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Marcas saem do armário e declararam apoio ao casamento homoafetivo

Mais de 26 milhões de perfis utilizaram o filtro arco-íris em comemoração à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos. Empresas aproveitaram a oportunidade para se posicionar

Por | 30/06/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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A aprovação do casamento homoafetivo nos Estados Unidos fez muitas marcas saírem do armário no Brasil. Apesar do tema ser polêmico por aqui, onde autorização para este tipo de união foi deferida em 2011, as empresas aproveitaram a oportunidade para sinalizarem apoio à comunidade LGBT. Ao todo, mais de 26 milhões de pessoas de todo o mundo modificaram suas fotos de perfil ao aplicarem o filtro arco-íris. As imagens receberam mais de meio bilhão de "curtidas" e comentários.

Enquanto algumas organizações apenas alteraram o avatar, outras utilizaram a criatividade e o bom humor para expressar o apoio. As cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT, apareceram em diversas imagens, assim como a hashtag #lovewins, o amor vence. A D´Uomo publicou a foto de um homem usando uma cueca com várias cores. A Chupa Chups publicou uma imagem com sete pirulitos com cores diferentes, que formavam um arco-íris. A Domino´s postou uma pizza com calabresas formando um coração. Até mesmo um cemitério conseguiu pegar carona no movimento e de forma simpática e divertida sinalizou apoio. O Cemitério Jardim da Ressureição, de Teresina (PI), postou uma foto de um pote de vidro cheio de purpurina com a frase "Eu, quando for cremada".

O filtro arco-íris foi desenvolvido por dois estagiários durante uma "hackathon" - espécie de maratona para programadores de computadores - interna do Facebook, na última semana. A ferramenta ficou tão popular internamente que houve um interesse em lançá-la para o público. O time trabalhou durante alguns dias para lançar a experiência antes do Final de Semana Global do Orgulho (Pride weekend) e da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que aconteceu na última sexta-feira.

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