Smartphone ultrapassa PC e notebook em acesso à web | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Smartphone ultrapassa PC e notebook em acesso à web

Uso mobile se populariza e atinge as classes C, D e E urbanas, além de ganhar outras regiões do Brasil. Em 2014, 87% dos entrevistados navegavam na internet por celulares

Por | 03/06/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O smartphone se tornou o aparelho mais utilizado para acessar a rede, desbancando computadores de mesa e notebooks. O acesso mobile se popularizou e atingiu as classes C, D e E urbanas, além de ganhar outras regiões do Brasil, segundo o estudo "Hábitos e Comportamentos dos Usuários de Redes Sociais no Brasil", realizado anualmente pela E.life. A praticidade do objeto é um dos fatores que contribuíram para o crescimento no número de usuários.

Em 2013, por exemplo, 62% dos entrevistados utilizavam a internet no celular. Ano passado, este número saltou para 87%, ou seja, um crescimento de 25 pontos percentuais. Já o uso do tablet cresceu entre a classe A e passou de 37% em 2013 para 58% em 2014. Outras formas de acesso também passaram a ser mais usadas, como TV por Blu-ray e os videogames.

O levantamento mostrou que a idade também influenciou no tipo de dispositivo utilizado para acessar a internet em 2014. O celular foi utilizado por 100% dos jovens de até 19 anos, enquanto que 72,4% das pessoas com 40 anos ou mais preferiram o PC. Os tablets foram os favoritos das pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

Quando dividido por regiões, o smartphone foi preferência nacional, com destaque para o Centro-Oeste, onde foi o escolhido de 98,7% dos entrevistados. A região Norte do Brasil foi a que teve maior índice de utilização do desktop para acessar a internet, com 83,4% de usuários. No Sul e no Sudeste, as pessoas utilizaram o tablet, com 44,4% e 40,4%, respectivamente. Apesar disso, o desktop ainda é um dispositivo relevante de acesso para as classes menos abastadas.

A Classe A apontou majoritariamente para um acesso via smartphone (97%), seguido de notebook (83,3%) e tablet (58,7%). O celular também foi preferência da classe C (92,2%), mas neste caso, 82,9% dos entrevistados utilizaram notebooks e 68% desktops. Já os computadores de mesa foram preferência dos internautas das classes D e E, com 67%. Enquanto o dispositivo móvel permite a comodidade e flexibilidade para navegar e fazer um comentário sobre um programa de TV, por exemplo, os desktops, notebooks e netbooks foram mais utilizados para compras online. Já os tablets serviram para leitura de textos mais longos e para navegação na internet.

Além de revelar quais foram os dispositivos favoritos dos internautas para acessar a internet em 2014, o estudo aborda quais foram as redes sociais preferidas e os assuntos de interesse em cada uma delas. O documento está disponível na página da empresa de análise de mídia.

Mobile, E.Life, Acesso à internet

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss