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Ticket médio no Dia das Mães deve ser de R$ 180,00

Cálculo é da Hibou. Marcas apostam em ações emocionantes, brindes e sorteios para garantir uma fatia dos filhos, que, mesmo com a crise, não abrem mão dos presentes

Por | 08/05/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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A maioria dos brasileiros presenteará as mães, neste domingo, gastando 37% mais do que no ano passado, segundo pesquisa realizada pela Hibou. O ticket médio deve ser de R$ 180,00. O monitoramento foi realizado entre um e cinco de maio com uma consulta a 800 pessoas. Quase metade dos entrevistados (49%) considera a data comercial, mas diz que, mesmo assim, já é cultura e é bom celebrar. O Dia das Mães é dito como impotante para 23% e 15% aproveitam para matar a saudade e dar uma respirada da correria do dia a dia. Apenas 12%, consideram o festejo puramente comercial - mesma proporção que tem essa percepção em relação ao Natal.

Na hora de comprar o presente, há sempre a dúvida sobre qual mimo irá agradar. Enquanto 4% não darão nenhuma lembrança na data, 6% optarão por um almoço especial e 5% preferem usar suas próprias habilidades para confeccionar o presente ideal.  Os demais consumidores estão buscando presentes em Shopping Centers (34%) e lojas de rua que já conhecem (21%). Neste processo, a compra com antecedência (33%) supera a de última hora (20%), e 16% já encomendaram o presente antecipado via internet, um acréscimo de 3% em menos de um semestre (13% no Natal de 2014).

Ainda segundo a Hibou, a maioria dos consumidores acaba optando por roupas, seguido de perfumes e cosméticos. Flores e cestas de café da manhã seguem em terceiro (37%), enquanto 1/3 dos entrevistados acreditam que um livro é um bom presente (33%). A intuição dos filhos tem grande chance de estar certa. As próprias mães, quando compram pela internet, optam principalmente por livros (41%), roupas e acessórios (30%) e pequenos aparelhos domésticos (29%), segundo pesquisa do instituto Forrester Research realizada a pedido do MercadoPago - plataforma de pagamento seguro do MercadoLivre.

Brindes como atrativo
Na briga pelo bolso dos filhos, a Imaginarium oferece duas opções de latas personalizadas da Butter Toffees para aqueles que comprarem presentes de, pelo menos, R$ 140,00. A Imaginarium também desenvolveu uma linha exclusiva de embalagens e cartões, além de uma vitrine especial, para todas as lojas, com um conceito florido e alegre. O interior das lojas também segue a mesma linguagem com um toque delicado, criando uma atmosfera única e exclusiva.

Já a Samsung estabeleceu parceria com a Arezzo e dá uma bolsa para quem comprar notebooks da linha ATIV Book. Os clientes participarão ainda de um sorteio em que o vencedor poderá escolher entre os seguintes prêmios: uma Mitsubishi Pajero TR4, uma viagem internacional com acompanhante e mais R$ 30 mil em compras ou uma mesada de R$ 6.500,00 por mês durante um ano.

A marca também dará presentes para quem comprar smartphone S6 e S6 Edge. Os consumidores ganharão o consumidor ganhará um par de ingressos para um dos shows internacionais do Samsung Galaxy S6 Live Music Rocks, que será realizado em setembro, em São Paulo.

Já a Ford dará câmeras GoPro em uma ação no Instagram. A empresa patrocina o desafio #Instamission227, cujo tema é "Fotografe seu momento com a mãe natureza". A proposta foi criada especialmente para comemorar o Dia das Mães e tem como objetivo reforçar o conceito da recente campanha publicitária do Ford EcoSport intitulada "Filhos da Mãe Natureza".

O Applebee´s dará uma sobremesa especial às mães que forem almoçar em qualquer um de seus restaurantes no domingo, 10 de maio. O doce que elas receberão será o Blue Ribbon, um brownie de chocolate com sorvete de creme e calda de chocolate.

A The Body Shop preparou uma surpresa para os consumidores de suas unidades em São Paulo. A loja distribui, nesta sexta, oito, e sábado, nove, uma flor Astromélia e um voucher SPA para as mãos, para aqueles que passavam em frente a uma das lojas da capital. A ação de Marketing Promocional foi criada pela Task Trade e busca unir dois conceitos da marca: amor e beleza.

A Amazônia levará degustações de seus produtos para a Oscar Freire, em São Paulo, em homenagem ao Dia das Mães. Quatro promotoras de vendas oferecerão os sabores água de coco pura e natural acrescida de vitaminas A, C e E, e água de coco com Mate e Limão, coco com Chá Branco e Coco com Chá Menta. Além disso, 90 lojas credenciadas pela Associação de Lojistas distribuirão sampling das bebidas aos clientes. A ação tem o objetivo de incentivar o consumo on-the-go, e vai de até nove de maio, das 12:00 às 17:00.

A unidade Buddha Spa Península, no Rio de Janeiro, realizou uma parceria com a empresa americana Yonanas, para sortear uma máquina portátil de sobremesas entre os clientes como promoção de Dia das mães. Todos os que fizerem qualquer serviço no spa até o dia oito de maio concorrerão ao prêmio.

Surpresas no caminho
O Grupo Bradesco Seguros comemora o Dia das Mães na ciclofaixa de lazer de São Paulo. No cruzamento entre a Avenida Paulista e a Rua Bela Cintra, próximo à Praça do Ciclista, será montada uma tenda para a diversão de mães e filhos: roda de conversa com as blogueiras Silvia e Nina (mãe e filha cicloativistas), oficina de desenho e outras brincadeiras. O espaço também contará com um totem digital, em que os participantes poderão registrar suas fotos e ainda levá-las impressas em molduras personalizadas como recordação.

Nos trechos da Avenida Paulista e do Ibirapuera, promotores com bicicletas especialmente decoradas para a ocasião distribuirão brindes especiais para as mamães ciclistas que pedalarem no local. Além disso, elas também serão homenageadas nos principais cruzamentos da CicloFaixa de Lazer por promotores que irão interagir com placas com mensagens comemorativas em formato de coração. Haverá, ainda, postagens temáticas nos canais digitais do Grupo Bradesco Seguros.

Durante todo o domingo, os ciclistas também poderão utilizar os serviços SOS Bike na CicloFaixa de Lazer São Paulo. São 50 mecânicos disponíveis para realizar pequenos reparos gratuitos nas bicicletas, como regulagem de correia, ajuste de freio, acerto na altura do banco e remendo e calibragem de pneu

A Copa Airlines dará uma viagem em um concurso cultural realizado em parceria com o aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro. O projeto "Histórias que se conectam" receberá relatos reais sobre diversos assuntos, associados a datas comemorativas. O primeiro deles, com inscrição válida até o dia 10 de maio, é sobre as mães. Os demais temas serão namorados (junho), pais (agosto) e crianças (outubro).

Apelo emocional
Apostar no apelo emocional pode ser a melhor saída neste ano de crise, porque tira os consumidores do racionais e os faz esquecê-los, mesmo que temporariamente, das preocupações financeiras. As lojas Colombo e a LG, por exemplo, desenvolveram uma campanha para homenagear as mães. A ação "Surpresa de Mãe" selecionou seis consumidores para gravarem uma declaração de amor a elas. As mensagens foram entregues em uma apresentação no tablet na porta de casa e em TVs instaladas nas filiais da loja. Além do vídeo, as mães selecionadas foram presenteadas com produtos da LG, como smartphones, televisões e máquinas de lavar roupa. O resultado da ação, criada pel Cadastra, transformou-se em um filme exibido nas redes sociais.

Já a Huggies realizou uma ação para reduzir as barreiras impostas pela deficiência. A marca permitiu a reprodução do rostinho do bebê por meio de uma impressora 3D e as mamães foram surpreendidas com a possibilidade de sentir os traços de seus filhos antes do nascimento. As histórias verdadeiras e as reações emocionantes são contadas em uma série de vídeos. A ação #ContandoOsDias, lançada nesta segunda-feira, foi criada pela agência Mood. Há ainda uma versão especial para pessoas com deficiência visual, com audiodescrição.

"Não é preciso enxergar para ver" é o mote da campanha de Dia das Mães da Chilli Beans, marca que busca emocionar seus consumidores na data -  a segunda mais importante para o varejo. A fabricante de óculos e acessórios se uniu à Fundação Dorina Nowill, que atende deficientes visuais, e produziu um filme publicado nas redes sociais. Nele, oito pessoas que deixaram de enxergar descrevem suas genitoras, frente a frente com elas. Ao serem questionadas sobre "como é a sua mãe", falam das memórias que guardam, incluindo alguns relatos sobre como foi o apoio que receberam após a descoberta da limitação. Com isso, a empresa busca reforçar o braço social na atuação às causas que envolvem deficiência visual.

Já a Tupperware e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras uniram-se para diminuir a distância entre mães e filhos. No dia 10 de maio, 60 consultoras de vendas - uma de cada distribuição ao redor do país - serão levadas para visitar suas mães independentemente de onde elas estiverem. As marcas também presentearão todos os passageiros presentes no mesmo voo em que o consultor selecionado estiver com uma EcoTupper Garrafa, produto tradicional e top de vendas da empresa americana.

A Nextel, por sua vez, lança ação em que sugere aos clientes se desconectarem de seus smartphones - mesmo que temporariamente. A iniciativa de Dia das Mães estimula os encontros na vida real com as homenageadas, especialmente em famílias em que os filhos vivem longe delas. A campanha digital está sendo exibida nos perfis da operadora nas redes sociais e usa a hashtag #DesligaEVai, com a intenção de criar um movimento na web.

A Avon clicou algumas de suas representantes de venda com suas genitoras para uma galeria especial, exibida nas redes sociais. A iniciativa faz parte da ação #IgualMinhaMae, que celebra o poder feminino e a influência das mulheres através das gerações. Durante os ensaios fotográficos, a empresa reuniu gerações de consultoras, uma vez que as mães também trabalham ou trabalhavam na empresa e influenciaram seus filhos na escolha.

A Cacau Show homenageia as mães com típicas mensagens de WhatsApp e redes sociais. A fabricante de chocolates criou o hotsite Mensagens de Mãe, que faz referência a uma brincadeira em como elas usam o aplicativo. Elaborada pela agência Cyrk, a ação busca inspirar mães e filhos a compartilharem mensagens divertidas entre si. A campanha combina com a filosofia "carinho em cada pedacinho" adotada pela marca e usa com humor o tom alarmante das correntes e avisos para incentivar os filhos a presentear elas com chocolate no próximo domingo.

A Fisher-Price criou uma ação que relembra momentos marcantes de quando uma mulher vira mamãe, como a primeira vez que o segura em seu colo e a primeira vez que ele correu para os braços dela. Além disso, a fim de retratar as conquistas diárias dela, a amrca da Mattel criou seis artes de troféus para serem compartilhadas nas redes sociais com as hashtags #MamãedeOuro e #TheMommys. A ideia é que as mães se sintam ainda mais reconhecidas de uma maneira divertida e inusitada.

A Estante Virtual criou uma página especial para o Dia das Mães com ofertas de livros com perfil materno a partir de R$ 3,00. A estratégia é que com a crise econômica e o consumo consciente, mais pessoas busquem opções mais baratas para presentear.

Ações nos shoppings
As estratégias adotadas pelos shoppings continuam concentradas na estrega de prêmios em sorteios, nos quais se pode participar a partir da apresentação de notas fiscais de compra. No Shopping Butantã, em São Paulo, os clientes concorrem a 19 fins de semana em SPA de Sorocaba, além de 38 kits de produtos Nativa Spa de O Boticário, caso gastem a partir de R$ 300,00. Os consumidores que efetuarem suas compras de segunda a quinta-feira recebem dois cupons, enquanto o cliente do plano de relacionamento "Butantã Prime" ganha três cupons em qualquer data. O participante deve responder a pergunta: "Qual é o shopping que dá prêmios no Dia das Mães?".

O Anchieta Garden Shopping, em Belo Horizonte, optou por não realizar sorteio, e distribuir um presente de menor valor. A cada R$ 150,00 em compras o cliente pode trocar os cupons fiscais por um pingente de coração exclusivo. O centro de compras espera um aumento de 8% nas vendas e de 10% no fluxo de pessoas, em relação ao ano passado.

Já o JundiaíShopping está sorteando dois Audi A3 Sedan neste Dia das Mães. Os clientes ganham cupons a cada R$ 300,00 em compras, além de um presente exclusivo Língua de Gato Kopenhagen. O DiamondMall também aposta na promoção do tipo "comprou, ganhou, concorreu". A cada R$ 450,00 em compras, o cliente ganha um kit embalado para presente, composto por colônia (110ml) e sabonete (75g) da L´Occitane Au Brésil. Os participantes concorrem ainda a um HR-V, o novo SUV da Honda.

O presenta da L"Occitane au Brésil também será entregue a clientes de outros shoppings da rede Multiplan, com a qual firmou parceria, tais como: BarraShopping no Rio de Janeiro, MorumbiShopping em São Paulo, RibeirãoShopping em Ribeirão Preto e BarraShoppingSul em Porto Alegre. Compõe o kit uma nécessaire com três estampas diferentes.
No Shopping União Osasco, os clientes que gastarem mais de R$ 300,00 serão presenteados com um aromatizador de ambientes e concorrem a um Honda Fit 1.5. A ação foi desenvolvida pela Era,MP.

Já no BH Shopping, a cada R$ 500,00 em compras, os clientes ganharão uma peça da Oti, cerâmica do Inhotim, criada especialmente para a data. Produzidas artesanalmente no instituto de arte por mulheres das comunidades quilombolas de Brumadinho, por um processo que leva cerca de 15 dias, as cerâmicas exclusivas da promoção levam um toque de sofisticação: um adesivo em ouro 18 quilates. Eles também concorrem a um sorteio do Audi A3 Attraction branco.

Há ainda os empreendimentos que investem em atrações culturais para atrair os consumidores. O Shopping Sul está oferecendo uma programação que inclui palestras com a dermatologista Lorena Braz e a Miss Brasil Plus Size 2013, Aline Zattar; oficinas de gastronomia com a chef Daniela Goulart e beleza com make-up artist Edu Richttenfuor; aulão de dança com a academia Eu Sou Top; cabine fotográfica; e a exposição de fotos "As Mães do Shopping Sul", com mulheres que trabalham no próprio mall e seus filhos.

 

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