Showmango: levando o serviço de assinatura para o mundo offline | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Showmango: levando o serviço de assinatura para o mundo offline

Cresce o interesse dos consumidores do Reino Unido na contratação de produtos on demand em diversas áreas para além de música, vídeos e ensino. Veja quais são essas oportunidades

Por | 09/07/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

À medida que cresce a contratação de serviços de assinatura no Reino Unido, eles estão rapidamente se tornando a maneira pela qual os consumidores recebem, músicas, vídeos ou até mesmo aulas de gramática. Na verdade, o sucesso dos serviços de comunicação, tais como Netflix e Spotify significa que mais e mais britânicos estão acostumados a pagar por entretenimento via assinaturas mensais - algo que só deverá aumentar com o lançamento da Apple Music.

Segundo a pesquisa Digital Trends Winter, da Mintel, 28% dos consumidores do Reino Unido contratou pelo menos um serviço de assinatura de mídia em 2014, com um significativo aumento de quase 50% entre aqueles com idade entre 16-34. E, de acordo com o relatório Mintel The Fifty, os mercados de vídeo e de música por assinatura cresceram 56% e 65%, respectivamente, no ano passado. O sucesso deste tipo de serviço cria mais espaço para o mesmo modelo de pagamento, que pode ser crescer dentro do mercado de eventos.

showmango

Um novo tipo de serviço de assinatura
Buscando explorar esse modelo, a ShowMango, uma empresa com sede em Londres, que lançou um serviço de assinatura para acesso ilimitado a shows e eventos de música ao vivo no mês passado. Por 25 libras por mês, assinantes podem ter acesso a uma variedade de eventos de música ao vivo, incluindo concertos, clubes noturnos, festas exclusivas e festivais de muitos gêneros musicais. A empresa também oferece uma versão mensal por 9 libras com acesso a eventos básico.  A ShowMango já está construindo um portfólio impressionante, em parceria com  negócios locais como Fabric, The Hoxton Bar, Notting Hill Arts Club e Proud Camden.

Um serviço de assinatura semelhante ao ShowMango já funciona nos Estados Unidos, chamado Jukely, mas este é o primeiro de seu tipo na Europa. Por enquanto, a cobertura do serviço está disponível apenas em Londres, mas há planos para expandir seu alcance a outras cidades ao redor do Reino Unido e em toda a Europa.

Presença intensa da música ao vivo
O aplicativo está bem posicionado em um mercado onde uma parte significativa da população frequenta show de música. Na verdade, de acordo com relatório Música, Concertos e Festivais do Reino Unido, 40% dos britânicos foi para pelo menos um concerto de música em 2013 ou nos primeiros cinco meses de 2014. Visitação aumentou para 55% entre 16-34 anos de idade. Além de tudo isso, quase um em cada três frequentadores de concertos foi para quatro ou mais concertos no ano anterior, subindo para 37% entre 25-34 anos.

Os altos níveis de visitação destaques música ao vivo como uma área com um grande potencial para empurrar o modelo de assinatura ainda mais em entretenimento "mundo real". O interesse em concertos entre as pessoas mais jovens é particularmente promissora, uma vez que as pessoas mais jovens estão mais acostumados a pagar por um serviço de assinatura de mídia.
Para atrair os consumidores a subscrever, ShowMango está oferecendo seu primeiro mês grátis. O serviço poderia, no entanto, também incentivar estendida ocupam com a promessa de vantagens adicionais, tais como uma experiência VIP em um show após seus primeiros seis meses de assinatura.

Quais são as possíveis complicações?
Duas complicações enfrentadas atualmente pela empresa são seus fortes laços com a cena da música eletrônica e os obstáculos à sua expansão potencial do Reino Unido. Para o primeiro ponto, ele reconheceu que será necessário fazer parceria com uma variedade de locais, catering para vários gêneros, a fim de apelar para um amplo espectro de sabor.

Como o serviço está atualmente baseado em Londres, uma localização ideal, dado o grande número de eventos diariamente, se a empresa pensa em expandir a operação pode ter dificuldades em cidades menores e locais onde as pessoas têm menos acesso a eventos, fazendo o serviço perder valor. ShowMango precisa, portanto,  adaptar-se a diferentes zonas urbanas.

Outras áreas com potencial
Se um serviço de assinatura de música alternativa quiser estabelecer-se no mercado após a entrada de ShowMango, sem simplesmente ser um concorrente direto, ele também pode se concentrar potencialmente em um gênero musical específico. ShowMango está procurando ampliar a variedade de eventos que oferece, expandido suas raízes na música eletrônica. Outros serviços também poderiam se concentrar em nichos de mercado, garantindo uma entrega e experiência única para o consumidor, ao contrário do que poderia acontecer em um serviço mais amplo.

Também há espaço para outras áreas de eventos implementarem um modelo de assinatura. Teatro ou dança podem definir vários níveis de preços, devido à variedade de espetáculos e o volume de shows em cidades grandes significa que o mercado tem um grande potencial. Mais serviços de assinatura também poderiam oferecer às pessoas acesso a uma variedade de atrações turísticas em todo o país.

Em geral, muitos consumidores tendem a ser atraídos para serviços de assinatura de eventos não simplesmente porque acreditam que isso vai gerar economia de dinheiro, mas também porque veem como um esforço aspiracional que atuará como uma forma de incentivo para participar mais shows. Enquanto há uma escala de preços apropriada para atender o volume de espetáculos de forma realista, assinaturas para o entretenimento no "mundo real" também apresentam um grande potencial.

*Escrito por Rebecca McGrath, analista de pesquisa da Mintel, na empresa desde 2013. Especializada em pesquisa de mídia e lazer.

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss