Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Brasileiros ainda preferem lojas físicas

Mesmo com avanços no mercado digital, nível de compra online no país está dentro da faixa de 24% a 48% dos consumidores, enquanto em outras nações sobe para 49% a 59%

Por | 25/05/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu realizar grandes avanços no mercado digital, mas essas conquistas ainda não são suficientes para alavancar o setor de e-commerce. Segundo o relatório Connected Life da TNS, o nível de compra online está dentro da faixa de 24% a 48% dos consumidores, enquanto em outras nações, como EUA, Europa e Rússia, sobe para 49% a 59%. Esse número é reflexo do hábito do brasileiro de ainda preferir as lojas físicas, por causa de aspectos como segurança, garantia de qualidade e autenticidade - tidas como barreiras impostas às compras online.

Ainda assim, 76% de consumidores utilizam a web como recurso em diferentes momentos, mesmo que a aquisição não seja fechada neste ambiente. Deste total, 18% compram online. Na categoria cuidados pessoais, 52% dos brasileiros fizeram pesquisa antes de fechar negócio. Já em serviços financeiros, 72% vão a campo antes de decidir e 15% compram online. A busca, no entanto, é essencialmente off-line. Ir à agência ou falar com amigos e familiares antes de decidir é o comportamento mais frequente.

A categoria mais desafiadora é a de higiene pessoal, em que apenas 2% pesquisam antes de comprar, seja online ou off-line, e o ponto de contato mais importante apontado pelos pesquisados é o boca a boca, a propaganda ou o preço. O levantamento também comprovou que os brasileiros preferem ir ao supermercado a escolher produtos online. O uso de dispositivos móveis na hora de fazer as compras é utilizado por apenas 5% deles. Esse volume não é maior, porque os consumidores preferem receber os produtos na hora.

Quanto ao uso do celular como meio de pagamento para produtos ou serviços, enquanto a média global é de 20%, no Brasil o número cai para 11%. Os resultados mostram que as estratégias e logística do e-commerce brasileiro precisam passar por ajustes em relação aos aspectos comportamentais da população, considerando faixa etária, público e conectividade.

E-commerce, Comportamento de Compra Online, TNS





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss