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Marcas embarcam no Dia da Mentira para gerar engajamento

Empresas aproveitam o 1º de abril para gerar buzz nas redes sociais. Easy Táxi entra no segmento de helicópteros e Cacau Show lança proposta para ficar milionário comendo chocolate

Por | 02/04/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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O Dia da Mentira, celebrado em todo o mundo em primeiro de abril, foi aproveitado pelas marcas para aumentar o engajamento com os fãs e gerar buzz nas redes sociais. A Eaxy Táxi aproveitou a data para comunicar aos consumidores sua entrada no mercado aéreo. A postagem no Facebook dizia "Hoje é um grande dia para a Easy Taxi! Estamos oficialmente lançando o nosso exclusivo serviço de Helicóptero, disponível em mais de 30 países. Quer saber como pedir o seu? ‪#‎EasyHeli‬‬". A pegadinha surpreendeu alguns seguidores, mas a maioria entendeu que se tratava de uma brincadeira.

Já a Cacau Show encontrou uma maneira divertida e inteligente para promover a campanha de Páscoa. A empresa postou a mensagem "Ganhe dinheiro comendo chocolate. Pergunte-me como", a proposta, segundo marca, "era exclusiva para os chocólatras de plantão". Ao clicar no link, o seguidor era encaminhado para o hotsite em que a promoção Páscoa Milionária é anunciada. Na ação, a cada R$ 50,00 em compras o consumidor ganha um cupom para concorrer a R$ 1 milhão. Apesar da brincadeira, muitos seguidores aproveitaram a postagem para reclamar que não estão conseguindo cadastrar os cupons no site.

 

Assim como a rede de chocolates, a Ford do Reino Unido fez uma brincadeira de primeiro de abril com um fundo de verdade. A montadora criou uma história fantasiosa para anunciar que o Mustang, após 50 anos do lançamento, será vendido na Europa. A empresa preparou uma reportagem em que um agricultor conta que resolveu plantar 35 mil mudas em formato de cavalo, logotipo do carro, na esperança de um dia poder comprar o esportivo americano em seu país. A matéria termina com a notícia de que a ação teria surtido efeito e que após a homenagem o modelo chega ao Velho Continente.

As escolas de idiomas também usaram a data para se comunicar. A Cultura Inglesa buscou inspiração em Pinóquio, o personagem mais mentiroso das histórias infantis, para alertar os seguidores e postou "Beware of April Fools". A mensagem do CCAA foi direta para os alunos mais relapsos: "Feliz Dia da Mentira! Mas lembre-se sempre de fazer a lição de casa e não usar histórias surreais como desculpa hein! ‪#‎HappyAprilFools‬‬‬".

Já a Mauricio de Sousa Produções resolveu dar banho no Cascão. A informação entrou como breaking news na Fanpage da Turma da Mônica, afinal, são 50 anos fugindo da água.  A publicação leva para o site da turminha, no qual a brincadeira é revelada. Apesar de não ser verdade, a postagem conta com ilustração do personagem debaixo do chuveiro com a assinatura, o que para muitos fãs é uma relíquia. A criação agradou os admiradores da turminha e alguns afirmaram que irão guardar o desenho inusitado.
 

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