Só 13% das empresas adotam o Big Data na produção em larga escala | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Só 13% das empresas adotam o Big Data na produção em larga escala

Pesquisa da Capgemni Consulting mostra que há dificuldade em alcançar os resultados almejados. Saiba seis fatores que são essenciais para que o projeto evolua

Por | 10/02/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Quase 60% das organizações acreditam que Big Data abalará os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos, mas somente 13% o adotam na produção em larga escala. Uma grande parte daquelas que estão investindo na área também não estão alcançando os resultados almejados, segundo estudo da Capgemni Consulting.

Apesar de oito entre 10 organizações disporem de atividades de Big Data em andamento, a maioria não está obtendo sucesso. Apenas 27% dos questionados descreveram suas atividades como bem sucedidas e 8% como muito bem sucedidas, enquanto muitos estão lutando para comprovar sua efetividade, com uma taxa média de sucesso de 38%.

Segundo o estudo, seis fatores podem ser essenciais para que o projeto evolua:

Estrutura organizacional bem definida 
As empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem sucedidas de Big Data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc dispersos.

Roteiro e critério claros para seleção de uso
Organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do que aquelas que não tem (51% contra 22%). Da mesma forma, organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.

Corrija o seu modelo operacional
O sucesso na adoção do Big Data envolve vários fatores - governança, gestão de dados, competências e tecnologia. É essencial que as organizações desenvolvam cada um destes fatores corretamente.

Adote uma abordagem interativa
As organizações precisam trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Elas podem se beneficiar criando versões básicas e, depois, recriando versões mais avançadas.

Garanta o envolvimento dos acionistas para garantir o investimento
Os executivos precisam convencer os acionistas sobre o valor do Big Data, para que consigam assegurar a aprovação e o financiamento de suas atividades.

Gerencie os riscos de segurança
A adoção do Big Data gera uma série de riscos relacionados à privacidade. As organizações precisam estabelecer mecanismos de proteção sólidos para administrar e controlar cada um destes riscos.

Big Data, Capgemni Consulting

Leia também: Perspectivas e desafios para 2015. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência.

2015 | Previsão de Mercado | Economia

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss