Investimento em mobile cresce 46% em seis meses no Brasil | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Investimento em mobile cresce 46% em seis meses no Brasil

Segunda edição do Mobility Index, da Pontomobi, mostra que marcas de bens de consumo estão entre as responsáveis pela maior parte da alta no canal móvel

Por | 28/01/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Em um intervalo de apenas seis meses, a audiência móvel cresceu 50% e, em resposta, aumentou em 46% a adoção do mobile pelas marcas. As empresas passaram a utilizar o recurso como meio de estabelecer presença, construir ferramenta e promover experiências entre seus consumidores, de acordo com a segunda edição do Mobility Index, pesquisa publicada pela Pontomobi. O levantamento apontou que 48% das 350 marcas pesquisadas contam com presença estruturada em smartphones e tablets. Os resultados também geraram cinco perfis de companhias com base na atuação nesse cenário: Zero Mobile (37,4%), Mobile Curioso (14,6%), Mobile Básico (32,6%), Mobile Ready (10,3%) e Mobile Expert (5,1%).

Com relação à evolução por segmentos econômicos, as marcas de bens de consumo estão entre as responsáveis pela maior parte do crescimento na adoção da plataforma. Na edição anterior do Mobility Index, 12% dessas marcas estavam na categoria Básico. Já no estudo atual, esse número subiu para 27%, o que mostra que este segmento está apostando mais em soluções móveis para se relacionar com seus consumidores. No varejo, a distribuição atual é equilibrada, com 30% das marcas na categoria Zero, 33% em Básico e 36% em Ready e Expert. Na pesquisa realizada no primeiro semestre do ano, 17% das marcas de varejo foram classificadas como Básico e 21% como Ready, não havendo nenhuma considerada Expert.

Entre as marcas avaliadas nesta edição, 45% possuem mobile sites e 35% contam com aplicativos para iOS e/ou Android. Em comparação ao cenário de seis meses atrás, isso representa um crescimento de 11% na adoção de sites móveis, o que é atribuído a fatores como a existência da versão desktop, facilitando o planejamento e a tomada de decisão. Além disso, a familiaridade com o ambiente web, a existência de uma audiência em crescimento e o maior esforço e investimento para a adoção de aplicativos também contribuíram. Em relação à experiência do usuário, as estratégias foram divididas em ações promocionais e/ou vendas (38%), prestação de serviços (33%); suporte à experiência de uso (29%) e entretenimento (11%).

A Pontomobi elaborou um ranking das marcas com maior índice de mobilidade no Brasil. Em primeiro lugar ficou a Oi, seguida de Porto Seguro, Itaú, Bradesco, Vivo, TIM Brasil, Claro, Microsoft, Coca-Cola, Banco do Brasil, Magazine Luiza, Extra, NET, RedBull, HP, Petrobras, Coelho da Fonseca, Casas Bahia, Ponto Frio, Netshoes, Samsung, Gol, IBM, Buscapé e Skol.

Pontomobi, mobile, Mobility Index

Leia também: 6 formas de conquistar sucesso no canal mobile. Dicas do Mundo do Marketing Inteligência.

Smartphone | Digital | Mobile

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss