5 áreas em alta no Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

5 áreas em alta no Marketing

Analista de trade e desenvolvedor mobile são alguns dos profissionais que registraram aumento de procura no mercado, segundo levantamento da Page Personnel

Por | 11/02/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As áreas do Marketing capazes de melhorar a eficiência operacional das empresas já se destacam neste início do ano, segundo levantamento da Page Personnel. De acordo com dados da consultoria, as posições que são consideradas estratégicas para as empresas devem ter um incremento médio de 30% nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período anterior. O aquecimento se deve à necessidade de reduzir custos em um momento de instabilidade econômica.

Os profissionais de trade Marketing tendem a estar no radar das companhias no período, com o incremento de 30% nas contratações. O ano difícil faz com que haja um movimento de investimento na área que tem a maior influência na vendas diretas para o consumidor. Com a equipe mais afiada, a intenção é influenciar de forma mais precisa a oferta dos produtos e promover campanhas que atraiam os clientes.

Também estão em evidência os desenvolvedores mobile, cujo aumento nas contratações é de 40%. A procura crescente por essa plataforma reflete na demanda por profissionais especializados no assunto. Estima-se que, neste ano, serão investidos cerca de US$ 38 bilhões em aplicativos. Veja abaixo as especialidades que estão em alta:

1. Analista de trade Marketing - 30% de crescimento
O que faz: Esse profissional cuida da divulgação da marca nos pontos de vendas por meio de campanhas, exposição dos produtos da empresa, negociações com varejistas para combo de compras e análises de vendas. Essa área é parceira do setor de vendas: enquanto a área de vendas tem a responsabilidade de fazer o sell in (venda dos produtos para os varejos), fica a cargo da área de Trade o sell out (venda para o consumidor final a partir dos varejistas).
Motivos para o aumento: 2014 foi um ano difícil para o varejo e para a indústria em geral. É comum que se veja um movimento de investimento na área que tem a maior influência nas vendas diretas para o consumidor. Com isso as indústrias buscam influenciar de forma mais precisa a venda de seus produtos e promover campanhas que atraiam mais seus consumidores.

2. Desenvolvedor mobile - 40% de crescimento
O que faz: Desenvolvimento de aplicativos para smartphones.
Motivos para o aumento: A procura crescente por essa plataforma reflete na demanda por profissionais especializados no assunto. Estima-se que neste ano serão investidos cerca de US$ 38 bilhões em aplicativos, o que aumenta a demanda por profissionais capacitados dentro dessa área.

3. Executivo de Hunter TI - 20% de crescimento
O que faz: venda de softwares que agregam soluções de negócios para o mercado e venda de aplicativos e propaganda online (via internet e celular).
Motivos para o aumento: Há uma retomada do mercado por softwares, principalmente os que estão ligados diretamente à melhoria operacional e redução de custos. Em relação a aplicativos e propaganda online, a tendência é positiva pois esse tipo de canal vem ganhando cada vez mais usuários.

4. Analista de Big Data - 50% de crescimento
O que faz: processamento de grandes volumes de dados; análise dos dados; geração de relatórios; contato com Data Warehouse e banco de dados.
Motivos para o aumento: o Big Data vem cada vez mais sendo utilizado pelas empresas brasileiras como forma de entender melhor os clientes, explorar os dados internos e construir um confiável banco. Pesquisas indicam que três entre quatro empresas estão a caminho de iniciar sua atuação no Big Data. A grande dificuldade, porém, continua sendo encontrar profissionais qualificados para assumir as posições.

5. Especialista de logística - 40% de crescimento
O que faz: Profissional com foco em malha logística. Voltado à distribuição, estudos e análises de malha e melhoria de processos, otimização de rota. Orientado à redução de custos de logística, otimização de processos e melhoria de serviço.
Motivos para o aumento: Empresas têm procurado reduzir custos e melhorar todos os processos. A área logística, muitas vezes, pode compor até 50% do custo da empresa e trazer resultados de redução, alterando significativamente a margem e o custo final da empresa.

Page Personnel, profissional, carreira

Leia também: Perfil do Profissional de Marketing no Brasil. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

Carreira | Comportamento

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss