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McDonald?s promove gincana em 24 cidades, em ação global

Máquina é instalada no Leblon, Rio de Janeiro, e participantes ganham cupom de gelo para trocar por sorvete ou bebida gelada, antes que o ticket derreta

Por | 24/03/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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Os pedestres e banhistas que passaram pela orla do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, se surpreenderam com uma máquina instalada no calçadão. Alguns se renderam à curiosidade e se aproximaram do equipamento, que perguntava: "quer um refresco?". Embaixo de um céu azul e sol forte, os participantes tocavam na tela e davam início a uma corrida contra o tempo, em uma ação global do McDonald´s.

A máquina disponibilizava um vale sorvete ou frozen da rede de lanchonetes, mas o ticket vinha em forma de gelo. Caso o consumidor não corresse para vencer pouco mais de dois quarteirões, seu vale derretia. A iniciativa aconteceu em 24 cidades ao redor do mundo, durante 24 horas. Na América Latina, o "Imlovinit24" ocorreu no Rio e em Buenos Aires. O Brasil é o sétimo maior mercado do McDonald´s, o que o torna estratégico.

Ao longo do trajeto, os participantes ainda encontravam figuras e elementos que remetiam a um ambiente gelado, como um esquimó com um cão São Bernardo, um homem com trajes de ski e um Homem das Neves. Na lanchonete, os participantes eram recepcionados com neve artificial. O gelo de que era composto o cupom era feito a partir de água de reuso, coletada do sistema de ar-condicionado dos restaurantes da rede.

Entretenimento amplificado
A ação teve como objetivo aumentar a conexão com os consumidores. "O McDonald´s está muito relacionado ao tema conveniência e também com momentos de entretenimento. Uma mesma pessoa pode ser atraída pelo primeiro apelo durante a semana e pelo segundo no fim de semana. Buscamos amplificar esses momentos de entretenimento, proporcionando uma experiência única ao consumidor", explica Roberto Gnypek, Vice-Presidente de Marketing do McDonald´s, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ao gerar momentos de felicidade, a marca busca aumentar e manter seus fãs e motivá-los a compartilharem a experiência com a ação nas redes sociais. Assim, a iniciativa alcança não só as 24 cidades onde ocorreu, mas o restante do mundo. "A comunicação hoje tem uma dinâmica distinta e isso torna importante a realização de ações em tempo real, com essa linguagem contemporânea", destaca Gnypek.

As estudantes de engenharia Luisa Esteves, Dandara Assis e Mariana Barbosa saíram da aula na faculdade e correram para a praia para participar da ação. Elas, que se dizem fãs da marca, leram sobre a iniciativa na internet e quiseram viver a "aventura", como chamaram. "Acho legal o McDonald´s estar sempre fazendo esse tipo de ação. Adorei uma outra iniciativa que aconteceu no exterior em que a rede dava um lanche em troca de abraços", conta Luisa, em entrevista ao Mundo do Marketing.

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