Mais racionais no consumo, cariocas reduzem idas às lojas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Mais racionais no consumo, cariocas reduzem idas às lojas

Estudo da Kantar Worldpanel mostra que consumidor da Classe C é o mais impactado com aumento de preços e registra maior redução de volume de compras, com 13%

Por | 25/06/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A instabilidade econômica vem afetando os hábitos dos consumidores. Na região do Grande Rio de Janeiro, as pessoas estão mais contidas em relação aos gastos, o que fez com que os cariocas reduzissem as idas ao ponto de venda em menos três vezes durante o primeiro trimestre para poder conseguir equilibrar as contas. De janeiro a março deste ano, foram 26,58 visitas em média, ante 29,83 no mesmo período de 2014. De acordo com o estudo Consumer Insight, da Kantar Worldpanel, todas as classes sociais foram impactadas.

A Classe C, no entanto, foi a que registrou maior queda em relação ao volume médio adquirido no período, com redução de 13% nas compras. Além disso, diminuiu em menos quatro vezes as idas ao mercado, passando de 30,53, no primeiro trimestre do ano passado, para 26,89 no mesmo período de 2015. A Classe A/B também diminuiu a quantidade de itens adquiridos em 9% e apresentou queda de duas vezes na frequência de compras - de 29,4 para 27,23. Já a Classe D/E reduziu em menos quatro vezes as idas, mas, para equilibrar melhor o bolso, aumentou em 7% o volume médio por viagem.

Entre os canais de venda analisados, o supermercado independente se destaca na região do Grande Rio por registrar uma variação de volume médio consumido positivo, com crescimento de 21%. O atacarejo, porém obteve maior ticket médio, com R$ 64,19, registrando também um crescimento de 15% na variação do volume médio adquirido por ocasião de compras.

Em relação aos produtos adquiridos, todas as cestas registaram um baixo desempenho, mas a de bebidas foi a que apresentou maior redução na variação de volume, com 20%, e em valor, com 19%. A categoria de higiene e beleza vem logo em seguida, com queda de 10% na variação de volume. O volume médio por viagem ficou positivo, com 3%, porém a frequência teve redução de uma ida ao ponto de venda.

Os materiais de limpeza registraram variação positiva em relação ao volume médio, com 6%. O ticket médio teve aumento de 18% e redução de uma ida à loja. Já os alimentos tiveram queda de uma vez na frequência, mas ficou positiva em 6% na variação do ticket médio e 2% no volume médio por viagem.

Os itens que ficaram entre os cinco mais consumidos foram: cappuccino, alvejante sem cloro, molho para salada, cream cheese e água sanitária com alvejante com cloro. Dentre os itens menos consumidos, estão bronzeador/protetor, água mineral, cloro, produtos para barba e suco em polpa congelado.

Kantar Worldpanel, Comportamento do Consumidor, Shopper Carioca

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss