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Seasonality é tendência chave para setor de cosméticos

Pesquisa Mintel aponta mudança na formulação de produtos, com base nas estações do ano. Consumidores sentem necessidade de proteção para climas específicos

Por | 01/04/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

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A Mintel divulgou a tendência chave que impactará os consumidores globais de cosméticos: o Seasonality. O conceito significa que as estações do ano passarão a funcionar como fatores determinantes para a criação de produtos de beleza, mas de forma diferente da utilizada atualmente. Em vez de simplesmente usar a mudança trimestral como uma razão para introduzir novas cores ou aromas, as empresas lançam produtos inovadores que oferecem defesa contra os efeitos cosméticos e emocionais provocados por condições climáticas específicas.

Em resposta às demandas de sazonalidade, as marcas têm aumentado o número de lançamentos de produtos nos últimos três anos. Os artigos destinados às estações contabilizaram 11,1% de todos os lançamentos de beleza e cuidados pessoais em 2014, contra 9,8% em 2011. Para completar, lançamentos sazonais globais de cuidados da pele subiram de 0,5% em 2009, para 1,2% em 2014. Essa mudança é reflexo de uma nova relação dos consumidores com seus corpos, que faz com que sejam mais conscientes e preocupados em relação a como o ambiente afeta as condições de pele e cabelo.

Segundo a pesquisa Mintel, cerca de quatro em cada cinco consumidores alemães (80% dos entrevistados) afirmam que as suas necessidades de pele do rosto mudam ao longo do ano e quase metade (48%) das chinesas usuárias de produtos para a pele facial escolhem itens de marcas diversas em diferentes épocas do ano. Um exemplo é a nova geração de produtos para o inverno, que oferece cuidados adicionais de hidratação para o clima frio. Esses novos produtos são direcionados à pele seca, quando o tempo também está com baixa umidade. Ao mesmo tempo, o verão exige itens que protejam a pele do calor e da umidade, assim como dos danos causados pelos raios UV.

Além disso, há também uma grande pressão para que produtos para os fios também se encaixem na tendência Seasonality, já que três em cada 10 consumidores brasileiros de produtos para cuidados do cabelo afirmam que pagariam mais por itens que o protejam contra os danos do sol.

A tendência Seasonality parece destinada a moldar o futuro do mercado de cuidados pessoais. Atualmente, quase a metade dos usuários de protetores solares nos Estados Unidos mostram interesse em produtos de banho para o bronzeamento gradual do corpo e 44% das mulheres norte-americanas que usam sabonete e produtos para o banho procuram hidratantes extras nos meses de inverno. Complementando, 59% dos americanos gostariam da disponibilidade de sabonetes com Fator de Proteção Solar.

O estudo também mostra que isso poderia gerar oportunidades para os fabricantes de fragrâncias. Hoje, 67% dos usuários de perfumes dos EUA estariam interessados em aromas que influenciam o seu estado de espírito ou aliviam o estresse e 23% pagariam a mais por esses produtos.

Mintel, Tendência, Seasonality, Cosméticos, Mercado de Beleza

Leia também: Bem-estar: tendências e oportunidades em beleza. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Beleza | cosméticos orgânicos e natu | Bem-estar | mercado de bem-estar no Bra

 

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