Google traz ao Brasil ferramenta Store Visits
Novidade permite aos anunciantes saber quais anúncios no digital levam mais clientes aos seus estabelecimentos físicos, integrando pesquisas entre on e off-line
De olho no aumento de consumidores que integram as ações de multicanal, o Google traz ao Brasil um novo serviço que analisará o trajeto que envolve os meios on e off-line no momento da compra. A ferramenta Store Visits será lançada no país nesta semana como parte do Google AdWords e permitirá aos grandes anunciantes saber quais anúncios no digital levam mais clientes aos seus estabelecimentos físicos, além de mensurar as conversões online, associadas a dados off-line, como o histórico de localização do Android.
A companhia também se alia ao Street View, Earth, Now e outros algoritmos, para criar uma estimativa diária sobre a quantidade de pessoas que demonstraram interesse por determinada marca nos anúncios do Google e que visitou lojas físicas correspondentes. A base de dados é anônima e colhe uma amostra do grupo de usuários que ativaram o Histórico de Localização pelo site.
A tecnologia já está em funcionamento desde dezembro de 2014 em alguns países, como Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Holanda. Por aqui, duas marcas estrearão a ferramenta. Os nomes, no entanto, não foram divulgados. A novidade é uma forma da empresa global captar o comportamento do usuário omnichannel. Segundo dados do Consumer Barometer, 83% dos usuários de smartphones, por exemplo, utilizam um mecanismo de pesquisa quando procuram uma empresa local, próxima de onde estão. Enquanto nos Estados Unidos, 50% dos consumidores que realizam pesquisas locais em smartphones visitam uma loja em até um dia.
Assista abaixo o vídeo feito pelo Google sobre o Store Visits: