Receita nominal do varejo tem alta de 10,9% em relação a 2013 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Receita nominal do varejo tem alta de 10,9% em relação a 2013

Resultado do ano passado foi superior à média da economia brasileira, mas marca uma desaceleração em relação ao período anterior, quando o crescimento foi de 13,4%

Por | 16/01/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A receita do varejo, já descontada a inflação pelo IPCA, cresceu 4,2% em 2014, se comparado a 2013, segundo o Índice Cielo do Varejo Aplicado (ICVA). Já o ICVA nominal apontou alta de 10,9% no ano. As vendas, em 2013, haviam registrado aumento de 5,8% pelo índice deflacionado e de 13,4%, no nominal. Houve uma desaceleração, apesar de o setor ainda ter caminhado acima da média da economia brasileira.

Em dezembro de 2014, o crescimento da receita do varejo foi de 1,8% comparado com o mesmo período de 2013, descontada a inflação. Pelo índice nominal, a alta foi de 8% sobre um ano antes. No último mês, os setores de Drogarias e Farmácias, Postos de Gasolina e, novamente, Agências e Operadoras de Viagens apresentaram aceleração expressiva e cresceram acima da média do varejo. Por outro lado, Bares e Restaurantes, Vestuário e Supermercados e Hipermercados sofreram desaceleração e ajudaram a puxar o ICVA do mês para baixo.

O Norte liderou a expansão do comércio varejista brasileiro pelo segundo ano consecutivo, com crescimento de 6,5% em receita deflacionada, seguido pela região Centro-Oeste. O Nordeste foi ultrapassado pelo Sul, que teve expansão de 4,7% contra 4,4% do primeiro. Por fim, a região Sudeste, que tem o desafio estatístico de superar o crescimento de um varejo mais maduro, apresentou alta de 3,4% no ano.

Confira o índice por estado:

Cielo, Varejo

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss