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Sustentabilidade ganha importância em países emergentes

Consumidores dessas localidades estão mais preocupados com o meio ambiente do que os de outras regiões, mostra pesquisa da Tetra Pak, que ouviu seis mil pessoas

Por | 22/07/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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A sustentabilidade está entrando definitivamente na pauta dos consumidores e influenciando a decisão de compra. Em países em desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, fatores ambientais foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas em comparação com o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão, mais desenvolvidos. Enquanto, nos países emergentes, a preocupação figurava entre 60% dos entrevistados, nos outros, o índice foi de 25%. A informação é da Tetra Pak, que realizou pesquisa com seis mil pessoas em 12 países para avaliar o nível de engajamento nas questões sustentáveis.

O estudo mostra que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos ambientalmente corretos. Quando perguntados sobre os hábitos de compra recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais. Não por acaso, grandes fabricantes de alimentos estão investindo na utilização de materiais de origem certificada e em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.

Por aqui, o comportamento não é diferente. Recentemente, o Mundo do Marketing apresentou o novo índice que mede as taxas de consumo consciente do brasileiro, que mostrou como as empresas estão conquistando esse shopper mais exigente. De acordo com a pesquisa da Tetra Pak, 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior a outros países pesquisados (46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.

Entre os influenciadores, 86% deles acreditam que as embalagens com menos impacto ambiental agregam valor à marca. A maioria deles (59%) reconhece que os consumidores estão atentos aos rótulos das embalagens ecologicamente corretas. Eles também pagariam mais por equipamentos com menos impacto ambiental (67%) e 88% acham importante para o futuro ter estratégias ambientais. No Brasil, 39% das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.



 

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