidas no telão do Rock in Rio nos intervalos de shows. Para produzir os vídeos, a empresa conta com uma equipe de 30 profissionais, incluindo atores, produtores e editores.

Os atores interpretarão os posts por meio de uma tecnologia chamada Face Shift, utilizada em animações de Hollywood. Serão feitas a leitura de expressões faciais e assim os personagens serão animados. Quando os tomates falam o que a pessoa postou, é gravado um vídeo que os internautas receberão na própria timeline e alguns deles aparecerão do telão do evento.

A Artplan fez uma parceria com o Twitter para a inclusão de um emoji exclusivo para o Rock in Rio. Todas as pessoas que fizerem um tweet com a hashtag #RockinRio serão surpreendidas com a tradicional guitarra, símbolo do festival. Outros eventos que tiveram intervenções desse tipo em suas hashtags foram a Copa das Confederações e o movimento Love Wins. A iniciativa, conduzida pela área de Multimeios da agência, reforça a grandeza do evento como uma plataforma que gera conversa e engajamento em âmbito mundial.

O contato com o Rock in Rio, no entanto, pode ser feito até mesmo fora do local dos shows. Os organizadores, em parceria com a Ancar Ivanhoe, realizaram uma mostra itinerante que ocorreu nos shoppings da rede nas cidades do Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília e Porto Alegre. A exposição contou, ano a ano, a história do festival a partir de fatos marcantes, resgatando a memória do evento ao longo deste período e permitindo que o público de fora da capital fluminense vivencie a experiência que é proporcionada a quem vai ou já foi ao festival. Nos dias de realização dos espetáculos, a mostra volta ao cenário carioca e, em seguida, segue para São Paulo.

A Puma, uma das apoiadoras do evento, estará presente com ações de relacionamento e veiculação dos novos filmes da campanha para o segmento de training. A companhia veiculará os novos filmes com Rihanna e o atleta Usain Bolt, além de conteúdos de mídia e vitrines no Rio de Janeiro e São Paulo. A parceria com o Rock in Rio está alinhada com a nova ação global #NoMatterWhat, que possui a cantora como embaixadora.

O Grupo EDP estará presente no festival com um estande na Rock Street. Os visitantes poderão levar para casa, gratuitamente, uma foto tirada por uma InstaBike. Além disso, aqueles que tiverem com smartphones ou tablets com a carga no fim, poderão recarrega-los em uma charge box instalada no espaço. Na área VIP, a EDP segue interagindo com o público, distribuindo brindes e garantindo que todos tenham bateria suficiente para registrar os momentos dos shows de suas bandas favoritas ou fazer a selfie no evento.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss