Receita do mercado de vizinhança cresce mais do que o de grandes redes | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Receita do mercado de vizinhança cresce mais do que o de grandes redes

Tíquete médio aumenta 7,4% e faturamento, 6,2% em 2014, se comparado ao ano anterior, segundo levantamento da GfK. Ainda assim, empresários estão pessimistas

Por | 05/08/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O tíquete médio das compras no pequeno autosserviço - o mercado de vizinhança - cresceu 7,4% em 2014, se comparado ao ano anterior, segundo análise da GfK. O faturamento ficou 6,2% acima do registrado em 2013, índice significativamente superior ao atingido pelos hipermercados, que sofreram retração da ordem de 0,7% no mesmo período.

Ainda assim, os empresários do setor estão pessimistas com relação ao desempenho do negócio em 2015. Para 32,8% dos varejistas entrevistados, este ano será pior do que 2014. Em 2011, menos de 15% se manifestaram de forma semelhante em relação ao ano seguinte.

As tarifas públicas de energia elétrica e abastecimento de água estão entre os principais desafios que o setor deverá enfrentar ao longo de 2015. Essas contas representam em média R$ 5,6 mil mensais e estão no centro das preocupações dos empresários, ao lado da perspectiva de alta da carga tributária. O aumento dos impostos aflige 71% dos varejistas entrevistados, o aumento dos gastos com energia, 64% e o aumento da inflação, 61%.

O pequeno varejo também vem realizando remarcações de preço em ritmo mais acelerado do que os hipermercados. Desde 2011, os valores cobrados vinham se aproximando daqueles praticados pelas grandes redes, mas a retração do consumo aliada à pressão dos custos de operação impactou esse movimento. A diferença que estava entre 1% a 1,5% chega agora a uma média de 3%, sendo os preços cobrados pelos minimercado superiores aos dos hipermercados. 

Mercado de vizinhança, GfK, varejo de alimentos

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss