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8 lições que não são ensinadas no MBA

Aspectos importantes relacionados a maturidade, equilíbrio emocional, determinação, engajamento, análise crítica e capacidade de superar desafios são fruto da experiência

Por | 24/08/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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O curso de MBA é praticamente imprescindível para profissionais que desejam subir na carreira de gestão em Marketing dentro de grandes companhias, mas o curso não é o único a determinar o sucesso da escalada. Apesar da importância do conhecimento e da capacitação adquiridos neste tipo de formação profissional, há algumas lições que ficam de fora das grades curriculares. Elas acabam sendo aprendidas na experiência diária.

Não costumam ser trabalhados em sala de aula aspectos muito importantes relacionados a maturidade, equilíbrio emocional, determinação, engajamento, análise crítica e capacidade de superar desafios. Saiba o que não é ensinado nos MBAs, segundo destaca Ricardo Barbosa, Diretor Executivo da Innovia Training & Consulting:

1. Como ser um líder
Os cursos tradicionais não preparam os profissionais para se tornarem líderes e essa competência é extremamente importante para os atuais gestores. Ser líder depende de uma série de fatores, que vão muito além do conhecimento técnico. Habilidades comportamentais são essenciais para uma gestão assertiva e motivadora, capaz de influenciar e melhorar a produtividade das equipes. As práticas relacionadas à gestão de pessoas devem fazer parte da rotina e das prioridades de todos os gestores.

2. Como formar equipes de alta performance
O crescimento de qualquer organização depende da formação de equipes de alta performance, por meio da seleção de profissionais capacitados, engajados e identificados com a cultura da empresa. Assim sendo, é essencial investir em processos seletivos adequados e, também, no desenvolvimento individual dos colaboradores, investindo em iniciativas para valorizar as competências, respeitar as diferenças, promover o espírito de coletividade, delegar responsabilidades e, principalmente, reconhecer o esforço e a dedicação.

3. Como construir relacionamentos produtivos
É fundamental construir relacionamentos produtivos durante a vida profissional. Para isso, é preciso agir sempre com respeito, educação, coerência e estabelecer vínculos de confiança. Trabalhar e investir em networking também é uma prática essencial. Tudo no mundo funciona com base em relacionamentos, por isso, é vital saber cultivá-los.

4. Saber lidar com o fracasso
Outra lição importante que não se aprende nos cursos é saber como lidar com o fracasso. Todos os profissionais passam por insucessos e frustrações, porém, é preciso aprender a administrar essas situações, avaliar o contexto, reconhecer a decisão errada e adquirir mais experiência. Esse processo costuma ser doloroso, mas completamente necessário.

5. Negociar com fornecedores
Os fornecedores são fundamentais para qualquer negócio, assim sendo, merecem um tratamento especial. É preciso dominar a arte de negociar, estabelecer parcerias, definir relações ganha-ganha, alinhar metas, prazos e padrões.

6. Ouvir ativamente o cliente
Saber ouvir ativamente o cliente está entre as lições mais importantes para o sucesso da empresa. É preciso compreender e antecipar as necessidades, trazer soluções para os problemas, e, assim, conseguir estabelecer um diferencial competitivo, e, consequentemente, atrair, reter e fidelizar o público.

7. Produzir muito, com poucos recursos
Em tempos de cortes de despesas e otimização dos recursos, nem sempre é fácil produzir mais, com um orçamento apertado. Neste contexto, é essencial explorar o potencial criativo, enxergar novas oportunidades, desenvolver boas ideias e encontrar mecanismos que favoreçam o crescimento da empresa, perante a concorrência.

8. Sobreviver em momentos de crise
Em momentos de crise e dificuldades, inflação em alta, impostos e quedas nas vendas, fica mais evidente a importância da experiência profissional, já que é preciso demonstrar ainda mais maturidade, manter a calma e agir de forma segura. Turbulências existem e os desafios se tornam ainda maiores. Nestas condições, ter uma visão mais abrangente, conhecer o mercado, apostar nas parcerias e na inovação são fatores que podem favorecer a sobrevivência do negócio.

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