Apple é a mais valiosa segundo a Millward Brown | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Apple é a mais valiosa segundo a Millward Brown

Empresa da maçã supera Google, líder do ranking BrandZ Top 100 no ano passado. Categoria de tecnologia é a que cresce mais rapidamente. Marcas do setor valem mais de US$ 1 trilhão

Por | 27/05/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Apple é a marca mais valiosa do mundo segundo o ranking BrandZ Top 100, apresentado pela WPP e pela Millward Brown. A empresa da maçã superou o Google, que havia liderado a lista no ano passado. O valor da desenvolvedora de eletrônicos registrou um aumento de 67% em apenas um ano, atingindo US$ 247 bilhões, enquanto o site de buscas caiu para segunda colocação, com crescimento de 9% e valor de US$ 173,7 bilhões.

O bom resultado da Apple pode ser explicado pelo sucesso do iPhone 6 e pela popularização do AppleWatch. Na terceira posição, aparece a Microsoft, que era líder em 2006. Seu valor é de US$ 115,5 bilhões, o que representa um crescimento de 28% no período. O valor total das Top 100 marcas obteve um crescimento de 126% desde a primeira edição do ranking, há 10 anos, e hoje soma US$ 3,3 trilhões, número 14% superior ao total registrado em 2014.

O ranking mostra que a categoria de tecnologia é a que cresce mais rapidamente, tendo avançado 24% no último ano. As marcas do setor no Top 100 valem mais de US$ 1 trilhão, praticamente um terço do valor das 100 empresas. Apesar de estar na 12ª posição, o Facebook é a empresa mais rápida em crescimento, com 99% de aumento em apenas um ano, alcançado por meio da estratégia bem sucedida de comprar outros aplicativos sociais, como Instagram e WhatsApp. Contam pontos também sua habilidade de capitalizar as plataformas.

Também chama atenção o fato de as marcas do comércio eletrônico superarem em valor as marcas do varejo, o que é claramente demonstrado com a entrada da Alibaba pela primeira vez no ranking, assumindo a 13ª posição. A chinesa ultrapassou gigantes como Amazon e Walmart. O valor do e-commerce é de US$ 66,4 bilhões.

Se por um lado as chinesas despontam, as marcas europeias estagnaram. Nos últimos 10 anos, as empresas do continente registraram apenas 31% de crescimento e uma queda de 9,3% no último período de 12 meses. Somente 24 marcas europeias estão no ranking hoje, sendo que eram 35 na primeira edição. O relatório completo está disponível online. Veja o resultado das 20 primeiras colocações:

* O valor de marca da Coca-Cola inclui as variações Light, Diet e Zero.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss