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Brasileiros estão otimistas em relação aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Pesquisa mostra que cerca de 80% das pessoas estão orgulhosas e acreditam em um bom legado para a população. Engajamento foi atrelado a consumo, afinidade e nostalgia

Por | 24/08/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

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A menos de um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, o evento já vem trazendo uma série de expectativas para todos os brasileiros. Cerca de 80% das pessoas estão orgulhosas de sediar um torneio mundial e acreditam que isto será importante para a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro internacionalmente, segundo pesquisa Passion Drivers Olympic Brasil, feita pela Octagon. O estudo faz parte da série de avaliações feitas globalmente em 18 países e cobrindo 32 esportes e paixões.

Outros 74% acreditam que o evento ajudará o desenvolvimento do esporte no país e 64% afirmam que o Brasil conseguirá realizar um excelente trabalho dentro do prazo e do orçamento. Ainda 58% acreditam que a qualidade de vida do Rio de Janeiro melhorará em consequência da infraestrutura que será deixada como legado dos jogos.

Entre os fatores que mais engajam os amantes de Jogos Olímpicos, estão o consumo do evento (habilidade de atrair a atenção) e a afinidade com atletas (identificação com jogadores) - o fã brasileiro busca proximidade com os esportistas, quer conhecer a história de vida deles e como se superaram para competir no maior evento esportivo do planeta. Além disso, o fator nostalgia (história e lembranças pessoais) mostra que eles são totalmente motivados pela história dos Jogos e querem fazer parte dela agora no Brasil.

A evolução do torcedor brasileiro em comparação há cinco anos, às vésperas dos jogos de Londres, mostra que os principais fatores eram "socialização", "amor ao jogo" e "senso de pertencimento" a um grupo. Conforme o tempo passa e a realidade de sediar dentro de casa se aproximam, os anseios mudam, mostrando que os fãs buscam consumir o evento e acompanhar seus ídolos de perto. O fator "devoção ao time", neste caso o Time Brasil, não é tão forte no Brasil em comparação a outros países como os EUA, China e Canada, onde as pessoas estão extremamente focadas no quadro de medalhas e nos resultados. Os dados obtidos mostram como a população brasileira se engaja com o esporte e como esses números podem ajudar os patrocinadores a se conectarem com esses torcedores.

Jogos Olímpicos Rio 2016, Octagon, Passion Drivers Olympic Brasil

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