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Crediário é principal opção de crédito para quem não tem conta

Mesmo sem relacionamento com alguma instituição bancária, brasileiros dão um jeito para parcelarem suas compras e continuarem consumindo em meio às limitações financeiras

Por | 25/06/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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A imagem dos carnês parece ter ficado no passado, mas o crediário ainda é a principal opção de pagamentos dos brasileiros que não possuem conta corrente. Oito em cada 10 consumidores que estão nesta situação fazem compras parceladas, de acordo com pesquisa realizada Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz. Segundo o levantamento, para driblar a ausência do crédito bancário, os entrevistados recorrem, principalmente, ao crediário (42%) e ao cartão de crédito (40%). Os produtos mais comprados de forma parcelada são os eletrônicos (34%), celulares (32%) e roupas (30%). Entre os divididos no crediário, destacam-se eletrodomésticos (31%) e calçados (29%).

Em tempo de dificuldade econômica, o cartão de crédito representa uma força no orçamento, já que permite o parcelamento das compras. Mesmo sendo um aliado, os entrevistados mostraram que têm dificuldade de administrar o crédito: 52% evitam ouvir propostas de novos cartões e aumento de limite, para não comprometerem o orçamento ou para evitarem compras desnecessárias; e 61% escolhem a opção de crédito levando em conta as menores taxas de juros cobradas. O estudo mostra ainda que quem não tem acesso a crédito recorre a amigos e parentes, cerca de 12% dos consumidores ouvidos pedem a outras pessoas que façam crediário para uso próprio. Já para utilizar o cartão de crédito de terceiros, esse percentual aumenta para 21.

O levantamento mostra também que a falta de informação é um dos motivos pelo descontrole financeiro. Dos 40% de entrevistados sem conta bancária que possuem cartão de crédito, 58% não sabem qual o limite para compras e 40% possuem entre uma e duas compras parceladas no cartão. As aquisições por impulso também contribuem para desorganização das contas. Entre os entrevistados, 47% afirmaram que fizeram compras desnecessárias nos últimos três meses, e a principal justificativa foram as promoções (55%). De acordo com os entrevistados, as lojas que mais facilitam o crédito são as de departamento (31%) e as virtuais (21%); e que os itens mais comprados sem necessidade foram as roupas, calçados e celulares.

Crédito, Cartão de Crédito, Parcelamento, SPC

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