Coca-Cola perde ação por plágio e pode ser processada pela Fors | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Coca-Cola perde ação por plágio e pode ser processada pela Fors

Acusada de ter copiado o rótulo da Coca-Cola Life na Fors Cola Life, empresa de Franca estuda acionar gigante judicialmente por danos morais por de ter tirado produto do mercado

Por | 16/04/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Coca-Cola perdeu a ação movida contra a empresa Fors em que a multinacional acusava a fabricante de Franca (SP) por plágio. A gigante declarou guerra à brasileira após o lançamento da Fors Cola Life em dezembro de 2013. O refrigerante paulista contém rótulo verde assim como Coca-Cola Life lançada pela companhia na Argentina meses antes. A ação foi aberta no início de 2014, após a Coca-Cola notificar a paulista diversas vezes. Sem acordo amigável, o caso foi parar na Justiça.

Na decisão de primeira instância, em julho de 2014, a Fors foi obrigada a retirar o produto de circulação, assim como toda a campanha promocional. Por conta isso, a empresa estuda a possibilidade de mover nova ação contra a Coca-Cola por danos morais e materiais por conta dos prejuízos na imagem e nas vendas. No recurso julgado este mês, a juíza avaliou improcedente a ação da Coca-Cola, por alegar que a cor verde é de uso comum, assim como a palavra life, vida em inglês. Outras marcas, como Pepsi também utilizam os mesmos recursos.

Segundo a fabricante brasileira, a Fors Cola Life é zero açúcar e zero sódio. Já a Coca-Cola Life é feita com folhas de stévia, adoçante natural, misturado com açúcar. No Brasil, essa combinação em bebidas não alcóolicas foi proibida pelo Ministério da Saúde, através de portaria publicada em 2009. Enquanto o produto brasileiro era vendido apenas no município de Franca, o rótulo verde de Coca-Cola está disponível na Argentina, Chile, Estados Unidos e Reino Unido.

Após a briga judicial, a Fors já planeja a reintrodução do produto no mercado. O prazo ainda não está definido e o departamento de Marketing da empresa estuda qual será a estratégia adotada, se a campanha de lançamento será reaproveitada ou se uma nova ação será apresentada. "Mesmo ficando pouco tempo no mercado, o nosso produto teve uma ótima aceitação e já queremos recolocá-lo o mais rapidamente possível", afirmou Antônio Carlos Franchini Filho, Proprietário da Fors, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Coca-Cola, Fors, Life

Em nota a Coca-Cola afirma que "está estudando as medidas cabíveis. O registro da marca Coca-Cola Life, incluindo rótulo e logomarca, que compõem o trade dress, foi solicitado ao INPI na época do lançamento do produto na Argentina. O produto do concorrente foi lançado aproximadamente quatro meses após o lançamento da Coca-Cola Life naquele país. Ainda que Coca-Cola Life ainda não tenha sido lançada no Brasil, a marca foi amplamente divulgada na mídia brasileira, quando foi lançada na Argentina e outros países".
 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss